“Sessão Cineclube 16mm” exibe longas sobre amores impossíveis

Mostra de cinema acontece aos sábados, sempre às 19h, na Biblioteca Roberto Santos

Share/BookmarkCompartilhe

Nos sábados de setembro, a Biblioteca Roberto Santos exibe a “Sessão Cineclube 16mm – Amores impossíveis”, sempre às 19h, com entrada franca. Impulsionada por uma das maiores temáticas do cinema mundial, a mostra retrata os dramas amorosos por meio de clássicos do gênero, como “Folhas Mortas”, de Robert Aldrich, que será exibido no dia 3.

Românticos e céticos poderão conferir as tensões dos conflitos matrimoniais em “A Megera Domada”, de Franco Zeffirelli, no dia 10; e o ciúme doentio em “O Magnífico Traído”, de Antonio Pietrangel, no dia 17.

O longa-metragem “O Violino e o Sonho”, de Václav Krska, encerra o ciclo de cinema no dia 24, com a história de um jovem musicista que é obrigado a escolher entre uma carreira promissora ou o amor de uma mecenas.

As projeções em 16mm acontecem desde 1994 no local. A Biblioteca Roberto Santos é dedicada aos colecionadores, pesquisadores e amantes do cinema, especialmente aos apreciadores deste formato de bitola cinematográfica (largura do filme). A sala tem lotação de 68 lugares e é equipada com projeção eletrônica e som 5.1.


Serviço: “Sessão Cineclube 16mm – Amores impossíveis”. Sábados, 19h. Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema). Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul. Tel. 2273-2390.

 
Confira a programação completa:

SESSÃO CINECLUBE 16MM - AMORES IMPOSSÍVEIS
BIBLIOTECA PÚBLICA ROBERTO SANTOS | ZONA SUL | DE 3 A 24 | SÁB. | GRÁTIS
FOLHAS MORTAS
(Autumn Leaves, EUA, 1956, 107 min, dublado). Dir.: Robert Aldrich. Com Joan Crawford, Cliff Robertson, Vera Miles e outros. Livre.
Mulher solteira de 40 anos vive sem amores ou atenção, até conhecer um homem mais novo com quem vive uma relação turbulenta.
| Dia 3, 19h

A MEGERA DOMADA
(The Taming of the Shrew, EUA/Itália, 1967, 122 min, dublado). Dir.: Franco Zeffirelli. Com Elizabeth Taylor, Richard Burton, Cyrill Cusak e outros. Livre.
O pai de uma solteirona mal-humorada oferece uma recompensa a quem se casar com ela. Um aventureiro rude aceita o desafio. Baseado na obra homônima de William Shakespeare.
| Dia 10, 19h

O MAGNÍFICO TRAÍDO
(Il Magnifico Cornuto, Itália, 1964, 124 min, dublado). Dir.: Antonio Pietrangeli. Com Claudia Cardinale, Ugo Tognazzi, Bernard Blier e outros. +16 anos.
Rapaz se casa com uma bela mulher, mas o ciúme doentio o coloca em situações ridículas.
| Dia 17, 19h

O VIOLINO E O SONHO
(Housle a Sen, Tchecoslováquia, 1946, 86 min, legendado). Dir.: Václav Krska. Com Vlasta Fabianová, Jaromír Spal, Marie Vásová. Livre.
Violinista pede apoio ao compositor Paganini para tocar nos grandes salões e para reger a orquestra nacional, mas as origens humildes e o amor por uma mecenas dificultaram sua carreira.
| Dia 24, 19h