Pavilhão das Culturas Brasileiras recebe seminário sobre arte e cultura na periferia

Seminário 'Estética da Periferia: arte e cultura nas bordas da Metrópole' ocorre entre os dias 2 e 4 de maio

Share/BookmarkCompartilhe

O seminário reunirá artistas, pesquisadores, acadêmicos, gestores, pensadores da cultura, jornalistas, promotores culturais e ativistas que atuam direta ou indiretamente com a cultura da periferia. O objetivo é promover uma reflexão sobre a arte produzida no entorno das metrópoles brasileiras.

O seminário conta com a realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, através do Departamento de Patrimônio Histórico, da Ong Ação Educativa e do Centro Cultural da Espanha. Além disso, conta com a parceria do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) da USP, do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

Paralelamente, o SESC São Paulo oferecerá na unidade Belenzinho, entre 3 e 8 de maio, a Mostra Cultural Estética da Periferia, desenvolvida em parceria com o Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura.

A programação completa pode ser conferida abaixo ou no site do Seminário e Mostra Cultural Estética da Periferia. No site, também é possível encontrar:  informações sobre o seminário, a programação da mostra cultural, documentos de apoio, textos e um histórico de outros debates e reflexões já realizados sobre o tema. Além disso, está disponível o resultado de uma pesquisa de teses e dissertações produzidas no Brasil nos últimos 10 anos que abordaram a temática.

A participação presencial no Seminário é garantida apenas a convidados, porém é aberta aos internautas, que poderão acompanhar a programação dos dias 03 e 04 via transmissão online, através de link no site do seminário e participar através do Twitter.