Biblioteca Mário de Andrade - Programação de Setembro

Confira a programação completa

LITERATURA
Cordel: a história dos folhetos nordestinos no acervo da Mario
Uma seleção de 150 folhetos é apresentada ao público nesta que é a terceira exposição, este ano, do acervo de raridades. Parte significativa da coleção de cordel da Mario foi adquirida do colecionador Rubem Amaral Jr. e é a primeira vez que os exemplares vêm a público. O mais antigo folheto é a Tragedia do Marquez de Mantua, & do Emperador Carlos Magno, impresso em Lisboa em 1692. Entre os mais recentes, temos exemplares da Princeza Magalona dos anos 1950 e 1960 e vários folhetos brasileiros com datas entre 1948 e 2002. Os cordéis brasileiros são considerados a maior literatura popular do mundo, com cerca de 20.000 títulos publicados.
Data e horário: de 6 de agosto a 30 de setembro
Local: Sala do Pátio

Encontro com Lina Meruane
É a literatura capaz de tornar-nos outros? Guiado por essa questão, o bate-papo entre a autora chilena Lina Meruane, a tradutora Mariana Sanchez e o escritor Julián Fuks percorrerá identidades, ancestralidade, a herança do exílio, retornos impossíveis e suas relações com o fazer literário. Lina Meruane nasceu em Santiago do Chile e desde o ano 2000 vive nos Estados Unidos, onde ensina literatura na Universidade de Nova Iorque. Data e horário: 2 de setembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Balada literária: Uma homenagem a Miró da Muribeca e a Eunice Arruda
A Biblioteca Mário de Andrade recebe a Balada Literária para uma noite de leituras e lançamentos. Às 17h30, teremos uma homenagem aos 80 anos da poeta Eunice Arruda, com leituras de Arruda, Beatriz Helena Amaral e Peri Pane e pré-lançamento de Visível ao destino, obra completa + inéditos de Eunice Arruda. A apresentação será feita por Marcelino Freire e a anfitriã será a mediadora de leitura Lucinéia Oliveira, da biblioteca comunitária Mundo dos Livros.
Às 18h, uma homenagem a Miró da Muribeca e aos poetas de rua. Com apresentação de Marcelino Freire, Naruna Costa e Wilson Freire, e participações especiais de Berimba de Jesus, Binho, Chacal, Dandara, Geovani Baffô, Letícia Brito, Lucas Lins, Marcéu, Nelson Maca, Paulo Lins, Pedro Lucas, Pieta Poeta, Renato Kolla, Sérgio Vaz, Uberê e Valeska Torres.
Datas e horário: 7 de setembro, às 17h30
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Escritor(a) na Biblioteca: Noemi Jaffe
No sexto Escritor(a) na Biblioteca de 2019, a Mário de Andrade recebe Noemi Jaffe, no dia 05 de setembro às 19h. Escritora, professora, curadora e crítica literária, Noemi já publicou diversos títulos de ficção e não ficção, entre eles os romances O que os cegos estão sonhando? e Íriz, as Orquídeas. O ficcionista e editor Estevão Azevedo e a editora Rita Mattar serão os entrevistadores desta noite. Abordarão a trajetória múltipla de Noemi e também seu pensamento acerca da criação, do controle e do descontrole estético e das possibilidades imaginárias e concretas no campo do trabalho com as palavras.
Data e horário: 5 de setembro, às 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Algaravia! Homenagem a Josely Vianna Baptista
ALGARAVIA! é um evento dedicado à leitura pública de poesia contemporânea, com curadoria de Tarso de Melo, feita pelos autores convidados, com acompanhamento musical elaborado pelo Ateliê de Música Contemporânea da Escola Municipal de Música de São Paulo. Este mês, o encontro celebra a poeta, editora e tradutora Josely Vianna Baptista. Para as leituras, reúnem-se Beatriz Azevedo, David Karai Popygua, Guilherme Gontijo Flores e Luiza Romão. Participação do músico Júlio Nogueira
Data e horário: 10 de setembro - BMA, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Literatura e música: Arthur Nestrovski conversa sobre o livro Tudo Tem A Ver
Arthur Nestrovski falará sobre o processo de pesquisa e escrita de Tudo tem a ver: literatura e música. O livro condensa dez ensaios – seis sobre música, quatro sobre literatura –, mais um conjunto de textos curtos publicados na imprensa cultural. Entre a música e a literatura, de Chico Buarque a Beethoven, de Edgar Allan Poe a Ian McEwan. A última seção traz ainda uma reflexão redigida especialmente para esta edição. Arthur Nestrovski é crítico, ensaísta, compositor e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). É autor de Notas Musicais (2000), entre outros títulos.
Data e horário: 11 de setembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Uma história da tatuagem no Brasil
Lançamento do livro homônimo de Silvana Jeha e bate-papo entre a autora e o tatuador Polaco
Uma história da tatuagem no Brasil, da historiadora Silvana Jeha, é o mais ambicioso livro sobre o tema já publicado no país. A autora passou anos realizando uma profunda pesquisa nos arquivos do Carandiru, na Biblioteca Nacional, em registros da Marinha e na literatura de Machado de Assis, João do Rio, Plínio Marcos e outros. O resultado abarca dois séculos e é um retrato do Brasil de marinheiros, prostitutas, escravizados, soldados rasos, criminosos, imigrantes e gente à margem da história oficial do país. Na pele dos tatuados, mapas que levam aos piratas, às cruzadas, à magia mediterrânea e a tradições que aportam no Brasil vindas da Síria, da Itália, de Angola, do Japão, da Dinamarca, da Oceania de tantos outros lugares.
Data e horário: 13 de setembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Pauliceia IV
Lançamentos dos livros Uma casa se amarra pelo teto, de Viviane Nogueira, e de Quando (?) nossas mortes importam, de Tatiana Nascimento. O lançamento contará com uma conversa entre as autoras e a poeta Lubi Prates, mediada pela editora Fernanda Silva e Sousa.
Data e horário: 14 de setembro, às 18h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Tributo à Toni Morrison
Um mês depois da morte da autora norte-americana, primeira mulher negra a receber o prêmio Nobel, seis autoras e leitoras falam de sua relação com a obra de Morrison e leem seus trechos prediletos. Depoimentos e leituras por Cidinha da Silva, Fernanda Miranda, Juliana Cunha, Juliana Gomes, Miriam Alves, Natasha Félix. Em seguida, a partir das 20h, celebramos o lançamento de Maréia, de Miriam Alves, em que, de acordo com Fernanda Miranda, “as águas assumem o fio narrativo bifurcado da trama, promovem o encontro de forças que movimentam uma comunidade de mulheres negras; constitui o resíduo salgado e incontornável que demarca a herança de quem domina, atravessando os tempos”.
Data e horário: 19 de setembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Beabá: da Bessarabia à Bahia, de Sulamita Tabacof
Um livro de culinária que tem como linha condutora memórias afetivas familiares. Essa, entre tantas, pode ser a definição da obra “Beabá da Bessarábia à Bahia – Histórias e Receitas”, escrita pela baiana Sulamita Tabacof. O livro, um conjunto de relatos “deliciosos”, desemboca em receitas que unem dois mundos, ou seja duas culinárias: a judaica e a baiana.
Data e horário: 21 de setembro, às 16h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

