Mês Do Orgulho LGBTQIA+ Tem Programação Especial Nas Redes Da Secretaria Municipal De Cultura

Programação online celebra a diversidade sexual durante todo o mês de junho

Com a pandemia do novo Covid-19, a Avenida Paulista não receberá a maior Parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo, como já é tradição na Capital. Mas isso não significa que o movimento será deixado de lado, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, programou uma série de intervenções e programações online para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Além disso, em apoio à diversidade, todos os monumentos da cidade estarão iluminados com luzes coloridas. A ação é uma parceria da SMC com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

As redes sociais dos equipamentos da SMC contam com apresentações voltadas a temática, em especial o Centro Cultural da Diversidade (CCD). O Equipamento, que foi inaugurado em 2019 e tem a programação, durante todo o ano, voltada para a diversidade sexual, intensificará, em junho, a veiculação das performances em suas redes sociais. As lives diárias, que vem acontecendo desde 20 de março, além de entrevistas com artistas da comunidade, história do movimento, trazem também militantes e personagens importantes de várias áreas do movimento LGBTQIA+. E, desde 9 de junho, acontecem quatro shows por semana com nomes importantes da cena.

Entre os destaques da programação, está o Bate-Papo com Luh Maza, primeira roteirista trans de TV tendo escrito a série Sessão de Terapia, da TV Globo. A conversa acontece dia 13, no Instagram do CCD. Aula sobre Erotismo Censurado, de Eliane Robert Moraes, já disponível no Youtube da Biblioteca Mário de Andrade. E IMPERSONIGHTS – Cabaré de Imitações, dia 30, no Instagram do Teatro Cacilda Becker.

Além disso, em parceria com a Associação da Parada, o CCD está divulgando a #ParadaSP Ao Vivo, que ocorre no domingo (14/06), via YouTube, data original do evento, que foi adiado adiado para o dia 22 de novembro, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia do Covid-19. E, o Theatro Municipal de São Paulo ganhará uma bandeira gigante do arco íris, que ficará na fachada do espaço a partir do dia 16 de junho.


Global Rainbow: A SMC está apoiando a vinda inédita do Global Rainbow, uma instalação monumental de luzes a laser que emite raios em 7 cores diferentes, com visibilidade de até 60 km de distância que irá ocupar toda a avenida Paulista, nesse dia (14/06), quando a Av. Paulista estaria escura e nem de longe lembraria as cores e alegria que a Parada do Orgulho LGBTQIA+ traz.


O Global Rainbow, apresentado pela Doritos, marca que já apoia a Parada há 4 anos, será instalado em um prédio da Avenida Paulista. A ideia é que todos vejam das janelas e sacadas de suas casas e apartamentos a obra da artista porto-riquenha Yvette Mattern. Lembrando que, não se deve desrespeitar o isolamento social para conferir o espetáculo. As luzes ficarão acesas durante 3 horas, das 19:30h às 22:30h. Acendem por 15 minutos e ficam 5 apagadas, assim sucessivamente. Trazer o Global Rainbow e fazê-lo brilhar na Paulista é o ponta pé inicial para uma campanha maior, que continua nos outros dias, e que vai doar R$ 1 milhão para entidades que ajudam a causa.

PROGRAMAÇÃO
CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

Instagram @ccdiversidade


Bate-papo com Luiz Felipe Lucas
Artista LGBTQIA+
Dia 11, 16h


Eu Não Sou Harvey – O Desafio das Cabeças Trocadas (Teatro)
De Michelle Ferreira. Com Ed Moraes.
Dia 12, 21h


Bate-Papo com Luh Maza
Primeira roteirista trans de TV tendo escrito a série Sessão de Terapia, da TV Globo
Dia 13, 19h
 

Bate-Papo com Vic Sales
Poeta e slammer
Dia 14, 19h
 

Bate-Papo com Renato Enoch
Cantor e compositor mineiro
Dia 15, 19h
 

Bate-Papo com Ebony
Caracterizadora, maquiadora, cabelereira, maquiadora de efeito e performer
Dia 16, 19h
 

