Instalação sonora une tecnologia, arte e música

Utilizando-se de multilinguagem, objetos simples e artifícios tecnológicos, a exposição aborda temas como sistemas e transformações

Share/BookmarkCompartilhe

O projeto PirarucuDuo, uma parceria entre Thiago Parizi e Fernando Visockis que realiza desde 1989 trabalhos vinculando música e artes plásticas, estará com a instalação Veredas de remendos, em cartaz, a partir do dia 14 de agosto, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

Com título inspirado no conto O jardim das veredas que se bifurcam, de Jorge Luís Borges, a obra explora hibridismos entre música, arte e tecnologia, produzindo uma paisagem sonora que recria e se apropria do ambiente, construindo, juntamente com sua estrutura física, uma nova situação para esse espaço.

A instalação alia materiais aparentemente simples, como canos de PVC, ventoinha e MDF, com recursos tecnológicos (hardware e software) para criar um discurso sobre sistemas e transformações, ora de ordem física, ora de ordem poética.

O conceito de sistema está intimamente ligado a este trabalho, bem como os termos tradução e versão. Quando se traduz ou verte-se um texto, há sempre um ato de criação a partir de um material pré-existente, ao passo que Vereda de remendos, utilizando-se de materiais modulares, “traduz e verte” manifestações energéticas, formas materiais e discursos sonoros.

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – foyer expositivo. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Abertura: dia 14/8, 17h. De 15 a 31/8. 3ª a sáb., das 15h às 20h. Dom. e feriados, das 15h às 18h. Grátis