Lúcio Cardoso: uma aula com Ricardo Domeneck
Ricardo Domeneck, poeta, contista e ensaísta brasileiro inaugura o circuito Uma Aula, sobre Lúcio Cardoso, um autor sui generis no cenário da literatura brasileira do século XX. Cronologicamente ligado à segunda geração modernista, dos autores surgidos na década de 1930, sua literatura intimista, psicológica, de lusco-fusco, ficaria por sua vez à sombra dos holofotes dirigidos à grande literatura neorrealista do mesmo período. Hoje considerado um precursor das profundidades místicas da geração seguinte, de Clarice Lispector e João Guimarães Rosa, sua obra-prima Crônica da casa assassinada foi editada na prestigiosa coleção da UNESCO e recentemente traduzida nos Estados Unidos.
Data e horário: 25 de setembro, às 19h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira

CLUBES DE LEITURA
Clube de Leitura Luiz Gama: Ana Flávia Magalhães Pinto comenta três crônicas de José do Patrocínio.
Por motivações muitas vezes conflitantes, as políticas de memória sobre a abolição no Brasil fizeram de José do Patrocínio umas das principais, quando não a personalidade símbolo da presença negra nas lutas pela liberdade de africanos e seus descendentes. Articulador de diferentes segmentos sociais, sujeito da política e da cultura das últimas décadas do século XIX, registrou suas ideias nos muitos jornais em que foi colaborador e editor, ganhando com isso aliados e inimigos. Neste encontro, teremos a oportunidade de problematizar essa atuação a partir de três textos publicados na Gazeta de Notícias, na Gazeta da Tarde e na Cidade do Rio, ao longo da década de 1880. Ana Flávia Magalhães Pinto é historiadora, jornalista, ativista dos Movimentos Negro e de Mulheres Negras, professora do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). É autora dos livros Imprensa Negra no Brasil do Século XIX e Escritos de Liberdade: Literatos Negros, Racismo e Cidadania no Brasil Oitocentista.
Data e horário: 24 de setembro, às 19h
Local: Sala Tula Pilar Ferreira

