Biblioteca Mário de Andrade - Programação de Fevereiro

Fevereiro 2020

Cursos

INSCRIÇÕES PARA CURSOS E OFICINAS - BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Curso Literatura e direito: a injustiça como cenário na ficção brasileira contemporânea, com Paulo Scott
Informações: De 10 de março a 14 de abril. Curso dividido em seis encontros de duas horas cada, às terças-feiras, das 19h às 21h | 20 vagas.
O curso “Direito e Literatura: a injustiça como cenário na ficção brasileira contemporânea”, ministrado pelo escritor e professor universitário Paulo Scott, abordará a presença do Direito, como elemento/ferramenta de libertação (mas também de opressão), na análise de seis narrativas longas de ficção produzidas por autores brasileiros contemporâneos. As obras selecionadas incorporam questões relacionadas a direitos humanos à formulação das respectivas tramas –isso de maneira a gerar cenários sociopolíticos reflexos das imensas complexidades e contradições da sociedade brasileira. Um curso para os que se interessam por Literatura, por Direito, mas também pela melhor compreensão das relações sociais no Brasil e dos suportes e injunções sócio-políticas que possam regulamentá-las e regulá-las, a partir de possíveis interpretações literárias.
Sobre o realizador: Paulo Scott nasceu em Porto Alegre em 1966. Escritor e professor universitário, publicou dez livros: quatro romances, um livro de contos e cinco de poesias. Recebeu os prêmios Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, APCA, Açorianos de Literatura, entre outros, e foi finalista de prêmios como Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prémio Literário Casa da América Latina (Portugal). Vive atualmente em Garopaba, Santa Catarina.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/xYCANvchaL8jdYCu9
Inscrições até o dia 29/2, às 23:59h. Confirmações de participação serão enviadas por e-mail até o dia 7/2, às 20:00h.

Curso Histórias Negras: Romance e autoria negra no Brasil, com Fernanda Miranda
Informações: De 11 de março a 15 de abril. Curso dividido em seis encontros de duas horas cada, às quartas-feiras, das 19h às 21h | 20 vagas.
Através de aulas expositivas, leituras de trechos de obras e debates, este curso abordará alguns aspectos formativos do corpo de romances de autoras negras brasileiras, salientando seus principais contornos e linhas de força. Lidas em diálogo, as narrativas em foco inscrevem na ficção um conhecimento decolonial da História, ampliando a imaginação constituinte do tempo e discutindo os parâmetros de construção da nação como projeto e projeção das elites.
Sobre a realizadora: Fernanda Miranda é doutora e mestra em Letras (USP), atualmente pesquisadora de pós-doutorado. Publicou “Carolina Maria de Jesus, literatura e cidade em dissenso” e “Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006)”.
Formulário de inscrição: https://forms.gle/FGbgdDemq5NJY44s6
Inscrições até o dia 29/2, às 23:59h. Confirmações de participação serão enviadas por e-mail até o dia 7/2, às 20:00h.

Oficina de Literatura Infantil: Os clássicos, com Isabel Lopes Coelho
Informações: 21 de março, oficina sequencial das 14h às 18h | 20 vagas.
O objetivo dessa oficina é conhecer brevemente alguns clássicos da literatura dita infantil, através dos tempos. Das fábulas gregas, passando pelos contos de fada e contos maravilhosos e também algumas obras de autores brasileiros. Os participantes serão convidados a perceber as minúcias de diferentes edições - contando com o acervo da própria biblioteca.
Sobre a realizadora: Especialista em literatura infantil e juvenil. Foi diretora do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, onde trabalhou por doze anos.
Recebeu, em 2013, o prêmio BOP de melhor editora do ano na Feira do Livro Infantil de Bolonha, e foi finalista, no ano seguinte, do prêmio na Feira do Livro de Londres. Atualmente é responsável pela área de literatura infantil e juvenil da editora FTD. Formulário de inscrição: https://forms.gle/oboupuGpz4taEXeHA
Inscrições até o dia 29/2, às 23:59h. Confirmações de participação serão enviadas por e-mail até o dia 7/2, às 20:00h.
 

