Centro Cultural Olido abre suas portas para a cultura urbana contemporânea de São Paulo

Nova programação, capitaneada por Claudia Assef, resgata o DNA inicial do espaço, que integra-se ao centro da cidade

Desde o início de junho, o Centro Cultural Olido apresenta programação renovada e integrada com seu entorno. Sob direção da jornalista e DJ Claudia Assef, o espaço incorpora a cultura pulsante de seu território e espaços vizinhos, como Sesc 24 de Maio, Void, Trackers e Galeria do Rock, resgatando sua vocação de promover a cultura urbana e ser uma continuidade das ruas do centro.

"A nova curadoria tem foco em três pilares: o som mecânico de bailes, festas e DJs; as danças urbanas, com tantas modalidades novas e periféricas; e o audiovisual expandido, com a VJ art como ponta-de-lança", diz Claudia Assef, coordenadora do espaço, que nos seu primórdios foi palco de batalhas de rimas de nomes como Emicida e Criolo. "A ideia é fortalecer esse propósito da Olido com uma curadoria que crie recorrência, que abasteça e se abasteça dessa cultura urbana do entorno e também da periferia. Por enquanto, essa renovação acontece na programação, mas em breve vamos aprofundar raízes com a inauguração da Galeria do DJ", diz Claudia, sobre o espaço expositivo a ser inaugurado no Centro Cultural ainda em 2019.

Semanalmente é possível conferir festas com este DNA. Às quintas-feiras, é realizado o Live Olido, projeto que traz uma apresentação de música mecânica ou eletrônica, ao lado de projeções. Em agosto, o projeto traz, no dia 1º, o hip hop da rapper Laysa, acompanhada do percussionista Bananal e da DJ Tati Laser. No dia 29, M.Takara, da banda Hurtmold, leva o show “Colina”, acompanhado pelo VJ U-RSO, para o projeto.

Sexta-feira é dia do Happy Hour Olido, que ocupa a Vitrine da Dança, com vista para a rua Dom José de Barros, com os melhores DJs da cidade. Em agosto, no dia 2, Paula Chalup, da festa Minas de Quinta, é acompanhada pela também DJ Marina Dias. No dia 9, os DJs Noel e Cabello comandam a festa Poperô, com hits dos anos 1980 em clima de “Flashdance”. Dia 23, é a vez da festa Macumbia; e no dia 30, o DJ Igor Wolf traz o som do k-pop da festa K-Night.

Aos sábados, é realizado o Sabadão Olido, que promove bailes animados no centro da cidade. No dia 10, a festa Feminine Hi-Fi apresenta repertório focado na cultura reggae. Já no dia 31, o dia do hip hop é celebrado em peso com apresentações de Easy Nylon, DJ Cinara Martins e DJ Luciano da Chic Show. Aos domingos, Festas Especiais agitam o Olido. Em agosto, dia 4, acontece a Jam Olido, um grande encontro de danças urbanas comandado pelo dançarino Frank Ejara. No dia 11, a Festa Amem, formada por artistas negros LGBTQIA+, trazem à Vitrine da Dança um pouco da cultura de Vogue.

Ainda em agosto, o Centro Cultural Olido promove a celebração do Dia do Samba-Rock. Dia 16, o Happy Hour Olido traz o Baile do Batuca; já o Sabadão Olido apresenta, no dia 17, a Festa do Vinil, com Tony Hits, Seu Osvaldo Pereira e DJ Charles Team; no mesmo dia, a Olido recebe a Feira de Vinis de Samba Rock por Tony Hits; por fim, no domingo, o DJ Messias comanda o Baile de Samba Rock.

Confira a programação completa:

| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171.

Jam Olido
Sob comando do b-boy e produtor musical Frank Ejara, todo o primeiro sábado do mês acontece a Jam Olido, um misto de aula e espaço aberto das danças urbanas a todos e todas que tenham interesse em aprender novos passos e trocar uma ideia. A festa acontece na Vitrine da Dança há 12 anos, e é um marco mensal no calendário da galera que curte dançar.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 04/08
Horário: Domingo às 15h
Gratuito

LIVE OLIDO

Live Olido com Laysa
Aos 27 anos, a artista vanguardista Lay, militante negra e dona de uma grande abrangência de estilos, consolida sua trajetória no hip hop agora usando seu nome de registro, Laysa. Nessa nova fase, a artista sai de sua zona de conforto, somando mais referências e inspirações: ela faz no dia 1 de agosto, dentro do projeto Live Olido, sua primeira performance sem rótulos, inspirada nos clássicos da nossa MPB, juntamente com convidados especiais no palco: o percussionista Bananal e a DJ Tati Laser, juntos, testando outras sonoridades e reconstruindo o repertório de Laysa.
Onde: Sala Olido
Quando: 01/08
Horário: Quinta às 20h
Gratuito

