Biblioteca Mário de Andrade - Programação de Novembro

Confira a programação completa

LITERATURA

Feira Miolo(s)
A Feira Miolo(s) é um encontro de arte gráfica que acontece na Biblioteca Mário de Andrade desde 2014. Neste ano, será realizada pela primeira vez em dois dias: 2 e 3 de novembro (sábado e domingo) com a participação de mais de 180 editoras independentes nacionais e internacionais. A Miolo(s) apresenta uma oportunidade para conhecer de perto trabalhos com temáticas, soluções gráficas e propostas das mais criativas no universo editorial. Como são os próprios editores que cuidam das mesas, o público poderá tirar dúvidas e conhecer de perto os bastidores da produção das publicações. Uma novidade é uma área dedicada a novos projetos, com 48 projetos com menos de dois anos de criação. Metade dessas editoras, coletivos e artistas vai expor no sábado e a outra metade no domingo. Também será mantida a Miolinho(s), área da feira dedicada exclusivamente às editoras que trabalham com público infantil.
Dias 2 e 3 de novembro
Programação em: https://www.facebook.com/events/632129677261534/

Conversa Grandes Colecionadores
A quarta exposição de 2019 celebra a bibliofilia, ou o amor aos livros. Nela, a Biblioteca Mario de Andrade apresenta alguns exemplares significativos da trajetória pessoal de diversos colecionadores que formaram o seu valioso acervo, entre eles Antonio Baptista Pereira, Barão Homem de Mello, Paulo Prado, Pirajá da SIlva. No dia 7 de novembro, acontece uma conversa entre os pesquisadores Plínio Martins e Ana Maria Camargo, mediada pela editora Vanessa Ferrari, para discutir o amor pelos livros e a criação de acervos.
Data e horário: 7 de novembro, às 19h
Local: Sala do Pátio

ALGARAVIA! Homenageia Adília Lopes, com os poetas Carlito Azevedo, Gustavo Galo e Júlia Rocha, e o músico Leonardo Paladino
ALGARAVIA! é uma série de eventos dedicados à leitura pública de poesia por autores convidados, com acompanhamento musical elaborado pelo Ateliê Contemporâneo da Escola Municipal de Música de São Paulo. Neste mês, teremos uma homenagem à escritora, tradutora e poeta portuguesa Adília Lopes.
Data e horário: 12 de novembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Escritora na Biblioteca: Patrícia Melo
Em passagem pelo Brasil, uma das mais celebradas autoras do gênero policial vem à Mário para falar de sua trajetória. Entrevistada pela escritora e editora Anita Deak e pela curadora do Prêmio Jabuti e editora Mariana Mendes, Patrícia falará de suas principais obras, de sua relação com o gênero e com a circulação de suas obras em outros países e formatos, como o cinema.
Data e horário: 13 de novembro, às 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Festival Mix Literário
Festival Mix Literário
O Mix Literário chega à sua segunda edição num ano de luta contra a censura aos livros produzidos por LGBTQI+ no Brasil. Para fazer frente a esse contexto, o festival traz algumas novidades. Nesse ano, ocupa um importante espaço para o circuito de eventos literários, a Biblioteca Mário de Andrade, e aproveita a ocasião para afirmar a homossexualidade de Mário, comumente neglicenciada pelo meio acadêmico. Também homenageia Vange Leonel, figura fundamental na formação e visibilidade de uma arte lésbica brasileira. Outra novidade importante será a abertura da programação para os livros de não ficção, jornalismo literário e quadrinhos, segmentos editoriais cada vez mais relevantes. Finalmente, o festival apresenta com muito orgulho o I Prêmio Mix Literário, que será entregue ao melhor autor do ano, durante a premiação geral do festival. Com isso, o Mix Literário tem uma abrangência cada vez maior e se torna um instrumento de resistência da comunidade LGBTQI+ nesses tempos sombrios.
De 14 a 20 de novembro, a partir das 10h, Auditório ou Espaço Tula Pilar.
Programação em: https://www.mixbrasil.org.br/literatura/mix-literario/