A mulher e o tempo: O Tempo é um rio que corre, de Lya Luft
“A mulher e o tempo” é uma iniciativa do projeto "Na Metade do Livro". O objetivo desse ciclo de leituras é se apropriar dos livros e das autoras escolhidas para discutir as fases da vida da mulher por meio da literatura. Em setembro, o clube discute O Tempo é um rio que corre, de Lya Luft.
Data e horário: 01 de setembro, às 15h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Extra Literária: A chave de casa, de Tatiana Salem Levy [clubes de leitura]
Passando por temas como a morte da mãe, a relação com um homem violento, viagem, raízes, herança e etc, A chave de casa é um livro pulsante, cheio de vida e emoção. A autora tece um romance de vozes diversas - como são as vozes da memória -, histórias que se complementam num tom de densa estranheza. Romance de estréia da jovem escritora Tatiana Salem Levy. Lançado em Portugal no primeiro semestre de 2007, o livro foi um grande sucesso de crítica.
O Extra Literária é uma das ações do projeto Extra Literário e tem como propósito conscientizar sobre a desigualdade de gênero na literatura, difundindo as obras escritas por mulheres para um público diversificado.
Data e horário: 02 de setembro, às 19h30
Local: Sala do Pátio - 3º andar

Clube de Prosa: Prisioneiras, de Drauzio Varella
O encontro de setembro do Clube de Prosa discute Prisioneiras (2017), o terceiro livro da trilogia literária sobre o sistema penitenciário brasileiro do Dr. Dráuzio Varella. Alçando as mulheres encarceradas a protagonistas, o médico rememora os últimos onze anos de atendimento na Penitenciária Feminina da Capital, que abriga mais de duas mil detentas. São histórias de mulheres que não raro entram para o crime por conta de seus parceiros, porém são esquecidas quando estão atrás das grades. A edição conta com a mediação de Heitor Botan, e com a parceria da Editora Companhia das Letras.
Data e horário: 11 de setembro, às 19h
Local: Sala do Pátio - 3º andar


(Em) contos latino-americanos
Nesse clube de leitor, coordenado por Ana Trevisan, propõe-se a leitura de contos de autores brasileiros e hispano-americanos, a fim de refletir sobre uma produção literária contemporânea que aponta caminhos interpretativos a respeito da diversidade histórica e cultural do nosso continente. Ana Trevisan é doutora em letras pela USP na área de literatura espanhola e hispano-americana. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPM, onde desenvolve pesquisa na área dos estudos literários com ênfase na literatura brasileira e hispano-americana.
Contos do mês: Você não escuta os cães latirem, de Juan Rulfo, e A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa.
Data e horário: 18 de setembro, às 19h
Local: Sala do Pátio - 3º andar

41º Café Literário: Olhos d’água, de Conceição Evaristo
Em sua 40ª edição, o Café Literário, mediado por Janaina Soggia, discutirá o livro Olhos d’água, de Conceição Evaristo. Nos quinze contos que enfeixam a obra, a temática está relacionada às agruras diárias pelas quais passam os afro-brasileiros numa sociedade excludente como a nossa. Nessas pungentes narrativas, ainda que existam alguns protagonistas masculinos, a ênfase centra-se em personagens femininas, muitas delas figurando parcial ou totalmente nos nomes de alguns dos contos.
Data e horário: 29 de setembro, às 15h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Clube de Poesia Contemporânea: Carvão : : Capim, de Guilherme Gontijo
Após breve pausa, o retorno do Clube de Poesia Contemporânea inaugura Renan Nuernberger como mediador e organizador do projeto. Renan é escritor, poeta, editor e pesquisador na área de Teoria Literária. Publicou Mesmo poemas (Selo Sebastião Grifo, 2010) e Luto (Patuá, 2017). Na ocasião, será discutido Carvão : : Capim, de Guilherme Gontijo. Na obra, vida e morte pulsam com igual intensidade, tal como pulsam dentro de nós. Nesta quinta coletânea poética de Guilherme Gontijo Flores, "carvão : : capim", esses dois elementos quase contraditórios funcionam, conjuntamente, como um símbolo do ciclo da vida.
Data e horário: 30 de setembro, às 19h
Local: Sala do pátio - 3º andar