Yoga com DJ Mari Rossi
Quando: 18/8
Horário: Domingo às 10h30
Gratuito
Livre

Live Olido com M.TAKARA e VJ U-RSO em "Colina"
Multi-instrumentista e compositor, M.Takara, alcunha do paulistano Mauricio Takara (Hurtmold, São Paulo Underground), apresenta o show “Colina”, acompanhado por VJ U-RSO, pseudônimo de Cauê Ueda (Metanol), também de São Paulo. Nesta performance inspirada em sons eletrônicos, instrumentos acústicos são processados e manipulados ao vivo por Takara. Formas espontâneas criadas com fumaça servem de matéria-prima para as projeções de U-RSO.
Onde: Sala Olido
Quando: 29/08
Horário: Quinta às 20h
Gratuito


HAPPY HOUR

Happy Hour com Minas de Quinta (DJs Paula Chalup e Marina Dias)
A festa Minas de Quinta, criada por Paula Chalup e Claudia Assef, vem reunindo mulheres DJs e produtoras na cabine desde o início de 2018, com residência fixa no Bar 4E20. Tornou-se uma plataforma para conhecer novos talentos do cenário, mas também é palco para nomes que já brilham há anos na cena eletrônica brasileira. Nesta edição especial, dentro do projeto Happy Hour Olido, a festa traz sua residente, Paula Chalup, acompanhada de Marina Dias, DJ que vem se firmando como uma das melhoresdo Brasil ao longo dos últimos anos.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 02/08
Horário: Sexta às 18h
Gratuito

Happy Hour com Festa Poperô (DJs Noel e Cabello)
Comandada pela DJ Noel, a festa Poperô traz uma seleção de hits da décadas das polainas e ombreiras para a pista da Vitrine da Dança. Espere por muitos passinhos da época do filme Flashdance com a discotecagem vigorosa dos DJs Noel e Cabello.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 09/08
Horário: Sexta às 18h
Gratuito

Especial Samba-Rock: Happy Hour com Baile do Batuca
O Baile do Batuca é um projeto de Samba-Rock que traz para a pista de dança vários outros gêneros dançantes da black music. O músico e DJ Batuca comanda a galera numa jornada de dança e diversão, celebrando a música negra de todos os tempos e vertentes com o intuito de swingar até o último minuto de baile. Ele abre abre um final de semana de comemorações ao Dia Municipal do Samba-Rock, registrado em 2016 como patrimônio imaterial da cidade de São Paulo.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 16/08
Horário: Sexta às 18h
Gratuito

Happy Hour Olido com Festa Macumbia
Com foco especial na cumbia, a festa tem mais de 80 edições com shows e discotecagens que apresentam pesquisa voltada à música africana, caribenha e latinoamericana, fortalecendo linguagens e diálogos entre o Brasil e os demais países latinoamericanos. Batidas dançantes, cores vibrantes, projeções temáticas, erotismo latente, euforia tropical: 40 graus psicodélicos para riscar o salão! A residente Pensanuvem recebe convidados para garantir o fervo sem cessar neste Happy Hour Olido com sabor tropical.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 23/08
Horário: 18h
Gratuito

Happy Hour Olido com K-Night
O K-Pop é uma das febres mais fortes da música pop atual. Vem da Coréia do Sul e foi fundamentado por grupos de garotos e garotas que não só cantam e dançam, mas são verdadeiras instalações de moda ambulantes. Grupos como BTS, que arrastam multidões por onde passam, especialmente no Brasil, onde lotam shows em grandes arenas. A festa K-Night traz para a Vitrine da Dança um pouco dessa cultura, que tanto encanta a garotada no Brasil. No som, quem comanda o desfile de pérolas do Korean Pop é o DJ Igor Wolf.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 30/08
Horário: Sexta às 18h
Gratuito


SABADÃO OLIDO

Sabadão Olido com Feminine Hi fi
O trabalho da Feminine Hi-Fi, projeto fundado em 2016, foca tanto na valorização do papel da mulher no contexto dos sistemas de som característicos da cultura jamaicana quanto na promoção da linguagem do reggae. Com intervenções de cantoras, singjays e MCs no microfone, a seleção musical do projeto passa pelas eras da música jamaicana e produções nacionais correlacionadas. Além das atividades de discotecagem, a Feminine Hi-Fi propõe e realiza atividades de estímulo ao aprendizado e compartilhamento de informações (bate-papos, workshops, exibição de documentários e oficinas) pelo Feminine Hi-Fi Lab, e conta com o selo Feminine Hi-Fi Tunes, dedicado à gravação, promoção e distribuição musical com foco nas vozes femininas do reggae.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 10/08
Horário: 16h
Gratuito