Scholastique Mukasonga conversa com Bianca Santana
Scholastique Mukasonga vem à Mario para falar de sua trajetória como autora em conversa com a jornalista e escritora Bianca Santana. Autora ruandesa de expressão francesa nascida em 1956, Scholastique emigrou de Ruanda em 1992, dois anos depois do genocídio dos Tutsis, para se estabelecer na França, onde vive e trabalha. Seus livros, a maioria deles premiados, foram publicados pela prestigiosa editora Gallimard, dentre eles Inyenzi ou les cafards (2006), La femme aux pieds nus (2008), L’iguifou (2010) e Notre-Dame du Nil (2012). No Brasil tem os livros Baratas, Nossa Senhora do Nilo e A Mulher de Pés Descalços, editados pela Nós.
Data e horário: 14 de novembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Uma aula sobre Geni Guimarães, por Ana Maria Gonçalves
No dia 19 de novembro, a escritora Ana Maria Goncalves dará uma aula sobre outra grande autora brasileira. Professora, poeta e ficcionista, Geni Mariano Guimarães nasceu na área rural do município de São Manoel-SP, em 08 de setembro de 1947. Aos cinco anos, mudou-se com seus pais para outra fazenda situada em Barra Bonita, Estado de São Paulo. Iniciou sua carreira de escritora publicando seus primeiros trabalhos no Debate Regional e no Jornal da Barra. Em 1979, lançou seu primeiro livro de poemas, Terceiro filho. No início dos anos 80, aproximou-se do grupo Quilombhoje e do debate em torno da literatura negra. Dedicou-se às questões sociais, chegando a se candidatar para o cargo de vereadora de sua cidade em 2000. Em 1981, publicou dois contos no número 4 de Cadernos Negros, assim como seu segundo livro de poesia. Em 1988, participou da IV Bienal Nestlé de Literatura, dedicada ao Centenário da Abolição. Neste mesmo ano, a Fundação Nestlé publicou seu volume de contos Leite do peito. No ano seguinte, publicou a novela A cor da ternura, que recebeu os prêmios Jabuti e Adolfo Aisen.
Data e horário: 19 de novembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Lançamento e leitura dramática de Makunaimã: O mito através do tempo, com Deborah Goldemberg, Jaider Esbell, Marcelo Ariel e Jefferson Gonçalves | Direção de Eduardo Silva
O texto dramatúrgico Makunaimã: o mito através do tempo é uma peça em dois atos que ressuscita Mário de Andrade, ícone do movimento modernista, para uma conversa sobre o fazer artístico e os direitos indígenas no Brasil. Construído coletivamente em diálogo com os porta-vozes do mito de Makunaimã, proveniente da cosmovisão dos povos taurepang, macuxi e wapichana (habitantes originários do que hoje conhecemos como Roraima), o livro recebeu o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922, do extinto Ministério da Cultura, ao final de 2018. A obra surge cinquenta anos após a estreia do longa-metragem Macunaíma, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e estrelado por Grande Otelo.
Data e horário: 21 de novembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Ciclo Intelectualidade Negra: o século 21
[a definir]
Data e horário: de 25 a 29 de novembro, às 19h
Local: Auditório e Espaço Tula Pilar

VESTIBULAR NA MARIO
Nos meses de outubro e novembro, a Mario realiza novamente um ciclo gratuito de palestras sobre alguns dos livros requisitados pelos vestibulares mais concorridos do país. As palestras serão realizadas por professores especialistas em literatura brasileira e teoria literária, acerca de obras selecionadas dos currículos da Fuvest e da Unicamp. Além de incentivar a leitura, o Vestibular na Mario é um projeto que busca complementar a formação dos alunos e estimular o interesse pelos livros e pela literatura. Este ano, o ciclo ocorre aos sábados, às 14h e às 16h.
Palestras de novembro:
2/ 14h - Ana Lúcia Trevisan comenta O seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles
16h - Bruno zeni comenta Sobrevivendo ao inferno, de Racionais Mc’s

9/ 14h - Helder Gomes comenta A relíquia, de Eça de Queiroz
16h - Hélio Guimarães comenta Poemas escolhidos, de Gregorio de Matos

