Exposição resgata as origens do rock brasileiro

O CCJ Ruth Cardoso recebe exposição com extenso acervo sobre o rock nacional entre os dias 22 e 24 de novembro

Share/BookmarkCompartilhe

Com abertura no dia 22 deste mês, a exposição Arquivo do Rock Brasileiro traz um extenso material sobre o rock nacional, que pode atrair a atenção dos fãs mais nostálgicos do gênero musical. Para dar início ao evento, a partir das 19h, o curador Ayrton Mugnaini Jr. debate o tema no espaço sarau.

A mostra resgata as origens do rock brasileiro, com ênfase no auge de sua formação, entre 1955 e 1979. Ela é composta por diversos itens representativos, entre eles, gravações, capas de discos, livros, revistas e registros de fotógrafos como Mário Luiz Thompson e Conceição Almeida, e também de produtores como Antônio Aguillar.

Parte das imagens pode ser acessada no site: www.arquivodorock.com.br , que disponibiliza mais de 300 verbetes e 1.000 arquivos de áudio.

O idealizador do projeto foi André Pomba Cagni, jornalista e presidente da Associação Cultural Dynamite; e editor das revistas Dynamite e On & Off. A exposição desenvolveu-se a partir da parceria com o curador Ayrton Mugnaini Jr. "Ao resolver criar o ARB [Arquivo do Rock Brasileiro], [André Pomba Cagni] convidou-me para ser o curador, e ele já tinha uma noção de como seria o projeto, com exposições multimeios. Assim como ele sabia que eu, dono de um bom acervo sobre o assunto, poderia 'emprestá-lo a mim mesmo' para começarmos", conta o curador.

O encerramento, que acontece no dia 24, conta com a apresentação da ARBanda no anfiteatro, a partir das 20h. O grupo inclui no repertório sucessos do rock brasileiro, que remetem desde a origem deste até a explosão nos anos 1970. O show é indicado para maiores de 15 anos, e é preciso retirar ingressos com uma hora de antecedência na recepção do CCJ.


Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – hall de entrada. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. De 22 a 24, das 10h às 20h. Grátis