Sabadão Olido: Festa do Vinil com Tony Hits, seu Osvaldo Pereira e DJ Charles Team
Se é pra celebrar o Samba-Rock, convidados um trio que conhece o gênero desde os primórdios: os DJs Tony Hits, um dos maiores colecionadores de vinil do gênero e dono de uma das lojas mais conhecidas também, seu Osvaldo Pereira, primeiro DJ do Brasil, na ativa desde 1958, e o DJ Charles Team. Juntos eles comandam a Festa do Vinil e vão celebrar o Samba-Rock neste fim de semana de muito swing e passinhos.
Charles Team, Seu Osvaldo Pereira e Tony Hits.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 17/08
Horário: 15h
Gratuito

Sabadão Olido: Campeonato de DJs Soco na Gangrena
Idealizado pelos DJs Basim, RM e Erick Jay, a batalha Soco na Gangrena foi inspirada no ITF, na Supracy do DMC World. A batalha tem o intuito de colocar os DJs frente a frente, para julgar além das técnicas como Scratch e Back To Back e mixagens, desenvolver a criatividade dos competidores com a utilização de frases e outras possibilidades de "atacar" o oponente! Uma chance de ver gigantes no campo de batalha. Imperdível.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 24/08
Horário: 14h
Gratuito

Sábadão Olido Especial Dia do Hip Hop com Easy Nylon, DJ Cinara Martins e DJ Luciano da Chic Show
No último dia do mês em que é celebrado o nascimento do hip hop, reunimos um time da pesada para celebrar o gênero imortalizado por Kool Herc, considerado o DJ que fez a primeira festa do gênero, em Nova York, em 11 de agosto de 1973. A homenagem paulistana a essa data histórica nasce da reunião de dois DJs históricos de São Paulo e uma DJ da nova geração que não para de acumular títulos. Easy Nylon começou a carreira profissional em 1989, tocando pela equipe Chic Show, grande escola de DJs da música black de São Paulo. Em 1991, participou da edição Brasil do DMC onde foi finalista e terminou na quinta colocação. Desde então iniciou uma carreira sólida no rádio, e já passou pelos programas Black in Love e Balanço Geral da Band Fm e, desde 1994, está envolvido com a programação musical e apresentação de programas de sucesso da rádio 105 FM. Luciano Rocha não ficou à toca conhecido como Luciano da Chic Show. Ele começou a tocar aos 7 anos de idade na equipe, em São Paulo e se transformou num dos DJs que fizeram a transição dos bailes black do funk & soul para o hip hop nos anos 90. Também produziu diversos artistas, entre eles, De Menos Crime, MV Bill e Nega Gizza. Há 10 anos produz e apresenta na Transcontinental FM o Black Songs, líder de audiência no horário das 18 às 21h, tocando vertentes da música negra. Cinara Martins, conhecida como DJ Cinara, começou a tocar em 2004 e logo despontou como um talento incomum. É bicampeã brasileira de um dos maiores campeonatos de DJs do mundo, o Red Bull Thre3style, representou o Brasil em 2014 na final mundial que rolou em Azerbaijão e em 2015 em Tokyo, onde foi julgada por DJs como Jazzy Jeff, Z-Trip, Shortkut e Skratch Bastid. Cinara foi a primeira mulher do Brasil a competir na final mundial do campeonato. Em 2017 ganhou o prêmio de melhor DJ do ano pelo WME Awards by Vevo, a primeira premiação musical brasileira dedicada exclusivamente às mulheres.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 31/08
Horário: 16h
Gratuito


Dança

BAILE DA VITRINE

Baile da Vitrine
Tradicional baile que mistura gêneros musicais de todas as épocas e encanta frequentadores do Centro Cultural Olido, especialmente a turma assídua das oficinas de dança de salão, que acontecem de terças a sextas-feiras à tarde na Vitrine da Dança há vários anos. Para quem gosta de dançar samba-rock, MPB, soul e outros ritmos, em dupla ou soltinho pelo salão ao som do eclético DJ Messias.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 03/08 e 10/08
Horário: (Sábado) 03/08 às 15h, 10/08 às 14h
Gratuito

Samba-Rock social club com DJ Gugu Reis e aula com professor Moskito
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 18/08
Horário: Domingo às 15h
Gratuito