 

Literatura

Banidos
Obras censuradas no decorrer de três séculos fazem parte dessa exposição do acervo de raridades da Biblioteca Mário de Andrade. Incluem-se desde títulos como Comedia Eufrosina, de Jorge Ferreira de Vasconcellos, peça de teatro do século 16 censurada pela Igreja e incluída no Index de livros proibidos; chegando a Capitães da Areia, de Jorge Amado, incinerado em praça pública pelo Estado Novo, em 1937.
Exposição: de 18 de janeiro a 13 de março, das 10h às 19h.
Local: Sala de exposições - 3º andar

Lançamento de Devastação, de Tânia Ralston
A editora Quelônio lança o livro de poemas Devastação, da escritora e artista plástica Tânia Ralston. A autora reúne composições marcadas pelo erotismo, pela relação do corpo com a paisagem e por uma metafísica contemporânea, que lança ironia, desencanto e desejo sobre os temas das relações, do afeto e do ser no mundo. São 36 poemas que trazem a tensão entre o caráter livre – por vezes libertário – da sexualidade e as constrições do intelecto, do ambiente social e da tradição. A esses enquadramentos, a autora contrapõe uma lírica erótica, uma ironia feminina e desencantada, a languidez do sexo, do sono e do sonho. O evento acontece no terraço da Biblioteca Mário de Andrade e terá leituras de poemas da própria autora, de Sofia Mariutti e Bruno Zeni.
Data e horário: 03 de fevereiro, às 19h
Local: Sala de exposições e Terraço - 3º andar

Noite de novos títulos apresenta Remasterizado, de Alexandre Cavalo Dias, e Província Negra, de Kaled Kanbour e Kris Zullo.
Em fevereiro, a Noite de Novos Títulos retoma o seu ciclo de lançamentos. O projeto criado para apoiar autores estreantes e/ou fomentados por editais públicos apresenta dois novos títulos: Remasterizado, de Alexandre Cavalo Dias, uma obra híbrida, para ler e ouvir, que trata dos clássicos do rock, mas também dos traumas e sentimentos difusos da adolescência, e Província negra, álbum de história em quadrinhos que retrata a cidade de São Paulo na metade do séc. XIX, onde um personagem real de nossa história, o advogado negro e abolicionista Luiz Gama, se vê envolvido injustamente no assassinato de um escravagista, com roteiro de Com roteiro é de Kaled Kanbour (roteirista de animação e quadrinhos, e professor de língua portuguesa e literatura) e arte de Kris Zullo, desenhista e autor de diversos álbuns, e professor de artes plásticas.
Data e horário: 12 de fevereiro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Escritor na Biblioteca: Sérgio Sant’Anna
O primeiro Escritor na Biblioteca de 2020 recebe um dos maiores narradores brasileiros. A conversa sobre sua trajetória, produção e processo de criação será conduzida pela poeta e editora Alice Sant’Anna e pelo escritor e editor Gustavo Pacheco. Sérgio Sant’Anna nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. Venceu quatro vezes o prêmio Jabuti, três vezes o APCA e uma vez o prêmio da Biblioteca Nacional. Sua obra foi traduzida para o alemão, o italiano, o francês e o tcheco, além de ter sido adaptada para o cinema.
Data e horário: 13 de fevereiro, 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Apresentação da Granta LP4 em São Paulo
No dia 14 de fevereiro, acontece na Biblioteca Mário de Andrade a apresentação da Granta em Língua Portuguesa 4 - Cinema em São Paulo, com a participação de Gustavo Pacheco, Veronica Stigger e Marçal Aquino. Fundada em 1889 por estudantes da Universidade de Cambridge como The Granta, um periódico de política, humor e iniciativa literária estudantil, baptizado com o nome do rio que banha a cidade, a revista publicou, entre outros, os primeiros trabalhos de Sylvia Plath e de Ted Hughes. Renasceu em 1979 como Granta, divulgando a obra de muitos escritores que viriam a ser internacionalmente reconhecidos.
Data e horário: 14 de fevereiro, 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Oficina de narrativa curta, com Gustavo Pacheco
Esta oficina parte da premissa de que a razão fundamental pela qual as pessoas leem ficção é o prazer. O objetivo da oficina é investigar diferentes aspectos desse prazer e diferentes maneiras de provocá-lo no âmbito da narrativa curta. O prazer do leitor como ponto de partida (e de chegada) e as três habilidades essenciais do escritor são alguns dos tópicos principais a serem abordados na prática.
Inscrições via formulário google: https://forms.gle/dp7cu2PcqKzTzpg68
Data e horário: 15 de fevereiro, das 10h às 17h.
Local: Hemeroteca - Sala de conferências.