CLUBES DE LEITURA
Clube de Leitura Luiz Gama: Conceição Evaristo discute Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus
O hábito de anotar em diários a vida na favela levou Carolina Maria de Jesus a ser mundialmente conhecida depois que o jornalista Audálio Dantas reuniu seus escritos e conseguiu que eles fossem publicados. O livro Quarto de Despejo foi lançado em 1960, vendeu dez mil exemplares em três dias e depois tornou-se best seller mundial. Embora esta seja sua obra mais conhecida, Carolina escreveu mais quatro livros, dos quais Diário de Bitita é um dos mais impressionantes, pois traz um testemunho dramático e emocionante da situação da população negra no período pós-abolição.
Data e horário: 5 de novembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

A mulher e o tempo discute A Fúria da Beleza, de Elisa Lucinda
Nessa jornada das mulheres pelos livros, vamos conhecer algumas escritoras que olham para o nosso presente para discutir temas caros no desafio do cotidiano feminino. Alguns temas são: a beleza (im)possível, amizades e vínculos criados, o amor que queremos, filhos e a maternidade, a maturidade conquistada, o envelhecimento desafiante, a ilusão que construímos, a depressão, o papel da família, a morte e a redescoberta de si e dos novos caminhos possíveis para vivenciar o que é essencial.
Data e horário: 8 de novembro, às 15h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Clube de Prosa: O quarto de Giovanni, de James Baldwin
No encontro de novembro, o Clube de Prosa, mediado por Heitor Botan, discute Se a rua Beale falasse. Lançado em 1956, o segundo romance de James Baldwin é uma obra-prima da literatura americana. Com pinceladas autobiográficas, o livro trata de uma relação bissexual ao acompanhar David, um jovem americano em Paris à espera de sua namorada, Hella, que por sua vez está na Espanha. Enquanto ela pondera se deve ou não se casar com David, ele conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona.
Data e horário: 6 de novembro, às 19h
Local: Sala do Pátio - 3º andar


Clube de leitura Mulheres Negras na Biblioteca (MNB) recebe Cidinha da Silva para discutir seu conto Maria Isabel
O coletivo Mulheres Negras na Biblioteca instiga a leitura de contos de escritores negros para a troca de impressões, levantando a reflexão sobre a importância da leitura de obras de autoras negras, e apresenta, por meio de minibiografias e imagens, algumas escritoras negras para o público. Neste encontro, o clube recebe Cidinha da Silva para responder perguntas a respeito de seu conto Maria Isabel.
Data e horário: 28 de novembro, às 19h
Local: Terraço - 3º andar

Clube de Poesia Contemporânea: Risco no disco, de Ledusha Spinardi
No terceiro encontro do Clube de Poesia Contemporânea com mediação e curadoria de Renan Nuernberger, discute-se Risco no disco, de Ledusha Spinardi, um dos livros de poesia mais cativantes da virada dos anos 1970 para os 1980 e estreia da poeta. Seus versos saíram do livro e se tornaram slogans de uma geração, como o poema "new-maiacovski": "prefiro toddy ao tédio". Com humor e força singulares, Risco no Disco continua atual.
Data e horário: 25 de novembro, às 19h
Local: Sala do pátio - 3º andar

43º Café Literário discute Canção de ninar, de Leila Slimani
Em sua 43ª edição, o Café Literário, mediado por Janaina Soggia, discutirá o livro Canção de ninar, de Leila Slimani. Na obra, a tensão latente em cada página aquece aos poucos a análise da burguesia, até ser dinamitada por um impulso de violência instintiva. Apesar da relutância do marido, Myriam, mãe de duas crianças pequenas, decide voltar a trabalhar em um escritório de advocacia.
Data e horário: 24 de novembro, às 15h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