Intervenção Artística

Encontro House Brasil Etapa São Paulo
Uma das modalidades de danças urbanas que começa a chamar a atenção da mídia é a House Dance. Neste domingo, 11/8, a Sala Paissandu recebe o Encontro House São Paulo, no evento terão batalhas, showcases e um bate-papo com professores e DJs do evento abordando temas voltados à cultura house. O evento é organizado pelo Encontro House Brasil, grupo que se reuniu para celebrar a cultura da house dance, reunindo DJs, dançarinos e seguidores do gênero. A cultura house foi criada e desenvolvida nos clubes e distingue-se por uma forte tendência à improvisação e interação com o público.
Onde: Sala Paissandu
Quando: 11/08
Horário: Domingo às 16h
Gratuito

Festa Amem
O Coletivo Amem, formado por artistas negrxs LGBTQIA+ celebra o aniversário do hip hop e o dia dos Pais com domingão de dança, música e protagonismo do público feminino, lgbt e periférico, que usa o fervo e performances como instrumento estético/politico. Eleita a melhor festa de 2017 pelo Guia da Folha, a Amem vem criando espaços de encontros potentes que dão voz à indignações e celebra corpos e vivências negras, e desde seu surgimento em 2016, a Festa Amem realizou edições itinerantes trazendo temas como Afrofuturismo, direitos LGBTQIA+, identidades de gênero, abolucionismo, feminismo negro, epidemia da AIDS, etc... Tudo isso envolto numa celebração com muita música, dança e intelectualidade negra, com foco na cultura ballroom e hip hop queer.

Onde: Vitrine da Dança
Quando: 11/08
Horário: Domingo às 15h
Gratuito

Dubversão Com Yellow P
Uma das festas de rua mais antigas da cidade, a Dubversão Sound System foi criada há quase 20 anos pelo DJ e pesquisador musical Fabio Murakami, mais conhecido como Yellow P. Desde então ele leva ritmos jamaicanos para as ruas de São Paulo com seu Dubversão Sound System, o primeiro sound system da América Latina. Sua chance de ficar cara a cara com um paredão jamaicano pelas mãos de um dos maiores articuladores desta cena no Brasil.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 25/08
Horário: Domingo às 16h
Gratuito


Teatro

Barulho D’água
Barulho D’água narra a história do drama de milhares de refugiados, que, em sua maioria, morrem atravessando o mar Mediterrâneo. A peça é uma forte crítica àqueles que entendem a imigração como uma mercadoria.
Onde: Sala Olido
Quando: 9,10 e 11/08
Horário: Sexta e Sábado 20h, Domingo 18h
Gratuito


Artesãos do Corpo
A Cia Artesãos do Corpo | Dança- Teatro, traz para o palco uma coleção de cenas que apresentam diferentes abordagens entre o corpo e as artes plásticas, seja para apreciar uma obra, para demonstrar status ou simplesmente para se relacionar dentro desse ambiente o corpo se coloca em situações limites e adota artifícios, gestos e formas que beiram o surrealismo. O uso frequente de objetos cotidianos amplia os tons surreais de uma narrativa próxima dos sonhos ou da memória, criando um painel característico da companhia que há 20 anos busca diluir as fronteiras entre dança, teatro e performance. Parte integrante do projeto “Cia. Artesãos do Corpo – Continuidade, Circulação e Criação”, contemplado pela 24a edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para cidade de São Paulo, essa criação resgata e atualiza a trajetória da Cia. Artesãos do Corpo através de uma colagem de cenas, coreografias e composições. O recorte escolhido para esse experimento cênico é o do humor e do diálogo com a performance, uma vez que os intérpretes interagem e contracenam com vários objetos, criando uma atmosfera surreal, onde corpo e objeto se complementam na construção de uma dramaturgia instigante e provocadora.
Onde: Sala Paissandu
Quando: 23, 24, 25/08
Horário: Sexta e Sábado às 20h, Domingo às 18h.
Gratuito

A Cripta de Poe
A Cripta de Poe é um espetáculo multimídia, inspirado livremente no universo do poeta e escritor Edgar Allan Poe. Com uma estrutura fragmentada, a peça faz um mergulho no desconhecido da alma humana, apresentando histórias sobre personagens neuróticas e os seus duplos.
Onde: Sala Olido
Quando: 30, 31/08 e 01/09
Horário: Sexta e Sábado 20h, Domingo 18h
Gratuito

Situação de Atrito 3: Uma coisa muda em diversos
Quando: de 30/8 a 01/9
Horário: Sexta e Sábado às 20h, Domingo às 18h
Gratuito