Denise Stoklos revisita repertório no CCSP

Espetáculos 'Vozes Dissonantes' e 'Calendário de Pedra' serão apresentados em dois finais de semanas diferentes - dias 5 e 6; e 12 e 13 respectivamente

Share/BookmarkCompartilhe

Sozinha no palco, usando como recursos a voz, o corpo e os movimentos, uma atriz vai relatando acontecimentos banais de sua vida, como se estivesse escrevendo um diário. Na verdade, poderia ser a vida de qualquer pessoa da plateia que assim se identifica com a personagem e vai, o tempo todo, fazendo uma reflexão sobre sua própria existência, suas escolhas e seus valores. Essa intérprete é Denise Stoklos, e a peça, Calendário de Pedra. Escrito, dirigido e representado por ela, o espetáculo estreou em 2001 e teve como inspiração o poema Book of Anniversary (Livro de Aniversário, em tradução livre), da autora norte-americana Gertrude Stein.

Em comemoração dos 42 anos de carreira da atriz, a encenação será remontada na Mostra de Repertório de Teatro Essencial, em cartaz durante dois fins de semana na Praça das Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo.

Outro espetáculo reapresentado será Vozes Dissonantes. Encenada pela primeira vez em 1999, a peça mostra personagens brasileiros que se rebelaram contra situações vigentes em diversos períodos da história do País.

Serviço: +14 anos. Centro Cultural São Paulo – Praça das Bibliotecas. Centro. Vozes Dissonantes. Dia 5, 21h. Dia 6, 20h. Calendário de Pedra. Dia 12, 21h. Dia 13, 20h. R$ 20


Veja a programação completa:

VOZES DISSONANTES
Texto, dir. e interpretação: Denise Stoklos. 75 min. +14 anos.
A peça integrou a programação do V Centenário do Descobrimento do Brasil, em 2000, e destaca as posições contrárias ao sistema socioeconômico vigente, que produz diferenças entre classes no País. Da vasta bibliografia abordada, montou-se uma declaração de valores revolucionários por parte de vozes de importantes cidadãos brasileiros, vindos de setores como literatura, sociologia, geografia humana e lideranças.
| Dia 5, 21h. Dia 6, 20h

CALENDÁRIO DA PEDRA
Texto, dir. e interpretação: Denise Stoklos. Participação especial: Antonia Ratto (voz em off). 75 min. +14 anos.
A peça é inspirada na ideia que Gertrude Stein desenvolveu em uma de suas poesias, na qual as datas descrevem o discorrer de um ano completo. Na adaptação, o que importa é a personagem condutora, inominada e sem referências ao público quanto a sua profissão ou outros dados, fora a de que pertence à classe média, pois tem "teto, alimento e educação", o que já a define como privilegiada.
| Dia 12, 21h. Dia 13, 20h