SARAUS E SLAMS
Todo sábado, sempre às 16h, a Mario agora tem uma programação de saraus e slams.
Confira a agenda:
Sarau Afro Mix
O Sarau Afro Mix, criado em 2002 derivado das rodas de poemas, é um projeto que procura trabalhar com as manifestações culturais em geral, com ênfase na literatura afro-brasileira, dando visibilidade a autores e autoras negros e negras e iluminando sua importância na literatura brasileira. O Sarau contribui com a divulgação dos trabalhos de jovens escritores e escritoras, além de proporcionar vivências literárias através da roda de poemas e também um aprendizado que não é trazido pelo currículo regular da escola. Afro Mix é uma experiência marcante que gera no público a troca de informações, a reflexão, trazendo emoções e confraternização.
Data e horario: (excepcionalmente) 6 de novembro, quarta-feira, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Sarau Asas Abertas
Criado pelos Poetas do Tietê em 2014, o Sarau Asas Abertas é um projeto fomentado pelas criações artística e literária dos jovens que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação Casa e das pessoas em situação de cárcere de todo o Estado de São Paulo. Recentemente, lançou o livro “Sarau Asas Abertas - Mulheres Poetas - Penitenciária Feminina da Capital”.
Data e horário: 16 de novembro, às 16h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Sarau dos Migrantes
Composto por imigrantes de vários países, o Sarau dos Migrantes celebra a pluralidade das culturas que se reúnem em São Paulo e busca valorizar a representatividade cultural de diversas nacionalidades por meio da integração de múltiplas linguagens artísticas e ações produzidas e interpretadas por pessoas em situação de refúgio.
Data e horário: 30 de novembro, às 16h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

CINEMA
Em novembro, mês nacional da consciência negra, a programação de cinema da Biblioteca Mario de Andrade celebra as produções de artistas, escritores e diretores negros. Com homenagens a Spike Lee e Whoppi Goldberg, a programação também exibe adaptações cinematográficas de livros clássicos como A cor púrpura, de Alice Walker, e sucessos contemporâneos como O ódio que você semeia, de Angie Thomas.
Confira a programação:

MATINÊ - 16h
6 - Mudança de hábito, de Emile Ardolino
Livre | 1992 ? 1h 40m
Quando a cantora Deloris Van Cartier vê seu namorado mafioso Vince LaRocca cometer um homicídio, ela é transferida, para a sua proteção, para um convento na Califórnia. Deloris começa a mudar a vida tranquila das irmãs. Em um esforço para manter-se longe de problemas, ela é colocada no coro do convento, o qual logo transforma em um ato vibrante que ganha atenção geral.

20 - Faça a coisa certa, de Spike Lee
12 anos | 1989 ? 2h
Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito e Pino, seus filhos, além de ser ajudado por Mookie. Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out, o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e reclama por não existirem negros na "Parede da Fama". Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem.

27 - A cor púrpura, de Steven Spielberg
Livre| 1985 ? 2h 34m
Georgia, 1909. Em uma pequena cidade, Celie, uma jovem de 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister", que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provém de uma forte paixão por Shug Avery, uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie, missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

CINEMARIO - 19h
6 - O ódio que você semeia, de George Tillman Jr.
14 anos | 2018 ? 2h 13m
Starr Carter é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.
27 - Infiltrado na Klan, de Spike Lee
14 anos | 2018 ? 2h 16m
Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas. Quando precisa estar fisicamente presente, envia um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se torna o líder da seita, responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

20 - Nós, de Jordan Peele
16 anos | 2019 ? 1h 56m
Adelaide e Gabe decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.

Charlas de Cineclub discute o filme Réimon (2014), de Rodrigo Moreno
Ramona é uma empregada doméstica que passa seu tempo trabalhando quatro horas em algumas casas da classe média de Buenos Aires e em um escritório, onde é responsável pela limpeza quando não há ninguém além do segurança no prédio.
15h, Auditório

FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Criada com o intuito de incentivar a circulação de livros, muitas vezes parados em casa ou verdadeiros tesouros escondidos e, com isso, fomentar a leitura, a Feira é aberta a todos. Para participar basta trazer livros ou quadrinhos em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários, e trocar na modalidade 1 por 1. Como o intuito da feira é fomentar a leitura de textos literários, pedimos que não sejam trazidos livros didáticos, técnicos ou religiosos. Os responsáveis pela feira também irão avaliar se os livros apresentados estão em boa condição para a troca.
Data e horário: 23 de novembro, às 14h
Local: Hall de entrada - Consolação