SARAUS E SLAMS
Todo sábado, sempre às 16h, a Mario agora tem uma programação de saraus e slams.
Programação:
04 - Sarau dos Migrantes (excepcionalmente na quarta, às 19h)
Composto por imigrantes de vários países, o Sarau dos Migrantes celebra a pluralidade das culturas que se reúnem em São Paulo e busca valorizar a representatividade da cultura de diversas nacionalidades por meio da integração de múltiplas linguagens artísticas e ações culturais produzidas e interpretadas por pessoas em situação de refúgio.
07 - Slam da Guilhermina
O Slam da Guilhermina foi um dos primeiros a surgirem na cidade de São Paulo e no Brasil. Desde 2012, dedica-se à difusão de poetry slam na cidade, principalmente no bairro de Vila Guilhermina, na Zona Leste de São Paulo, onde também organiza o Slam de Poesias Interescolar. O grupo, composto por Emerson Alcalde (Vice-Campeão do Mundo de Poesias disputado na França em 2014), Uilian Chapéu, Cristina Assunção e Rodrigo Motta, foi premiado pelo Programa de Valorização das Iniciativas Culturais da Prefeitura Municipal de São Paulo em 2013 e pelo ProAC, na categoria “Saraus da Secretaria de Estado da Cultura” em 2014, além de obter menção honrosa da Câmara dos Vereadores de São Paulo na ocasião do Prêmio Milton Santos.
14 - Slam Resistência
O Slam Resistência acontece mensalmente na Praça Roosevelt desde 2014. A prática artística surgiu com a “Quinta da resistência”, encontro que reunia advogados ativistas e cidadãos para debater e confrontar o uso do dinheiro público; de lá para cá, o projeto de Del Chaves, além de angariar enorme público em cada edição, marcou presença em movimentos estudantis, em especial em ocupações escolares.
21 - Sarau Asas Abertas
Criado pelos Poetas do Tietê em 2014, o Sarau Asas Abertas é um projeto fomentado pelas criações artística e literária dos jovens que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação Casa e das pessoas em situação de cárcere de todo o Estado de São Paulo. Recentemente, lançou “Sarau Asas Abertas - Mulheres Poetas - Penitenciária Feminina da Capital”.
28 - Slam do corpo
Criado em 2014 pelo Coletivo Corposinalizante, o Slam do Corpo é a primeira batalha de poesias no Brasil com surdos e ouvintes, em parceria com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (idealizador do ZAP!SLAM) e o poeta Daniel Minchoni (idealizador do Sarau do Burro e Menor Slam do Mundo). O Slam nasceu do desejo de experimentar performances poéticas em uma composição entre a língua portuguesa e a língua de sinais, entre surdos e ouvintes.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Criada com o intuito de incentivar a circulação de livros, muitas vezes parados em casa ou verdadeiros tesouros escondidos e, com isso, fomentar a leitura. A Feira é aberta a todos. Para participar basta trazer livros ou quadrinhos em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários, e trocar na modalidade 1 por 1. Como o intuito da feira é fomentar a leitura de textos literários, pedimos que não sejam trazidos livros didáticos, técnicos ou religiosos. Os responsáveis pela feira também irão avaliar se os livros apresentados estão em boa condição para a troca.
Data e horário: 28 de setembro, às 14h
Local: Hall de entrada - Consolação

TEATRO
MEIA-MEIA
Monólogo de Luís Mármora com direção de Juliana Jardim e Georgette Fadel
expõe com humor mordaz o lado sombrio do ser humano.
A busca pelo poder e o lado mais mesquinho e sórdido do ser humano sintetizam o personagem que dá título à peça Meia-Meia, dirigida por Georgette Fadel e Juliana Jardim, livremente adaptado do romance O Anão (1944), do sueco Pär Lagerkvist (vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1951) por Vadim Nikitin, Georgette Fadel e Luís Mármora. O espetáculo estreou em outubro de 2018 no Espaço Cênico do Sesc Pompeia e agora cumpre curta temporada na Mário de Andrade.
Datas e horário: 2, 9 e 16 de setembro, às 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Górgias, de Platão
Uma experiência teatral a partir do diálogo de três personagens que confrontam nossa realidade com o pensamento de Sócrates
Uma releitura cênica do diálogo Górgias, de Platão, do século IV a.C. Sócrates debate com o experiente orador e sofista Górgias a função da retórica. Aos poucos, o diálogo visita outros temas, tais como a ética, a justiça, a punição e a felicidade. No meio do caminho, porém, Górgias desiste de continuar e é substituído pelo jovem orador Pólo, disposto a colocar Sócrates contra a parede.
Datas e horário: 23 e 30 de setembro, às 19h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

MÚSICA
Ciclovia Musical: encerramento da Semana Move do Sesc com apresentação do Quinteto Guarnieri
A Ciclovia Musical, que encerrará a Semana Move do SESC, é um projeto que une cultura, lazer, saúde e meio ambiente e consiste em 5 concertos distribuídos pela região central de São Paulo, com um roteiro guiado elaborado para ciclistas pelos locais de apresentação. Na ocasião, se apresenta o Quinteto Guarnieri, constituído por membros da Osesp. Desde 2010, o quinteto já soma mais de 50 apresentações e atividades didáticas, levando não só a música escrita para esta formação, especialmente a música brasileira, bem como dando aulas e workshops.

