Pela primeira vez, Balé da Cidade de SP integra Bienal Internacional de Arte de São Paulo

Companhia de dança criada em 1968 apresenta a coreografia ‘Crônicas do Tempo’ em sua estreia no maior evento de arte de São Paulo

Share/BookmarkCompartilhe

O primeiro trabalho da nova safra de criações do Balé da Cidade de São Paulo é Crônicas do tempo, coreografia que será apresentada na Bienal Internacional de São Paulo dia 25 de setembro, às 11h e 13h. . Com direção geral de Lara Pinheiro, a apresentação marca a estreia da companhia de dança do Theatro Municipal de São Paulo no evento.

Com 19 bailarinos em cena, a peça tem trilha sonora especialmente composta pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e figurino assinado pelo estilista João Pimenta que, depois de cinco anos na Casa de Criadores, desfilou sua coleção masculina de verão 2011 na São Paulo Fashion Week.

A coreografia marcou também a inauguração do projeto Laboratório de criação. A montagem conta com a participação do compositor Ed Cortes e dos bailarinos da companhia Jaruam Miguez, Raymundo Costa e Liliane de Grammont e do diretor assistente Luiz Fernando Bongiovanni. Segundo Lara Pinheiro, diretora do BCSP, a colaboração dos bailarinos serve “para a criação de uma linguagem própria e para a formação de uma identidade do grupo”.

O argumento da coreografia é a passagem e a potência do tempo na vida das pessoas. “Esse tema foi um ponto em comum entre todos na hora de montar o espetáculo”, explica a diretora. A estreia de Crônicas do Tempo aconteceu em agosto deste ano, no Centro Cultural São Paulo.

Serviço: Crônicas do tempo. Duração: 40 min. +12 anos. Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Parque Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3. Vila Clementino. 29ª Bienal Internacional de São Paulo – Participação do Balé da Cidade de São Paulo com “Crônicas do Tempo”. Dia 25, às 11h e 13h