Coral Paulistano festeja Mário de Andrade

Em comemoração aos 75 anos de sua criação, grupo festeja seu criador

Share/BookmarkCompartilhe

Para celebrar os 75 anos de sua criação, o Coral Paulistano apresenta nos dias 20, às 17h, e 22, às 21h, no Theatro Municipal de São Paulo, um concerto que, na verdade, é uma grande homenagem ao homem que fundou o grupo em 1936, o escritor Mário de Andrade. A proposta, na época, era dotar a cidade de um conjunto vocal oficial que, segundo suas próprias palavras, “cantasse em brasileiro”.
Regente-titular atual do Coral, o maestro Tiago Pinheiro lembra a legitimidade da preocupação do modernista: “Mário tinha participado da Semana de Arte Moderna de 1922 e, mais tarde, na condição de diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, quis trazer a mesma efervescência nacionalista que ocorria na literatura e nas artes plásticas brasileiras para a música de concerto, na época praticamente dedicada aos compositores líricos italianos e franceses.”

    Pinheiro acredita que o ideal de Mário de Andrade foi atingido e o Paulistano é hoje um coral que tem a “cara do Brasil”, com repertório eclético que abrange tanto obras corais eruditas de várias épocas e países, como, principalmente, músicas brasileiras de todos os matizes, incluindo composições folclóricas e regionais, como o jongo, a toada, o maracatu, o samba e o maculelê, sem deixar de lado canções da Bossa Nova e da Tropicália.
Com regência de seu maestro-titular, o concerto de aniversário está dividido em dois momentos. Na primeira parte, serão cantados poemas de Mário de Andrade musicados, alguns já apresentados pelo Paulistano, como “A Moda dos Quatro Rapazes”, e outros, encomendados especialmente para esta ocasião aos compositores Antonio Ribeiro, Nibaldo Araneda e Xavier Bartaboru. 

Na segunda parte do programa, que conta com as participações de André Mehmari ao piano, Ari Polares na percussão e Marcelo Pretto como cantor solista, serão interpretadas criações musicais feitas por Mehmari a partir do material recolhido por Mário de Andrade em suas missões de pesquisas folclóricas pelo Norte e Nordeste do país, em 1938.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro . Dia 20, 17h. Dia 22, 21h. R$ 5 a R$ 35. Funcionamento da Bilheteria: pelo telefone 3397-0327, de 2ª a 6ª, das 10h às 19h, ou até o início do espetáculo. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h, ou até o início do espetáculo.