Após fim das obras, Theatro Municipal de São Paulo anuncia temporada 2011

Mais de 90 espetáculos integram a programação: são cinco óperas, que totalizam 24 récitas, 25 concertos sinfônicos, 6 concertos de câmara e 39 espetáculos de dança

Share/BookmarkCompartilhe



Iniciadas em 2008, as obras de restauro, realizadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo, contemplam a recomposição de 25 conjuntos de vitrais, pinturas murais, 487 portas do Municipal tiveram 2.500 peças de seus conjuntos restauradas, 1.000 metros quadrados de passadeiras foram trocadas e tratamento das estruturas de madeira. No arenito da fachada revitalizada, foi aplicado um produto impermeabilizante.

O palco recebeu atualização tecnológica. Entre as principais mudanças estão a automatização e o aumento da capacidade do sistema de varas e a ampliação do fosso da orquestra.

A reabertura oficial acontece no próximo dia 12 de junho. Estão programados, para este primeiro mês, apenas concertos. Em julho, diversas companhias de dança como o Balé da Cidade de São Paulo, Ballet Stagium, São Paulo Companhia de Dança, entre outras, realizam temporada.

Veja a programação completa aqui

Concertos de reabertura

Em junho, a programação será de concertos musicais. Na reabertura do Theatro, dia 12, às 17h, a Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), o Coral Lírico e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo interpretam peças de Radamés Gnattali, Ronaldo Miranda e Ralph Vaughan-Williams, ao lado de um grupo de solistas líricos composto por Céline Imbert, Claudia Riccitelli, Rosana Lamosa, Marcello Vanucci, entre outros.

A OSM faz, ainda, três apresentações ao longo do mês, dias 17, 24 e 26. No primeiro concerto, às 21h, o conjunto divide o palco com Coral Paulistano. Sob a regência de Stefan Lano e com Boris Belkin no solo de violino, o programa terá três temas de Brahms: “Nänie”, “Concerto para Violino Op.77” e “Sinfonia nº 1”.

Nos dias 24, às 21h, e 26, às 11h, o pianista russo Konstantin Scherbakov é o solista convidado da OSM em concerto regido pelo maestro tcheco Jiri Malat. No programa está a Abertura “Carnaval Romano”, de Dvórak, seguido pelo “Concerto para Piano nº 1”, de  Tchaikovsky, e da “Sinfonia nº 8”, de Dvorák.

No dia 19, às 11h, a Orquestra Experimental de Repertório, regida por seu maestro-titular Jamil Maluf, recebe Corky Siegel, pianista e gaitista norte-americano que já se apresentou ao lado de conjuntos como a New York Philharmonic e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Na ocasião, serão interpretadas duas obras de Richard Strauss: “Don Juan” e “Till Eulenspiegel”, e uma composição de William Russo: “Street Music, a Blues Concerto”.

O primeiro mês de programação é encerrado pela apresentação do Ensemble Café Zimmerman, dia 29, às 21h. Criado em 1998 por Pablo Valetti e Céline Frisch, o grupo recria a atmosfera do café de Gottfried Zimmermann, em Liepzig, Alemanha. Espécie de celeiro musical onde aconteciam alguns concertos no século 18, o local originou um conjunto formado por Georg Philipp Telemann e regido por Johann Sebastian Bach, que interpretava ali cantatas seculares e música instrumental.

Confira mais imagens