Semana do Hip Hop promove atividades em diversas regiões da cidade

Evento acontece de 13 a 19 de março e inclui apresentações artísticas e oficinas ligadas aos 4 elementos do Hip Hop

Share/BookmarkCompartilhe

A programação da Semana do Hip Hop 2011, proposta pelo Fórum de Hip Hop Municipal, é realizada em parceria com as secretarias de Participação e Parceria, Cultura e Educação.

Trata-se de um evento comemorativo que visa a promover e divulgar o hip hop como uma cultura significativa da cidade de São Paulo, principalmente da juventude de origem negra e residente na periferia da cidade. A data é prevista no Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo.

O evento acontece de 13 a 19 de março e inclui apresentações artísticas e oficinas ligadas aos 4 elementos do Hip Hop – o graffiti, os MCs, os DJs e os/as Bboys/Bgirls -, além de promover debates sobre o Hip Hop, as condições e o papel da juventude negra e de periferia na cidade. A programação está distribuída nas 5 regiões da cidade e busca incorporar artistas do Hip Hop com expressão regional.

A Galeria Olido recepcionará o evento de abertura no domingo, além de apresentações artísticas na segunda-feira e workshops no sábado, dia que encerra a programação do Fórum de Hip Hop Municipal com shows no Boulevard São João. De terça à sexta, a programação irá se revezar entre os CEUS Inácio Monteiro, Casablanca, Perus e Jaçanã.

Na Semana do Hip Hop, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso promove uma programação voltada ao tema. Entre as atrações que se apresentam no local está o rapper Emicida, que terá acompanhamento dos MCs Sombra e Rashid. O show acontece dia 20, às 18h.


Programação completa

DOMINGO 13/03/2011

Galeria Olido – Vitrine da Dança
Avenida São João, 473 - Centro

12h00 às 13h30 - Debate: “O Hip-Hop em São Paulo: Genocídio, violência, movimento, auto-estima”
Com Nando (Fórum Hip Hop São Paulo), Malu Viana (Flor do Gueto), Miltão (MNU) e representantes da Coordenadoria da Juventude e da Coordenadoria do Negro

13h40 às 15h00 - Debate: “História viva do Hip-Hop em São Paulo”
Com Sharylaine, Nelsão (Funk & Cia), M.C. Jack (Hip-Hop Cultura de Rua/ Crazy Crew), João Break (Fundador da São Bento `Point`) e  Alam Beat (São Bento Força Break/ Street Warriors)

15h10 às 16h30 - Debate: “Hip-Hop em ação - Periferia, políticas, cultura, educação, geração de renda”
Com BOB (Fórum Hip-Hop São Paulo), MC Tito, DERF (graffiti), Frank Ejara e DJ Man.

16h40 às 18h00 - Debate: “Produção de Hip-Hop - Literatura, vídeo, moda, internet e possibilidades”
Com Lunna (Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop), Elisandra (literatura), JC (vídeo), Rooneyoyo “O Guardião”, B. Girl Miwa  
           
18h00 às 20h00 - Apresentações Freestyle: toca discos, microfones e pistas livres
Com o DJ residente X Dee e os apresentadores Arnaldo Tifu x Aline Afrobreak


SEGUNDA-FEIRA 14/03/2011

Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia
Viaduto Jacareí, 100, 1º andar - Bela Vista

15h00 às 17h00 - Debate: “O Hip-Hop combatendo a violência contra a juventude negra”
Com representantes da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, Secretaria Municipal de Cultura e da Comissão de Juventude da Câmara, Eduardo (Facção Central – a confirmar), Nando (Fórum Hip-Hop São Paulo) e Fernanda (Força Ativa)

Galeria Olido – Sala Mario Pedrosa

17h30 às 19h00 - Projeção de Clipes: Hip-Hop - Produção Brasileira

19h00 às 21:00hs – Apresentações artísticas e Freestyle: toca discos, microfones e pistas livres
Com Vanessa Soares (dança afro), os apresentadores Rapper Pirata e Lurdes da Luz e o Dj residente Pec Jay


TERÇA-FEIRA 15/03/2011

CEU Inácio Monteiro
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº

16h00 às 17h30 – Workshops: 4 elementos
DJ - R.M. (Clã-Leste); Graffiti – Caju; MC –Tito; Dança - Formiga

18h00 às 19h30 – Debate: “O Hip Hop combatendo a violência contra a juventude negra: Mulher, saúde, educação”
Com Rose (Hip-Hop Mulher),  representantes do Poder Público, Rúbia (R.P.W.), Tiely Queen (Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop), Bia (Casa Viviane) e Alessandro Buso (a confirmar)

