Mostra Mundo Árabe exibe filmes inéditos no Brasil

A partir do dia 14, a mostra chega aos espaços da Secretaria Municipal de Cultura: Cine Olido, CCJ Ruth Cardoso e Centro Cultural São Paulo

Share/BookmarkCompartilhe

“A cultura árabe está mais próxima da nossa do que se imagina”. A afirmação é feita por Soraya Smaili, presidente do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), para explicar como o público frequentador das edições anteriores da Mostra Mundo Árabe de Cinema ficou surpreso ao constatar as similaridades existentes entre as questões cotidianas e os problemas sociais das realidades árabe e brasileira. 

Com o objetivo de enfocar os pontos em comum dessas culturas e dissolver estereótipos e preconceitos, é exibida, a partir do dia 14, nos Centros Culturais São Paulo e da Juventude Ruth Cardoso e no Cine Olido, a quinta edição do festival. Em datas diferentes, a mostra chega também a outras salas, como no CineSesc, a partir do dia 2. 

Composta por filmes de ficção e documentários, a programação reúne 14 produções, a maioria delas inédita no Brasil, e que tratam de temas como imigração, exílio forçado, conflitos entre tradição e modernidade, crônicas sociais e a mulher e o mundo contemporâneo.

Entre os longas exibidos, um é brasileiro. Dirigido por Paschoal Samora e Stela Grisotti, A chave da casa (2009) narra as últimas 48 horas de um grupo de palestinos no campo de refugiados na fronteira entre a Jordânia e o Iraque, antes de partir para o Brasil, e retrata, também, o início da adaptação ao novo país. 

A programação traz produções premiadas, como o documentário Ponto de encontro (2006), trabalho realizado por duas mulheres: a brasileira Julia Bacha e a norte-americana Roni Avni. O filme aborda o conflito palestino e israelense de uma maneira diferenciada, ouvindo as duas partes e encontrando, entre elas, um ponto em comum: a dor e as perdas causadas pela guerra. Propondo um diálogo para a superação do ódio, o longa foi escolhido como Melhor Documentário no San Francisco International Festival e no Rencontres Internationales du Documentaire de Montreal. 

Trabalhos de diretores consagrados, como o argelino Merzak Allouache, uma das principais vozes do cinema magrebiano contemporâneo, e o egípcio Yousry Nasrallah, herdeiro de Youssef Chahine, um dos grandes nomes da filmografia árabe, estão presentes.

A mostra é uma parceria entre o ICArabe, a Secretaria Municipal de São Paulo, o Sesc-SP e a Casa Árabe da Espanha. A programação completa, incluindo outros espaços de exibição, pode ser acessada no site oficial.

Para verificar os filmes a ser apresentados no CCJ Ruth Cardoso, Cine Olido e Centro Cultural São Paulo, veja aqui.

Serviço:

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha.

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso. Centro. Tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. 

Galeria Olido - Cine Olido
Av. São João, 473. Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.