ARTES VISUAIS
Exposição “Oxímoro”, de Antonio Saggese
A mostra é composta por 51 fotografias impressas em papel de fibrocelose, 25 vídeos em TVs e dois em projeção que exibem uma São Paulo singular. A curadoria é de Fabrício Reiner.
Data e horário: de 2 de julho a 22 de setembro, diariamente, das 10h às 19h.
Local: Sala Tula Pilar Ferreira

INFANTIL
Manhãs de domingo na Mário
O desenho das coisas
O Desenho das coisas é uma seleção de oficinas criadas nos últimos seis anos pelo ar-
tista educador Lucas Lopes dentro do programa Fábricas de Cultura. Nessa proposta, poesia e fazer manual caminham juntos. Durante o processo, participantes são estimulados a imaginar e criar coletivamente.
Datas e horários: 1, 8, 15, 22, 29 de setembro, às 10h
Local: Sala Infantil

Manhãs de domingo na Mario para crianças
Teatro infantil: Bertoldo, o tubarão que queria ser gente
Uma experiência brechtiana foi escrita por Christine Röhrig a partir do conto do escritor alemão Bertolt Brecht, ‘’Se os tubarões fossem homens’’.
O musical narra a história de um tubarão aconselhado pelo professor Ninguém a capturar e aprisionar os peixes em gaiolas no fundo do mar e a ensiná-los a nadarem pacificamente e felizes para dentro de sua boca. Eis que um peixinho e o professor Alguém, que por sorte estavam ali por perto, acham essa ideia absurda e tentam fazer com que todos pensem e avaliem sobre os conselhos de Ninguém.
Datas e horários: 1, 8, 15, 22, 29 de setembro, às 11h
Local: Auditório Rubens Borba de Moraes

Mediação de leitura
Projeto de formação de leitores e leitoras, a mediação para crianças promove a leitura conjunta de títulos infantis a cada encontro.
Datas e horários: Quartas-feiras, às 11h e às 14h
Local: Sala Infantil

CURSOS
Curso: Introdução à fotografia, com Melissa Szymanski
O curso de fotografia básico visa mostrar ao aluno o quão importante é aprender/entender os pilares da fotografia: ISO, Velocidade, Abertura/diafragma = fotometria interna da câmera - para que ele possa de fato iniciar a fotografar de maneira criativa e consciente. Com essa base, o aluno começa a perceber que é possível chegar a resultados satisfatórios em qualquer temática que ele venha a desenvolver.
Tanto para quem busca melhores fotos no seu cotidiano (família, eventos, viagens), quanto para os que procuram na fotografia a sua profissão, o curso proporciona uma ótima base.
Datas e horários: 16, 21, 23, 28, 30 de setembro, 5, 7, 12, 14 e 19 de outubro (segunda - das 18h30 às 21h30 / sábados - das 10h às 13h)
Local: Auditório da Hemeroteca

Curso de Gestão Cultural, com André Fonseca
A gestão cultural pensada como ações de mediação e articulação entre a cultura e a sociedade: é a partir deste conceito que o curso desenvolve um processo de 30h que fomentará diversas reflexões sobre as diversas dimensões que envolvem a gestão cultural. As pessoas interessadas deverão preencher uma ficha de inscrição online, até o dia 10/09. Como o número de vagas é restrito (20 vagas), haverá uma seleção feita pelo fomentador do curso, tendo como critério essencial formar uma turma diversificada em aspectos como faixa etária, localização geográfica, raça/etnia, identidade de gênero e perfil da ação cultural desenvolvida.
Link para inscrição: https://forms.gle/NW5K2pBrzdnDJTPR9
Datas e horários: 24/9, 26/9, 01/10, 03/10, 08/10, 10/10, 15/10, 17/10, 22/10 e 24/10 (terças e quintas das 19h às 22h).
Local: Sala de Vidro - Hemeroteca (R. Dr. Bráulio Gomes, 125)