Cineastas de animação conversam com o público

O encontro deste mês do projeto Fazen´Desenhanimado será realizado dia 28, no Centro Cultural da Juventude

Share/BookmarkCompartilhe

O Núcleo Paulistano de Animação (Nupa) promove mensalmente no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso o projeto Fazen´Desenhanimado. Nele, profissionais do cinema de animação conversam com o público, apresentam filmes e técnicas e falam de suas experiências. O encontro de maio está marcado para dia 28 e recebe, como convidado, Jimmy Leroy, vice-presidente de criação da Nickelodeon América Latina e Brasil, um dos principais canais de entretenimento e produção do mundo.
    
A programação é aberta às 15h com a sessão “Webdahora”. Serão exibidos filmes dirigidos por Nick Cross, David O´Reilly e Joe Murray, animadores que estão entre os mais inovadores do momento e que utilizam a internet como canal independente próprio. A seleção das produções é feita pelo curador do Nupa, Céu D´Ellia, designer e cineasta de animação que integrou a DreamWorks Animation, de Steven Spielberg. Para D´Ellia, ficou mais fácil realizar um filme graças às digitalizações e às novas tecnologias. “Finalmente a animação é considerada altamente rentável. Como reflexo desse aumento de produção e de interessados, a concorrência também é muito maior”, afirma.

Às 16h30, Jimmy Leroy, artista plástico e motion designer premiado, apresentará novas técnicas e contará suas experiências. Ele explica que os brasileiros estão muito perto de ganhar o mercado externo. “O Brasil já exportou pelo menos cinco séries de animação nos últimos quatro anos. Parece pouco, mas é mais do que foi feito nas últimas cinco décadas. Já o mercado americano anda muito esgotado de ideias e procura refresco na América Latina.”

Leroy diz que depois do conhecimento básico de programas e do universo do design, o que mais procura em animadores é a criatividade e a responsabilidade. “Dedicação e pesquisa são a base do negócio, mas desenhar ajuda o profissional a encontrar seu modo de expressão e a não ter de depender de quase nada na hora de criar. Basta papel e lápis”, revela.

Serviço: +12 anos. 50 vagas. Inscrição na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Centro. Dia 28, 15h. Grátis