Bate-papo com Miguel Arcanjo Prado
Idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura
Dia 17, 19h
 

Genderless – Um Corpo Fora da Lei (Teatro)
Dia 18, 21h
 

Bate-papo com Bicha Poética
Dia 19, 19h
 

Bate-papo com Paola Valentina
Produtora do Museu da Diversidade Sexual
Dia 20, 19h
 

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC1jREOxgsYm7umIGpWvbw3A
 

JÁ DISPONÍVEL
João Silvério Trevisan: Escritor na Biblioteca
Está disponível em nosso canal no YouTube o depoimento de João Silvério Trevisan no ciclo “Escritor na Biblioteca”.Trevisan é autor de obras como “Devassos no Paraíso”, vencedor do prêmio Prêmio Jabuti e Ativista na área de direitos humanos, fundou em 1978 o “Somos”, primeiro Grupo de Liberação Homossexual do Brasil e, ainda na década de 1970, foi um dos editores-fundadores do mensário “Lampião da Esquina”, o primeiro jornal voltado para a comunidade homossexual brasileira.
https://www.youtube.com/watch?v=1_844ndXYY8&list=PL8_ah4wqb11byuMxABr8nvaPdc79Z_-58&index=9&t=0s


Uma aula sobre Ulysses, com Amara Moira
Está disponível o áudio do evento “Uma aula sobre Ulysses”, com a escritora, professora, transexual e feminista Amara Moira. Doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp, Amara apresentou fragmentos da obra de James Joyce que servem tanto como preparação a uma primeira leitura quanto como reflexão sobre o que língua e literatura são capazes.
https://www.youtube.com/watch?v=eIh3wSzzLWM&list=PL8_ah4wqb11Yy5wOiVAQS6YV1kGax74d0&index=3&t=0s


Erotismo Censurado, aula de Eliane Robert Moraes
Está disponível o áudio do evento “Erotismo censurado”, uma aula da filósofa e ensaísta Eliane Robert Moraes, apresentando obras de Sade a Hilda Hilst, intercalado com leituras da atriz Helena Ignez. Essa atividade fez parte da programação da Biblioteca Mário de Andrade durante o Festival Verão Sem Censura promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.?
https://www.youtube.com/watch?v=Ov0qNjz-G_c&list=PL8_ah4wqb11Z6PDniOmHuRYKZ48HxPvHZ&index=3&t=0s


Som e sentido, com Bruna Beber e Leticia Novaes (Letrux)
A escritora Bruna Beber e a cantora Leticia Novaes (Letrux) participam da conversa “Som e sentido”, que está disponível no YouTube da Mário. Parceiras de criação artística, Bruna e Leticia conversam sobre poesia, música, hábitos e manias de leitura e também sobre o que nos faz chorar. “Se organizar direito, todo mundo chora”?
https://www.youtube.com/watch?v=OIxROQTMt6Q&list=PL8_ah4wqb11b5XtN0elAOoFDMDeiapNOj&index=3


EM BREVE
Uma aula sobre Lúcio Cardoso, com Ricardo Domeneck
A partir de 12 de junho, no YouTube da Mário
Recebemos na Mário o poeta, contista e ensaísta brasileiro Ricardo Domeneck para o ciclo Uma aula sobre. Ricardo apresentou a obra e trajetória de Lúcio Cardoso, um autor sui generis no cenário da literatura brasileira do século XX, que deixou em seu Diário (1961), escrito entre 1949 e 1962, um relato sobre sua homossexualidade e suas dúvidas e culpas.


CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Instagram @ccsp_oficial

Pitch CCSP
PITCH CCSP é um projeto da Curadoria de Música pensado para trazer visibilidade a novos artistas. Compartilhamos nas nossas redes um video das/os artistas contando da sua carreira e apresentando seus trabalhos.