Clubes de Leitura

Clube de Prosa discute Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
O encontro de fevereiro do Clube de Prosa, mediado por Heitor Botan, discute o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem a este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Data e horário: 12 de fevereiro, 19h
Local: Sala de exposições - 3º andar

Clube de leitura Ruth Guimarães
A obra de Ruth Guimarães é tema de estudos e debates na Biblioteca Mário de Andrade. A autora, que completaria 100 anos em 13 de junho de 2020, terá a sua obra fundadora, Água funda, de 1946, como tema do grupo de estudos que se reúne no dia 15 de fevereiro, às 15 horas, na Sala do Pátio. O encontro será mediado por Fernanda R. Miranda, autora de Silêncios prescritos, livro no qual aborda dois temas que analisou em Água Funda: “o negro no ‘desvio rotativo’ da modernidade” e “(re)fluxos no interior da plantation”. Ruth Guimarães pertenceu à geração modernista de 1945. Ao longo da vida publicou 51 livros, entre contos, crônicas, ensaios, pesquisas folclóricas, peças de teatro e traduções do francês, italiano e latim.
Data e horário: 15 de fevereiro, às 15h
Local: Sala de exposições - 3º andar

Leia Mulheres discute Fique comigo, de Ayobami Adebayo
O primeiro encontro do Leia Mulheres São Paulo discute a obra Fique comigo, de Ayobami Adebayo, romance de estreia inesquecível ambientado na Nigéria que dá voz a um marido e uma esposa, enquanto eles contam a história de seu casamento ? e as forças que ameaçam destruí-lo.
Data e horário: 15 de fevereiro, às 16h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

46º Café literário discute Toda poesia, de Paulo Leminski
Em sua 46º edição, o Café Literário, sob a curadoria de Jana Soggia, discute a obra Toda poesia, de Paulo Leminski. Autor corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes construções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada "geração mimeógrafo". Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos.
Data e horário: 16 de fevereiro, às 15h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Clube de leitura e escrita trabalha Marrom e amarelo, de Paulo Scott
No segundo encontro do ano, o clube de leitura e escrita discute Marrom e amarelo, de Paulo Scott, um romance impactante, sem paralelos na literatura contemporânea, sobre dois irmãos marcados pela discriminação racial no Brasil.
Data e horário: 28 de fevereiro, às 19h
Local: Sala de exposições - 3º andar

CINEMA
Em fevereiro, a Matinê na Mário exibe clássicos de Steven Spielberg, diretor americano conhecido atualmente por seus filmes dramáticos ou biográficos; na programação, a seleção é voltada para os clássicos de aventura e mistério do diretor, como Indiana Jones e a última cruzada (1989), Contatos imediatos de terceiro grau (1977) e Tubarão (1975), filmes conhecidos por seus efeitos práticos e digitais, considerados avançados para o tempo em que foram realizados. Já o Cinemário homenageia os irmãos Joel e Ethan Coen, roteiristas, produtores e diretores, com ampla filmografia aclamada pelo público e pela crítica especializada; além de bem avaliadas, as obras dos irmãos Coen são conhecidas por seus humor nonsense, roteiros inteligentes e personagens marcantes, como os de E aí, meu irmão, cadê você? (2000), O grande Lebowski (1998) e Fargo (1996).

Horários:
Matinê na Mário - 16h
Cinemário - 19h
Local (Matinê e cinemário): Auditório

Confira a programação completa:

5/2 - Indiana Jones e a última cruzada (1989)
O arqueólogo Indiana Jones embarca em uma missão perigosa e cheia de aventuras para salvar seu pai, o professor Henry Jones, que foi sequestrado por nazistas, e para tentar encontrar o lendário Santo Graal, cálice que Jesus teria usado na Última Ceia.
Livre | 2h 8m

12/2 - Contatos imediatos de terceiro grau (1977)
Um grupo de pessoas tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Roy Neary não apenas viu um objeto voador não identificado: ele tem uma marca de queimadura para provar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs.
12 anos | 2h 15m

19/2 - Tubarão (1975)
Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia, Martin Brody, quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
14 anos | 2h 10m