TEATRO
Das ‘coisa’ dessa vida
Direção de João Miguel / com Ricardo Fagundes e os músicos Siba e Thomas Rohrer
Das ‘coisa’ dessa vida retrata Nalde, interiorano que desde criança se fantasia e se apresenta para plateias imaginárias. Ao perceber os olhares e comentários repressores sobre seu comportamento, tenta se enquadrar nas regras sociais para não sofrer, até que, ao perceber que não nasceu para agradar os outros, decide ser ele mesmo e viver a vida que sempre desejou.
Datas e horário: 4, 11 e 18 de novembro, às 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Bispo a seco
Direção e atuação de João Miguel
Nos dias 25 de novembro, 02 e 09 de dezembro, na sala Tula, o ator João Miguel apresenta o espetáculo-solo Bispo a seco. Com os músicos Siba e Thomas Rohrer, a peça foi inspirada em um dos maiores artistas brasileiros, Arthur Bispo do Rosário (1909-1988), negro, sergipano, trancafiado na Colônia Juliano Moreira, onde passou 50 anos,no Rio de Janeiro, catalogado como “esquizofrênico paranoide”. Sua obra feita de restos era destinada ao dia do Juízo Final. Nesta versão, BISPO A SECO, João Miguel prossegue em sua pesquisa não biográfica, abordando uma possível lógica de criação desse artista singular, que transcendeu a catalogação de “louco”. O ator tem apresentado essa criação em “lugares vivos”, como quintais de artistas populares no Cariri cearense e comunidades.

Data e horário: 25 de novembro, 2 e 9 de dezembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Galo Índio
com Rodolfo Amorim
Nos dias 29 e 30 de novembro, às 19h, a Biblioteca recebe o espetáculo Galo Índio, solo de Rodolfo Amorim, do Grupo XIX de Teatro, com direção de Antônio Januzelli (Janô). O projeto foi contemplado pela 8ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo. Após o espetáculo, na sexta-feira, haverá um bate-papo com a atriz, diretora e pesquisadora Janaína Leite sobre teatro autobiográfico, e no domingo (01/12) das 14h às 17h, uma oficina teatral gratuita com o ator Rodolfo Amorim.
O solo mostra um órfão, que tenta retratar o seu pai ausente a partir de poucos fragmentos de memória. Galo Índio remonta lembranças de Rodolfo Amorim em relação à morte de seu pai e o silêncio criado em torno desse fato na sua infância. O ator pesquisou sobre a memória e as possibilidades de exploração da multiplicidade e transformações de uma narrativa.
Datas: 29 e 30 de novembro, às 19h
Local: Auditório

ARTES VISUAIS
Exposição “Terra, terreno, território”, de Dani Sandrini
Terra Terreno Território dá nome à exposição da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini, que a partir de 5 de outubro estará aberta ao público na Biblioteca Mario de Andrade, centro de São Paulo. Na exposição, Dani surpreende ao utilizar uma técnica do século XIX para registrar a vida nas aldeias guaranis que ainda sobrevivem nas zonas sul e oeste da capital paulista, bem como a de indígenas que migraram de aldeias de todo o país. A impressão é feita em papéis sensibilizados com o pigmento extraído do fruto jenipapo - o mesmo que muitos indígenas usam nas suas pinturas corporais - ou diretamente em folhas de plantas. Além dos guaranis, São Paulo abriga outras 53 etnias (Censo de 2010/IBGE) formadas por indígenas que moram em diversos bairros, sendo o 4º município do Brasil em população indígena.
Data e horário: de 5 de outubro a 12 de dezembro, diariamente, das 08h às 20h.
Local: Lateral do Hall da Consolação

INFANTIL
Manhãs de domingo na Mario
Nas manhãs de domingo de novembro a dezembro a Mario recebe uma caça ao tesouro seguida das peças Os três porquinhos (nos dias 03, 10 e 17/11) e João e Maria (nos dias 24/11, 01 e 08/12).
Caça literário, coordenado por Juliana Biscalquin e Luisa Setton, baseia-se em diversos livros e personagens e explora os espaços da biblioteca, onde as crianças encontram pistas e resolvem os mistérios coletivamente. Faixa-etária: crianças a partir de 04 anos.
Já as peças Os três porquinhos e João e Maria são oferecidas pela Companhia Plat Du Jour.

