Cia. Trucks celebra aniversário em oito bibliotecas públicas

Peças infantis e adultas estão na programação gratuita em diversas regiões da cidade

Share/BookmarkCompartilhe

Quando há 20 anos a Cia. Truks criou sua primeira peça, cuja técnica era a de teatro de animação, o objetivo principal foi apenas divertir o público infantil, utilizando bonecos como atores. Com a prática, o grupo passou a incorporar temas mais complexos e estender algumas de suas produções também aos adultos. Para celebrar essa trajetória, parte do repertório é encenada, a partir do dia 4 de setembro, em oito bibliotecas públicas.

Abrindo a programação, Vovô é uma singela homenagem aos imigrantes que chegaram ao Brasil em meados do século passado. Com linguagem poética, o personagem central relembra sua vida, pontuada por momentos históricos marcantes. A apresentação acontece na Biblioteca Hans Christian Andersen.

Montagem que marcou a estreia da companhia, A bruxinha é encenada nas Bibliotecas Cora Coralina, Padre José de Anchieta e Álvares de Azevedo. A personagem ficou conhecida pelas mais de 30 aparições nos livros e quadrinhos da autora Eva Furnari. Entre mágicas e aventuras, a protagonista divide o cenário com um leão, um dragão e seu admirador secreto, Gregório. A adaptação para os palcos rendeu ao grupo o Prêmio Mambembe, em 1995, na categoria Melhor Direção para Teatro Infantil.

Pensando no público adulto, as peças Big Bang e Histórias de bar também integram a programação. “Mesmo para os mais velhos, o teatro de animação é no mínimo interessante e criativo, já que tira o ator do centro e possibilita a qualquer outro objeto ganhar vida em seu lugar”, explica Henrique Sitchin, diretor da companhia. Em Big Bang, o grupo recria a formação do universo desde seu provável momento inicial, misturando humor e poesia, e lança um olhar crítico diante das transformações sofridas pelo homem. Por outro lado, Histórias de bar é comédia pura e reúne piadas curtas e trocadilhos durante um suposto relato policial.

Pioneira no gênero, a companhia ficou conhecida por desmistificar o teatro de animação, utilizando formas elaboradas de trabalho, com a manipulação de bonecos e objetos realizada diante da plateia. “Com o tempo, passamos a nos preocupar também com o que íamos falar às crianças. Decidimos, então, agregar temas mais ‘fortes’ aos espetáculos, complementando nossa proposta inicial, essencialmente lúdica”, completa Sitchin.

Programação completa:
(todas as peças têm entrada gratuita)

Infantil

VOVÔ
Homenagem aos imigrantes que chegaram ao Brasil em meados do século passado. Por meio do contador de histórias Vovô, o espetáculo refaz a trajetória de vida da personagem, desde a infância, na Itália, a passagem pelas guerras europeias e a adaptação ao Novo Mundo. 
| BP Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4.142 - Tatuapé. Zona Leste. Tel. 2295-3447. Dia 4/9, 16h

A BRUXINHA
Bruxinha se diverte fazendo mágicas e conhecendo novos amigos, como um leão e um dragão, com quem vive diversas aventuras. Um monstro surge e deseja testar a varinha da pequena feiticeira, desafiando-a para um duelo. 
| BP Cora Coralina. Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianases. Zona Leste. Tel. 2557-8004. Dia 5/9, 11h
| BP Padre José de Anchieta. Rua Antônio Maia, 651 - Perus. Zona Norte. Tel. 3917-0751. Dia 12/9, 11h
| BP Álvares de Azevedo. Praça Joaquim José da Nova, s/nº - Vila Maria. Zona Norte. Tel. 2954-2813. Dia 19/9, 11h

CIDADE AZUL
O encontro acidental de duas crianças de realidades bem diferentes – uma menina rica, perdida pela cidade, e um garoto das ruas– faz surgir uma sólida e comovente amizade. O contato revela a sábia capacidade que as crianças têm de se aproximarem umas das outras, vencendo os preconceitos por meio de brincadeiras e jogos.  
| BP Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4.142 - Tatuapé. Zona Leste. Tel. 2295-3447. Dia 18/9, 16h
| BP Anne Frank. Rua Cojuba, 45 - Itaim Bibi. Zona Oeste. Tel. 3078-6352. Dia 21/9, 14h

O SENHOR DOS SONHOS  
Lucas é um menino que vive mergulhado em seus sonhos, fantasias e invenções mirabolantes, procurando, sem muito sucesso, adaptar-se às regras sociais. No final, descobre-se que os pensamentos do garoto são, na realidade, as memórias de um velho escritor de sucesso. A apresentação integra a programação especial Domingo na Viriato. 
| BP Viriato Corrêa. 101 lugares. Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana. Zona Sul. Tel. 5573-4017. Dia 19/9, 16h

Adulto

BIG BANG 
O espetáculo faz analogia à história da humanidade e traça um retrato das “realidades do homem”, satirizadas, dramatizadas ou transfiguradas. Recria a história desde seu provável momento inicial, o Big Bang, terminando com o questionamento sobre o destino desconhecido. 
| BP Mário Schenberg. 160 lugares. Rua Catão, 611 - Lapa. Zona Oeste. Tel. 3672-0456. Dia 14, 16h

HISTÓRIAS DE BAR  
Utilizando para a encenação objetos existentes em um bar, o espetáculo conta a história de um barman que pode ter cometido um crime na noite paulistana.

Serviço: Biblioteca Pública Viriato Corrêa. 101 lugares. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017. Dia 23, 19h