Biblioteca temática em poesia presta homenagem a Solano Trindade

Evento "Quilombo de Solano", promovido pela Biblioteca Alceu Amoroso Lima, entre os dias 22 e 25, faz referência à obra do poeta, pintor, ator e folclorista Solano Trindade

Share/BookmarkCompartilhe

Poeta, pintor, ator e folclorista, Solano Trindade é considerado ícone das artes e da literatura popular afro-brasileiras. Para homenageá-lo, a Biblioteca Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima promove, entre os dias 22 e 25, o evento Quilombo de Solano.  

Nascido em 1908, e fundador dos inovadores Centro Cultural Afro-Brasileiro e Frente Negra Pernambucana, daquele estado, foi em São Paulo, no município de Embu, depois de passar por Minas Gerais e pelo Rio de Janeiro, que Trindade consolidou sua importância na cultura afro-brasileira. Juntamente com outros artistas, transformou o vilarejo paulista em centro de cultura popular, o que fez com que a cidade passasse a ser conhecida por Embu das Artes. “Hoje, Solano Trindade está na rua, no teatro, na escola e na biblioteca. Esse é o verdadeiro legado do meu bisavô”, afirma Zinho Trindade.

A programação busca, seguindo palavras do próprio homenageado, “mesclar o tradicional com o contemporâneo, resgatando na fonte de origem e devolvendo ao povo em forma artística”. Para isso, conta com a participação de familiares do poeta, morto em 1974. “A cultura dele está no sangue de todos nós, quando você se dá conta, já está trabalhando com arte”, diz o bisneto.

As atividades contam com Raquel Trindade, filha do folclorista, relembrando a trajetória do pai; King Nino Brown falando sobre black music; exposições de graffiti e de quadros; apresentações de música, de dança e de sarau; exibição dos filmes Solano Trindade 100 anos, de Alessandro Geedes e Helder Vieira, Panorama – Arte na periferia, de Peu Pereira, e Imagens de uma vida simples, do coletivo NCA; além de Zinho, que lança o livro Tarja preta e faz show.


Veja a programação completa:

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA   
Na abertura, foram programadas: uma palestra com Raquel Trindade sobre o homenageado; outra com King Nino Brown sobre black music; a abertura da exposição de graffiti dos artistas Onguer, Congz e convidados e de quadros de Raquel Trindade, Rodrigo Bueno e convidados; a apresentação musical com o DJ Erry G, Dos tambores ao toca-discos; e a exibição do filme Solano 100 anos.
| Dia 22

DANÇA-TEATRO
Espetáculos da Cia. As Capulanas: Solano Trindade e suas negras poesias, Batucando e Gestos sonoros; e exibição do filme de Peu Pereira, Panorama – Arte na periferia.
| Dia 23

LITERATURA
Lançamento do livro de Zinho Trindade: Tarja preta; encontro dos saraus: do Binho, Cooperifa, Fundão, Ademar, Poesia na Esquina, Paumarino e Coletivo Maloquerista; e exibição do filme produzido pelo coletivo NCA: Imagens de uma vida simples (Solano Trindade).
| Dia 24

ENCERRAMENTO
Apresentações musicais com Zinho Trindade e o Legado de Solano, Preto Soul, Záfrica Brasil, Banks Back Spin WorkShow (break) e convidados.
| Dia 25


Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia). Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros. Zona Oeste. Tel. 3082-5023 e 3063-3064. De 22 a 25. Grátis