Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo interpreta Villa-Lobos e Beethoven na Biblioteca Mário de Andrade

Apresentação musical faz parte de uma série de programações que ocorrerá uma vez por mês no local, até o final do ano, sempre às quintas-feiras, às 19h e com entrada gratuita

Share/BookmarkCompartilhe

Após a reabertura no início do ano, a Biblioteca Mário de Andrade intensificou sua agenda de atividades oferecida à população. A iniciativa visa estimular o uso do acervo, com eventos que promovam o interesse pela cultura em geral, pela leitura e pela pesquisa. A programação cultural pretende reafirmar a importância da Biblioteca como ponto de encontro para a reflexão e a troca de idéias na cidade de São Paulo.

As apresentações musicais fazem parte deste novo cenário de eventos, cujo foco é a aproximação do público que frequenta a Biblioteca às mais diversas manifestações artísticas. Nesse contexto, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, com o apoio da Diretoria do Theatro Municipal, ofereceu à Biblioteca uma programação mensal para todo o ano de 2011.

A história do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo está inteiramente vinculada à atuação do patrono da Biblioteca, o musicólogo, pesquisador e escritor Mário de Andrade. Foi à época de sua atuação como diretor do Departamento da Cultura, em 1935, que o Quarteto foi constituído como uma entidade oficial, com a missão de difundir a música de câmara e estimular os compositores brasileiros à composição de novo repertório do gênero.

Formado pelos músicos Betina Stegmann e Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), o Quarteto de Cordas é hoje apontado como um dos mais importantes grupos de câmara da América Latina, somando várias premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte, além do “Prêmio Carlos Gomes” de 2003.

Na opinião de Marcelo Jaffé, que também é professor de música da USP e apresentador da Rádio Cultura de São Paulo, as apresentações na Biblioteca conciliam objetivos culturais distintos, porém complementares. “Fica claro que a harmonia entre o Quarteto e a Biblioteca é a melhor possível, e isso se reflete no público - a cada concerto, mais gente. E estas pessoas seguem aprendendo a aproveitar das riquezas ‘municipais’; boa musica com boa leitura”.

As apresentações musicais do Quarteto de Cordas na Biblioteca estão previstas até o mês de dezembro. A próxima ocorrerá no dia 30 de junho, quinta-feira, às 19h, quando serão interpretadas composições de Villa-Lobos e Beethoven. Nos dias de programação, no Auditório da Biblioteca, a Sala de Artes também fica aberta para consulta até às 19h00 e oferece uma exposição de livros do acervo sobre os compositores do programa.

Programa:

Heitor Villa-Lobos – Quarteto No. 13 (18m)
Ludwig Van Beethoven – Quarteto pó. 132 (45m)