Centro Cultural Tendal da Lapa - Programação de Julho

Julho 2019

PORQUEÉ SÁBADO
O Tambor Africano com Cia. A Peste, Cia. Urbana de Teatro

Dois andarilhos viajam pelo universo conhecendo histórias e estórias nos planetas que visitam, com ajuda de bonecos e um tapete mágico, voando de um lado a outro como em um sonho, chegam ao planeta Terra e desembarcam no continente africano. Pulando de um país a outro começam ludicamente a aprender os ensinamentos dos Griots. Como num tapete mágico, estas lendas e histórias transmitidas oralmente costuram o roteiro do espetáculo recheado de beleza ética e ensinamentos de valores que podem nos fazer pessoas melhores. Um espetáculo lúdico como um jogo teatral com participação constante da plateia, como uma terceira personagem.
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
Quando: 06/07
Horário: 12h
Gratuito
Livre

Pedra no Sapato com Cia. Laguz Circo
A história baseia-se na relação entre o palhaço Suspiro, o artista, e a palhaça Burbuja, faxineira do teatro. Suspiro entra em cena para apresentar o show, mas é interrompido pela faxineira que se preocupa em fazer o seu trabalho. Com uma sequência de truques clássicos de palhaço, Suspiro e Burbuja direcionam o espetáculo para um final divertido, poético e surpreendente. Os palhaços comunicam-se essencialmente através da linguagem corporal, gestos e expressões acompanhados pela trilha sonora instrumental, feita especialmente para o espetáculo. Um convite a mergulhar na singela e encantadora arte do palhaço clássico.
Quando: 13/07
Horário: 12h
Gratuito
Livre

Espetáculo “O Pequeno Principe”
Quando: 20/07
Horário: 12h
Gratuito
Livre

Ordinários com Cia. La Miníma
Três soldados improváveis são convocados para uma importante missão: invadir um território inimigo para resgatar seu superior. Um deles é metido a valente. Outro é um comilão atrapalhado e o terceiro, um falsificador que quer desertar antes mesmo de a batalha começar. Depois de treinarem em florestas, campos minados e corredeiras imaginárias, eles tentam a todo custo fugir da incumbência. A jornada é cheia de situações que deixam claro que eles não são valentes nem tampouco estrategistas. Numa delas, com o palco escuro, iluminado apenas por candeeiros, os soldados deparam com uma caveira. A situação serve de gatilho para diálogos que brincam com a ignorância deles e, de quebra, revelam o autoritarismo existente na tropa. “A ideia é propiciar o jogo de cena entre os palhaços de forma bufa, com rigor físico e teor patético”, diz Fernando Sampaio, cofundador da companhia. Criada em 1997 por Sampaio e Domingos Montagner (1962-2016), a La Mínima já montou 14 espetáculos e venceu vários prêmios, entre eles o Shell. Ordinários é inspirado na experiência da companhia com a ONG Palhaços sem Fronteiras, atuante em áreas de conflito.
Quando: 27/07
Horário: 12h
Gratuito
Livre

QUINTA NO CHAPÉU

Cabaré “Circo Caliente”
Cabaré Circo Caliente é um encontro de artistas latino-americanos que apresentação números do circo contemporâneo.
Quando: 04/07
Horário: 20h30
Gratuito
Livre

Cabaré de Variedades Circenses
Espetáculos que reúnem artistas diversos da cena contemporânea do circo.
Quando: 11/07, 18/07 e 25/07
Horário: Quintas às 20h30
Gratuito
Livre

Intervenção Artística

Brincadeiras & Maquiagem com a Teca!
De maneira lúdica, dando asas a imaginação com muitas cores, diversão e gliter, a atriz Teca Spera traz uma das artes mais antigas da humanidade que nasceu no Egito há mais de 3 mil anos A.C., deixando as crianças livres para que escolham suas maquiagens. Todo material utilizado na oficina será de responsabilidade da oficineira, porém, é importante que os acompanhantes que julgarem necessário poderão levar material para lavarem o rosto caso não queiram que as crianças saiam do equipamento com a maquiagem.
Quando: 03/07
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Circo

S.O.S: Uma Autopeça com Palhaço Desconforto
Heitor e Conforto partem numa grande aventura com seu carro querendo conhecer o mundo e suas maravilhas, aproveitando para espalhar um pouco de amor e arte por onde passam. Mas, no meio do caminho, as engrenagens quebram e esses dois palhaços ficam presos no meio do nada, tendo somente um ao outro para superar essa adversidade.
Quando: 17/07
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Espetáculo Maladukako – Cia Gravidade
A partir de esquetes de palhaço, mímica e teatro físico o palhaço Kaco encontra uma mala mágica. Cada vez que ele abre a mala surgem seres encantados, malabaristas, contorcionistas e acrobatas que desafiam a gravidade e a magia do universo circense e encantado.
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
Quando: 24/07
Horário: 11h
Gratuito
Livre


Música

Baile de Samba Rock
O baile mensal de samba rock acontece nas aulas de samba rock oferecidas pelo Tendal. A entrada é aberta para todos que quiserem participar! Nesta edição, iremos receber um DJ para embalar a aula!
Quando: 09/07
Horário: 18h
Gratuito
Livre

Dia de Inscrições no Tendal da Lapa!

11h: Apresentação de Teatro Infantil
12h: Espetáculo “O Pequeno Principe”
13h: Apresentação de Capoeira
14h: Espetáculo “Esperando na Rodô” com o Palhaço Jeca
15h: Apresentação de Música com os alunos do Tendal

Quando: 20/07
Horário: 11h – 17h
Gratuito
Livre

Dança

Residência Estética de Bambolê com Cia. Bambolística

Quando: 29/07
Horário: 10h – 13h
Gratuito
Livre