Cinemário
5/2 - E aí, meu irmão, cadê você? (2000)
Em plena Era da Depressão Americana, três prisioneiros de uma cadeia do Mississipi conseguem escapar da prisão. São eles: Everett Ulysses McGill, o doce e amável Delmar e sempre zangado Pete. Sem nada a perder e ainda presos por correntes, o trio embarca na aventura de suas vidas, na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. Só que um xerife misterioso parte para tentar recapturá-los, criando problemas para os prisioneiros foragidos.
12 anos | 1h 47m

12/2 - O grande Lebowski (1998)
Jeffrey Lebowski é um desempregado convicto, que vive no ócio e chama a si mesmo de "the Dude". Quando não está sozinho no apartamento, ouvindo canções do Creedence ou usando drogas, está jogando boliche junto com os amigos Walter Sobchak, neurótico por armas, e Donny, um grande jogador que ninguém deixa falar. Um dia alguns desconhecidos invadem o apartamento de Lebowski, cobrando o dinheiro devido por Bunny, sua suposta esposa.
14 anos | 1h 57m

19/2 - Fargo (1996)
Em 1987 em Fargo, no Dakota do Norte, o gerente de uma revendedora de automóveis, ao se ver em uma delicada situação financeira, elabora o seqüestro da própria esposa e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico. Mas uma série de acontecimentos não previstos cria logo de início um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida tenta elucidar o caso, que continua provocando mais mortes.
18 anos | 1h 38m

Teatro

DELÍRIO
Solo de dança-teatro do pernambucano Ângelo Madureira festeja seus 20 anos de trajetória na Biblioteca Mário de Andrade
O solo criado pelo bailarino pernambucano é apresentado há vinte anos. Nasceu no âmbito do Balé Popular do Recife, com a música que dá nome ao solo, composta pelo tataravô de Ângelo, Tonheca Dantas, a partir de um personagem criado por seu pai. Em seu experimento, Madureira buscou conceitos no livro “Frevo, Capoeira e Passo”, do teatrólogo Valdemar de Oliveira (1900-1977), que afirma “o frevo é a música, e o passo é a dança”. Nessa chave, o bailarino desenvolveu o “solo de bateria”, no qual substitui a música do frevo pelo som do rock progressivo.
Datas e horário: 3, 10, 15 e 17 de fevereiro, às 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes
*Retirada de ingressos com uma hora de antecedência ao espetáculo.

Mário de Andrade desce aos infernos
Com inspiração no poema de Carlos Drummond de Andrade “Mário de Andrade desce aos infernos”, o espetáculo musical com sopro, violão, voz percussão celebra a memória do poeta modernista, ocorrida há 75 anos, em 25 de fevereiro de 1945. Compõe-se de nove “estações”, que lembram o dia do nascimento do escritor, no qual estaria cercado de seres mitológicos brasileiros; suas expedições culturais pelo país; o movimento modernista e a Semana de 1922; a inspiração que constituiu a Pauliceia; a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter; o “exílio” do autor no Rio de Janeiro; as palavras de Antonio Candido por ocasião da morte de Mário.
Datas e horários: 7, 8 e 9 de fevereiro, às 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes
*Retirada de ingressos com uma hora de antecedência ao espetáculo.

 

Artes Visuais

Dupla-central: obras de 21 artistas contemporâneos na revista de palavras cruzadas A Recreativa
Em parceria com a revista de palavras cruzadas e passatempos “A Recreativa”, a mais antiga do país, há mais de 60 anos no mercado e distribuída no Brasil inteiro, a editora Ikrek iniciou um projeto de arte impressa: a ocupação da dupla central da revista por um artista contemporâneo. O intuito desse projeto foi criar uma intervenção artística num meio impresso que não circula propriamente no universo das artes visuais, mas que toma a palavra [e seus múltiplos desdobramentos, inclusive imagético] como forma de expressão. Não se trata de um print especial, ou encarte numerado. A obra usa o mesmo papel, impressão e acabamento da revista, misturando-se a ela. Participaram do projeto: Regina Silveira, Pedro Vieira e Thiago Honório, Gustavo Von Ha, Anna Bella Geiger, Fabio Morais, Carmela Gross, Ana Luiza Dias Batista, Jorge Menna Barreto E Traplev, Nino Cais, Adriana Aranha, Ricardo Basbaum, Alice Ricci, Marilá Dardot, Arnaldo Antunes, Nazareno, Rochelle Costi, Clara Ianni, Lenora De Barros, Cildo Meireles.
Datas e horário: De 29 de janeiro a 18 de março, das 8h às 20h
Local: Lateral do Hall da Consolação