Os três Porquinhos é contado através de dois "açougueiros", Pipo e Pepe, que têm um açougue em que há todo tipo de carne: carne de óculos, de bicicleta, de martelo, de banana - menos carne de verdade. Um dia lhes pedem carne de porco e então é armada toda a confusão. Faixa-etária: crianças a partir de 02 anos.

Na criativa montagem de João e Maria, Os irmãos J.M. e M.J. são vítimas da pobreza porque o pai não sabe plantar, só cortar. A comida está acabando e a Madrasta ordena ao pai que os levem para a floresta, assim eles não voltariam nunca mais. Mas as aves Bicudinha e Bicudona vão ajudar os irmãos a escapar desse destino.
Faixa-etária: crianças a partir de 03 anos.
Confira a agenda de novembro:
dia 03, às 10h - Caça literário
às 11h - Os três porquinhos
dia 10, às 10h - Caça literário
às 11h - Os três porquinhos
dia 17, às 10h - Caça literário
às 11h - Os três porquinhos
dia 24, às 10h - Caça literário
às 11h - João e Maria

Mediação de leitura
Projeto de formação de leitores e leitoras, a mediação para crianças promove a leitura conjunta de títulos infantis a cada encontro.
Datas e horário: Quartas-feiras, às 14h
Local: Sala Infantil

Oficina de minilivro com carimbos, com Coletivo Coticoá
Em uma folha de papel, as crianças carimbam figuras, formas e letras em diversas cores; fazendo algumas dobras no papel, chega-se ao formato de um minilivro que receberá uma capa.
Data e horário: 15 de novembro, às 10h
Local: Sala Infantil

CURSOS E OFICINAS
Curso de Fotografia Intermediário de Retrato, com Melissa
O curso proporciona aos alunos, através da análise dos autores de referência, conhecimento técnico, sensibilização e aproximação de um fotógrafo de retratos, combinando o teórico com o prático/ técnico. Os alunos irão aperfeiçoar a técnica, ampliando o conhecimento do instrumento fotográfico em relação à área específica.
Datas e horários: 6, 7, 8, 9, 13, 14, 16, 20, 21 e 22 de novembro (segundas, quartas, quintas e sextas-feiras - das 18h30 às 21h30 / sábados - das 10h às 13h)
Local: Auditório da Hemeroteca

CIÊNCIA
Física para todos: A Amazônia e o nosso futuro
Nesse encontro, o público vai conhecer a importância da Amazônia para o clima, em especial para as chuvas na região sudeste. Também será discutido o que pode acontecer com a floresta como consequência do desmatamento e das queimadas, e como isso é monitorado a partir do espaço por satélites. A palestra é com o Professor Henrique Barbosa do Laboratório de Física Atmosférica do IF.
Data e horário: 2 de novembro, às 10h30
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Festival ODS
O Festival ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) é realizado pela Agenda Pública e promove a Agenda 2030 para os mais diversos públicos, partindo do princípio de que existem soluções viáveis para o mundo complexo que vivemos hoje e que, para atingi-las, é necessário promover o diálogo entre os diferentes setores. No festival, soluções serão apresentadas e ressignificadas de forma colaborativa, com caminhos concretos e repertórios possíveis para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Tudo isso colocando atores da sociedade civil, governo e setor privado para pensar, juntos, como resolver os desafios do dia a dia da gestão pública.
Data e horário: 13 de novembro, a partir das 9h
Programação em: https://www.agendapublica.org.br/festival-ods/

Química é vida: Podemos detectar moléculas usando apenas papel?
Um dos materiais mais comuns em nossa sociedade, o papel também pode ser um substrato versátil para determinarmos a composição química de amostras clínicas, forenses e ambientais. Nesta palestra, o Prof. Thiago Paixão, do IQ-USP, apresentará uma perspectiva histórica sobre o uso científico do papel e seu desenvolvimento como um novo sensor molecular.
Data e horário: 16 de novembro, às 10h30
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes