Orquestra Experimental de Repertório e Coral Lírico interpretam Dvorák na Sala São Paulo

Apresentação, dedicada à obra do compositor tcheco, marca a abertura da temporada da OER em São Paulo, dia 27

Share/BookmarkCompartilhe

A Orquestra Experimental de Repertório realiza, dia 27 de fevereiro, às 11h, na Sala São Paulo um concerto que traz um programa dedicado à obra do compositor tcheco, Antonín Dvorák, sob a regência de seu maestro-titular, Jamil Maluf. A apresentação conta com o soprano Gabriella Pace e o baixo-barítono Leonardo Pace como solistas e tem a participação especial do Coral Lírico.



Compositor tcheco, que viveu entre 1841 e 1904, Dvorák escreveu uma música que tinha raízes nas melodias populares de sua terra natal, mas que também espelhava influências de outras culturas, como a americana, em sua obra mais famosa, a “Sinfonia do Novo Mundo”. Grande mestre da orquestração do período romântico, ele dominava como poucos a escrita vocal, em seus diversos gêneros: vocal-sinfônico, óperas e música de câmara.

O “Te Deum”, que será executado na primeira parte do programa, foi escrito para dois solistas (soprano e baixo), coro e orquestra. A concepção musical dessa obra coloca o ouvinte, desde o início, na atmosfera de seu texto principal (A Vós, ó Deus louvamos), através de uma brilhante orquestração introduzida pelos tímpanos, e uma escrita coral de grande densidade, além das expressivas árias para os solistas.

A Sinfonia nº. 8, em Sol maior, op.88, que será executada na segunda parte do concerto, foi composta em apenas dois meses e meio. Essa obra, que se inicia por uma das mais belas melodias para violoncelos da literatura sinfônica de todos os tempos, traz em cada um de seus quatro movimentos, a principal característica desse compositor, que é a de trabalhar de forma inventiva e expressiva nos mais diversos parâmetros da melodia, harmonia e orquestração.

A OER esteve em turnê pelo Ceará em janeiro e visitou as cidades de Sobral, Ubajara, Fortaleza e Maranguape. A apresentação na Sala São Paulo é a abertura da sua temporada 2011 em São Paulo.

Serviço: Orquestra Experimental de Repertório e Coral Lírico, solistas Gabriella Pace e Leonardo Pacce. Regência: Jamil Maluf. Programa: V. Bellini – Abertura da ópera “Norma”; A. Dvorák – Te Deum; A. Dvorák – Sinfonia nº 8, em sol maior, op. 88; Gabriella Pace (soprano) e Leonardo Pace (baixo-barítono). Sala São Paulo, Rua Mauá, 51, Telefone da bilheteria: 3223-3966. Dia 27, às 11h. Entrada Franca. (Retirar ingressos com antecedência a partir de 21 de fevereiro até o dia do concerto)