Silêncio
Por Daniel Albuquerque, Bruno Dunley, Rita Vidal e Alexandre Wagner
Curadoria de Thiago Barbalho
Inspirada no ensaio A estética do silêncio, de Susan Sontag, a exposição Silêncio é um pequeno recorte da obra de quatro artistas brasileiros em plena produção em cujos trabalhos a linguagem verbal dá lugar a uma presença sem palavras. Neste caso, o discurso pode até vir antes – como pesquisa –, ou depois – como análise –, mas nunca nos trabalhos em si. O silêncio e sua suposta tranquilidade são aqui tanto o esgotamento das verdades quanto a ação espantosa, tanto a meditação do olhar quanto o testemunho do assombro. São produções, portanto, insubmissas à pressa de ter uma resposta para dar, e por isso se caracterizam por uma inquietude que, dentro dos gestos e materiais usados, se fazem longe da passividade. Expostas num espaço da biblioteca (local de ideias escritas) em que acontecem frequentes debates, as obras podem ser vistas, por um lado, como um instante em que o embate de discursos descansa, e, por outro, como um tremor de enigma, em que a vontade de gritar uma verdade é ultrapassada até o espanto, sem jamais se deixar confundir com a paz e a tranquilidade de um silêncio que tudo aceita.
Datas e horário: De 07 de fevereiro a 18 de março, das 10h às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Filha natural #1, de Aline Motta
Há alguns anos a artista visual Aline Motta tem feito uma pesquisa profunda sobre as raízes da sua família. Sua tataravó Francisca trabalhou como escravizada numa fazenda de café em Vassouras, RJ e, nas suas buscas, a artista encontrou um possível atestado de óbito de alguém com o mesmo nome e idade aproximada que morreu na “Fazenda de Ubá”. Na fotografia em questão, Claudia Mamede, uma líder comunitária de Vassouras, que personifica as avós, as dela e as da própria artista, está na quadra de tênis da Fazenda de Ubá, onde se localizava o antigo terreiro de café no sec. XIX. Na frente do terreiro ficava a senzala, que foi demolida. Ao fundo vê-se um pouco da varanda da casa-grande com a notável cerca em azul e vermelho, onde foi tirada a foto de uma escravizada e uma sinhazinha por Revert Henrique Klumb por volta de 1860, impressa em tecido e estendida na quadra. Da varanda da casa, via-se o terreiro e a senzala; e vice-versa. Estabelece-se, assim, um deslocamento do olhar com Claudia, por sua vez, habitando este espaço simbólico como disruptora de uma certa narrativa de servidão e complacência entre senhores e escravizados. A fotografia escolhida para a exposição na Biblioteca Maria de Andrade faz parte de uma extensa série, que inclui também vídeo, livro de artista e performance.
Datas e horário: De 12 de fevereiro a 20 de junho, das 8h às 20h
Local: Hall da estátua

Infantil
Super-heróis brasileiros e peça sobre bullying e acessibilidade são temas das manhãs de domingo de fevereiro
Nas manhãs de domingo de fevereiro, a Mário recebe uma contação de história às 10h e uma peça às 11h. Em Super solos, a atriz, escritora e gestora ambiental Morgana Kretzmann conta uma divertida história sobre três super-heróis nascidos dos três principais solos brasileiros. Eles lutam contra uma terrível vilã que tenta colocar fogo em uma floresta. E às 11h, o espetáculo Feio, baseado no texto O patinho feio, de Hans Christian Andersen, acessível às pessoas surdas e às pessoas cegas. A peça retrata um pequeno pato que, por ser “diferente”, é rejeitado por todos, a começar por sua família. Ele então resolve abandonar o local onde vive em busca de um lugar no qual se sinta acolhido. Nesse processo, o patinho atravessa inúmeras dificuldades, até descobrir sua imensa beleza.
Data e horários: 12 de janeiro e 2, 9 e 16 de fevereiro, a partir das 10h
Locais: Sala infantil e Auditório Rubens Borba de Moraes
MAIS INFORMAÇÕES:
Programações gratuitas
Duração da peça: 50 minutos
Classi?cação etária indicativa: Livre para todos os públicos
*O espetáculo Feio é acessível às pessoas surdas e às pessoas cegas. Local com acesso a portadores de necessidades especiais
Lotação: 170 lugares