Imaginação e poesia se encontram na peça 'Vai te catar'

Em dois finais de semana, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos apresenta espetáculo gratuito no auditório do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Share/BookmarkCompartilhe

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos apresenta, de 10 a 18 de abril, o espetáculo Vai te catar, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Concebido e escrito por Roberta Estrela D’Alva, a atriz é também diretora musical e responsável pela interpretação a partir da proposta conhecida como spoken word. A técnica se baseia na recitação de textos e pode ser traduzida literalmente como a arte da “palavra-falada”.

Em cena, a atriz utiliza um microfone e um tapete imaginário sobre o qual sujeiras, cacos, estilhaços de histórias, fantasias e fragmentos de vida compõem uma nova peça.

Criado em 1986, em Chicago, pelo poeta Marc Smith, as competições de spoken word, intituladas slams,  são as principais influências da narrativa. Para disputa, cada poema deve ter no máximo três minutos, ser autoral e não ter acompanhamento musical, figurino e cenário, focando-se apenas no jogo com a palavra.

O espetáculo conta ainda com intervenções audiovisuais coordenadas por Thomas Fujita e participação especial de Flora Bellenzani na aula de balé registrada pelas imagens captadas por Sérgio Rozenblitz.

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos nasceu em 1999 na Cooperativa Paulista de Teatro. O primeiro projeto foi Bartolomeu, O que será que nele deu?, inspirado na obra de Hermann Mellville Bartleby, um escrituário e dirigido por Georgette Fadel.

A companhia tem como principal foco o diálogo entre a cultura hip hop e seus elementos como a dança de rua/break, o DJ, o MC/rapper e as artes gráficas. Entre as principais montagens está Cindi Hip Hop - pequena ópera rap, que recebeu o Prêmio Coca-Cola Femsa de Melhor Espetáculo Jovem.

Desde outubro de 2002, o grupo trabalha com subsídio da Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. 150 lugares. Zona Norte. De 10 a 18. Sáb., 20h. Dom., 18h. Grátis (retirar ingresso meia hora antes)