“Hilda” aborda relacionamento entre patroa e empregada

Peça tem texto de Marie NDiaye, um dos novos talentos da literatura contemporânea francesa

Indicada três vezes ao Prêmio Shell/SP de Melhor Atriz, Cácia Goulart é a protagonista de “Hilda”, espetáculo do Núcleo Caixa Preta que será apresentado gratuitamente em dois teatros municipais. A partir do dia 29 de fevereiro, é encenado no Cacilda Becker; e do dia 19 de abril, no Alfredo Mesquita.

Na trama, ao lado dos atores Zé Geraldo Jr. e Beatrix Oliva, Cácia interpreta Madame Lemarchand, uma rica e ociosa mulher que, por puro capricho, resolve contratar como empregada a mulher do seu marceneiro, Hilda. Pouco a pouco, no entanto, a patroa apropria-se da vida da doméstica.

O texto é de Marie NDiaye, escritora francesa considerada um dos novos talentos da literatura contemporânea do País, que venceu os prêmios Femina, de 2001, e Goncourt, de 2009.

“Na primeira vez que li a peça, fiquei simplesmente chocada”, confessa Cássia. Há 20 anos, ela largou uma cômoda carreira de funcionária pública para se arriscar nas artes cênicas. “À primeira vista, parece tratar-se de uma simples relação de poder entre patroa e empregada, mas, na verdade, o que a peça revela é a impotência dessa mulher rica e aparentemente poderosa, que não tem vida própria e por isso precisa se apropriar da vida dos outros e destruí-las”, diz a atriz.

Para valorizar a interpretação, o diretor Roberto Audio optou pela ausência de cenários. Os espaços são delimitados apenas por fachos de luz.

Por Gilberto De Nichile

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 – Lapa - Zona Oeste. Tel: 3864-4513. 14 anos. 100 min. De 29/3 a 14/4. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. Tel: 2221-3657. 14 anos. 100 min. De 19/4 a 21/4. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis