Língua Portuguesa é estudada por meio da música

Projeto desenvolvido em parceria com a Revista Língua Portuguesa inicia programação, de 1º a 9 de outubro, em quatro Bibliotecas Públicas

Share/BookmarkCompartilhe

Estimular os sentidos e o gosto dos jovens pelo idioma. É esse o principal objetivo da oficina Língua nas letras de música, promovida pelo Sistema Municipal de Bibliotecas em parceria com a Revista Língua Portuguesa, publicada pela editora Segmento.

Utilizando a linguagem cotidiana das canções veiculadas em rádios e na internet, o violonista Lucas De Luccia acompanha o professor João Jonas Sobral em encontros gratuitos, entre os dias 1º e 9 de outubro, nas Bibliotecas Padre José de Anchieta e Brito Broca, na zona norte, Mário Schenberg, na zona oeste, e Belmonte, na zona sul.

Do samba ao rap, passando pelo rock nacional, MPB e demais gêneros, as músicas escolhidas para as aulas vão das letras poéticas como O meu guri e Valsinha, de Chico Buarque de Holanda, às populares Pelados em Santos, do grupo Mamonas Assassinas, e Deixa a vida me levar, de Zeca Pagodinho.

“Utilizando a música, partimos de um saber implícito do indivíduo para chegar à linguagem que está por trás”, explica Sobral. “Na escolha das canções, pensei em três fatores: as incidências de situações linguísticas, as questões culturais e sociais e a diversidade do público”. Estão ainda na lista de obras estudadas Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Espatódea, de Nando Reis, A procura da batida perfeita, de Marcelo D2, entre outras.

Em uma hora e meia de duração, cada encontro pretende estudar cerca de dez músicas brasileiras.

Serviço: Biblioteca Pública Padre José de Anchieta. Rua Antônio Maia, 651 - Perus. Zona Norte. Tel. 3917-0751. Dia 1º/10, 10h e 14h. Biblioteca Pública Brito Broca. Av. Mutinga, 1.425 - Pirituba. Zona Norte. Tel. 3904-1444. Dia 2/10, 14h. Biblioteca Pública Mário Schenberg (Temática em Ciências). Rua Catão, 611 - Lapa. Zona Oeste. Tel. 3672-0456. Dia 8/10, 10h e 14h. Biblioteca Pública Belmonte (Temática em Cultura Popular). Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro. Zona Sul. Tel. 5687-0408. Dia 9/10, 14h. Grátis