19h30 às 21h30 – Apresentações artísticas e Freestyle: toca discos, microfones e pistas livres
Com os apresentadores Sharylaine e Ivan, Freestyle Force, Di Quebrada, DJ Luana, Sombras MC´s, Biohazard, DJs Bidu e RM


QUARTA-FEIRA 16/03/2011

CEU Casablanca
Rua João Damasceno, 85

16h00 às 17h30 – Workshops: 4 elementos
DJ – Bola; Graffiti – Risca; MC - Slim Rimografia; Dança - Aline (Afro-B.Girls)

18h00 às 19h30 – Debate: “O Hip Hop combatendo a violência contra a juventude negra: Drogas, geração de renda, segurança pública”
Com Geraldo (Fórum Hip-Hop São Paulo); representantes do Poder Público; Cascão (Trilha Sonora do Gueto - a confirmar) e Miltão (M.N.U.)

19h30 às 21h30 – Apresentações artísticas e Freestyle: toca discos, microfones e pistas livres
Com os apresentadores Aline Afro-break e Malvez, Afro-Break, Afável, DJ Vivian Marques, Amanda NegraSim, Guetto Freak, DJs Bola e Sandro Lobato


QUINTA-FEIRA 17/03/2011

CEU Perus
Rua Bernardo José De Lorena, s/n

16h00 às 17h30 – Workshops: 4 elementos
DJ – Asa; Graffiti - Gisa (Crew Lilás); MC - Raquel (Elo da Corrente); Dança - B-3

18h00 às 19h30 – Debate: “O Hip Hop combatendo a violência contra a juventude negra: Racismo, exclusão, descaso urbano”
Com Lunna(Mulheres no Hip-Hop/Frente Nacional Mulheres do Hip-Hop); representantes do poder público; Tata (Quilombaque); Cris Moscow (Frente Nacional Mulheres do Hip-Hop)

19h30 às 21h30 – Apresentações artísticas e Freestyle: toca discos, microfones e pistas livres
Com os apresentadores Miwa e Msário, Street Son, Extremo Leste Cartel, DJ Tati, Rpw, Crew West e os DJs M.F. e Pow


SEXTA-FEIRA 18/03/2011

CEU Jaçanã
Rua Antonio César Neto, 105

16h00 às 17h30 – Workshops: 4 elementos
DJ – Wand; Graffiti – Ziza; MC - Lara (Favela-Elétrica – a confirmar); Dança - Igor (Stylo Loko)

18h00 às 19h30 – Debate: “O Hip Hop combatendo a violência contra a juventude negra: Políticas públicas, qualificação, implementação, acesso”
Com Samoure (C.N.J.), representantes do Poder Público, Malu Viana (Flor do Guetto), Rapper Pirata (Fórum Hip-Hop São Paulo)

19h30 às 21h30 – Apresentações artísticas
Com os apresentadores Rooneyoyo e Lunna, K.G.B. (a confirmar), DJ Mayra, Odisséia das Flores, Stylo Lokoe os DJs Ajamu e Wand


SÁBADO 19/03/2011

Galeria Olido (Sala Mario Pedrosa e Salas de Ensaio)
Avenida São João, 473 - Centro

10h00 às 11h30 – Workshops
DJ - Zulu (Clã-Leste); Vídeo – TioPac; MC – PMC; Moda, estilo e vestuário - Cíntia (Feira-Afro)

11h30 às 13h00 – Workshops
Produção Musical – Fuga; Literatura – Alan da Rosa (a confirmar); Graffiti; Dança - Danna Black – Wacking

Palco Boulevard São João
Boulevard São João - Centro

13h00 às 21h00 – Apresentações de encerramento
Com a DJ Residente Simmone, os apresentadores Rubia e Max DMN, Fantasma Vermelho, Barcelona, Tiradentes Street Dancers, Liberdade e Revolução (a confirmar), Andrômeda, Ao Cubo (a confirmar), DJ Grand Master Ney, Central Brasileira do Flow, Tocaias MCs (a confirmar), Alvos da Lei (a confirmar), The Funks Men, Filosofia de Rua, Consciência Humana (a confirmar), Criolo Doido, DJ Dan-Dan, Sharylaine, Cartel Central, Z´África Brasil, House dance (a confirmar), Radicais do Peso, MC Jack, Xemalami, Facção X (a confirmar), DJ Buiu, Livre Ameaça, Facção Central (a confirmar), Bonnitas Apleboom, Rapper Pirata, Kuriña, Branco, Thiely Queen, Cartal Z.O. (a confirmar) e Sindicato Negro


Programação do CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO

Cinema

EXIBIÇÃO: “Nos Tempos da São Bento”
Direção: Guilherme Botelho. Apresentação: Dugueto Shabazz. Narração: Paulo Brown. Rodado entre 2007 e 2010, o documentário nos leva ao conflito com o esquecimento: este ato social de se apagar fatos, pessoas e grupos da história. Exercitando a narrativa, “Nos Tempos da São Bento” é uma busca à memória coletiva do Hip Hop. A exibição será seguida de bate-papo com a equipe de produção do filme.
| Dia 15/03, às 19h30. Anfiteatro (100 lugares). Distribuição de ingressos 1 hora antes da sessão, na recepção do CCJ. 10 anos.