Naat Maat dia 19/06
Rapper trans Natt Maat canta sobre sua vivencia enquanto travesti.


THEATRO MUNICIPAL
Live “Gênero na Arte” no Instagram do Theatro Municipal.
Ao Vivo dia 25 de junho às 18h.
Instagram do Theatro Municipal: @teatromunicipal
Mediação: Natalia Mallo (pesquisadora do tema), Maria Castillo (Cantora brasileira de ópera Trans, que trabalha no Teatro Colón em Buenos Aires) e Uátila Coutinho (Bailarino do Balé da Cidade que é também drag queen).
Além disso, ao longo do mês, o TM fará uma série de posts nas redes sociais resgatando a memória da diversidade no palco do Municipal. Resgates de espetáculos e ícones LGBTQI+ e de manifestações emblemáticas na frente da fachada do Municipal.


TEATRO ALFREDO MESQUITA
Instagram: @teatroalfredomesquita

Conversa com as Drags de quarta do Alfredo Mesquita
Dia e horário: quarta-feira às 19hs
Toda quarta, uma artista da cultura drag (queens, kings, etc.) são entrevistadas para falar desse diverso mundo e suas peculiaridades. Entre as próximas já agendadas estão Don Valentim e Abba Cashier.

Gincana das Drags de Quarta no Alfredo!
Dia e horário: quarta-feira às 21hs
Toda quarta, em outro horário, uma intervenção artística com drag queens que acontece on-line e de uma maneira diferente. Comandado por uma Drag, mestre de cerimônias, as drags são convidadas a performar números de sua preferência, porém em toda edição elas serão desafiadas a performar em determinados cômodos da sua residência ou até mesmo incluir em suas performances itens domésticos. Nessa estrutura, quem mais ganha é o público, que vai poder acompanhar e se surpreender com a criatividade de cada artista em sua própria residência.

Conversa com Luis Márcio Arnaut sobre Tennessee Williams
Dia e horário: 27/06 às 19hs
Apresentar uma leitura da vida e obra de Tennessee Williams pouco
valorizada no Brasil, levando em consideração a conjuntura histórica, política, social e cultural e ressaltando a questão de ser um dramaturgo gay que escreveu muito sobre o universo LGBTQIA+.

TEATRO CACILDA BECKER
Instagram: @teatrocacildabecker

IMPERSONIGHTS – Cabaré de Imitações
Dia e horário: 30/06 às 21hs
Inspirado nos antigos shows de Transformismo brasileiro,
IMPERSONIGHTS (Cabaré de imitações) é um espetáculo em formato de vaudeville onde o público seleciona previamente, dentro de um tema proposto, as personalidades a serem imitadas no palco. As drags então tem um período específico para pesquisar essas personalidades e trazer um número que seja fiel ao original, tanto esteticamente quanto
performaticamente.


CASAS DE CULTURA

Rap Plus Size
A grandiosa imersão em busca do novo mundo é o nome do segundo álbum de trabalho do grupo “Rap Plus Size”, lançado em outubro de 2019. Os beats foram produzidos pelo produtor e criador do selo “TEIAinc.”: Vibox (Victor Machado), em processo de imersão, trouxe um olhar atribuído aos temas contidos, relacionados à estrutura que envolve toda a sociedade, em formas de quebrar paradigmas e amarras sociais e que busca a construção de uma nova realidade igualitária e segura para todas às minorias também.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 20/06/2020 às 19h. Livre Grátis.


Memória LGBT em São Paulo com Leonardo da Silva Vieira
Nesta live o historiador Leonardo da Silva Vieira abordará algumas iniciativas voltadas à memória LGBT da cidade de São Paulo, abordando a preservação e a valorização da memória social como importantes ferramentas de construção da cidadania política e cultural e de respeito mútuo.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 11/06/2020 às 19h.
Livre. Grátis