EXIBIÇÃO AO AR LIVRE: “Nha Fala”
(França/Guiné Bissau/Luxemburgo/Portugal, 2002, 90 min). Direção: Flora Gomes. Com Ângelo Torres, Bia Gomes, Danielle Evenou. Comédia musical protagonizada por Vita, uma jovem cabo-verdiana que viola um interdito cultural. A transgressão é simbólica: em vez de levá-la a um confronto com a morte, leva-a a um confronto com a vida. A exibição será feita ao ar livre, no mirante do CCJ.
| Dia 18/03, às 18h30. Mirante. Livre.

Encontros

DEBATE: A Saga do Hip Hop  e Genocídio da Juventude
Com: Rapper Pirata, Nando e Ak47. Debate e bate-papo sobre a história do Hip Hop Paulistano desde a década de 80: a trajetória dessa prática artística juvenil, os preconceitos, perseguições e formas violentas de tratamento dos jovens nos locais mais afastados. No final, apresentação dos grupos Rapper Pirata e Fantasmas Vermelhos.
| Dia 16/03, às 19h30. Anfiteatro (100 lugares). Distribuição de ingressos 1 hora antes da sessão, na recepção do CCJ. Livre.

MICROFONE ABERTO
No horário do almoço, o DJ Xdee vai montar sua aparelhagem no Hall de Entrada do CCJ: nas caixas de som, sets de clássicos, raridades e variações do rap se intercalam com bases para improvisações do público presente: versos, rimas, freestyle e rodas de dança são bem vindos.
| Dia 17/03, às 12h. Hall de entrada. Livre.

Música Popular

ARTE MÃE
O projeto Arte Mãe traz ao CCJ algumas manifestações da produção feminina dentro da cultura hip hop. A DJ e performer Lisa Bueno, uma das mais ativas da cena, mostra suas habilidades com os toca-discos e mantém o som durante as apresentações de Lívia Cruz e Shirley Casa Verde, que apresentam seus raps.
| Dia 18/03, às 20h. Anfiteatro (50 lugares). 120 minutos. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na recepção do CCJ.

FESTIVAL REVIVA RAP
Curadores: Anderson Lima e Israel Neto. A 1ª edição do Festival Reviva Rap CCJ, contará com 10 grupos de todas as regiões da cidade, concorrendo por 4 vagas para a Coletânea Reviva Rap. Os convidados serão o grupo feminino “Odisséia das Flores” e o carismático “Criolo Doido”.
| Dia 19/03, entre 17h e 21h30. Anfiteatro (100 lugares). Livre.

CAOS DO SUBÚRBIO
Formado por 4 Mc’s (Eliabe Caos, Gegê, LuizPreto e Negro Rás) e pelo DJ Guinho, o grupo Caos do Subúrbio transmite mensagens positivas por meio de suas letras. Convidados: NusCorre, Odisséia das Flores, Phantom (Boca do Lixo) e Rincon Sapiência. Apresentação: Réu e Mamuti. Discotecagem: DJ Dan Dan e DJ Guinho.
| Dia 20/03, entre 13h às 17h. Anfiteatro (300 lugares). Livre. 240 minutos. Retirar ingressos a partir das 10h, na recepção do CCJ.

EMICIDA: DO CACHOEIRA PRO MUNDO
Nascido na zona norte de São Paulo, Emicida começou a se destacar na cena rap em 2006 por conta dos torneios de freestyle. De 2008 pra cá, o rapaz lançou um single, um EP e duas mixtapes: “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida até que eu Cheguei Longe” e a mais recente “Emicídio”, que solidificou seu nome no cenário do Rap Nacional. Convidados: MC Sombra, MC Rashid e Fabiana Cozza.
| Dia 20/03, às 18h. Anfiteatro (300 lugares). Livre. 90 minutos. Retirar ingressos a partir das 10h, na recepção do CCJ.


Endereços

Câmara Municipal - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista
Galeria Olido - Avenida São João, 473 - Centro
Boulevard São João - Rua São Bento, 465 - Centro
CEU Inácio Monteiro - Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº
CEU Casablanca - Rua João Damasceno, 85 - Jd. Casa Blanca / Jd. São Luiz
CEU Perus - Rua Bernardo José De Lorena, s/n
CEU Jaçanã - Rua Antônio César Neto, 105
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) - Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha