Solo de Isabela Santana entra em cartaz na Sala Paissandu

A pesquisa sobre a obra de Lygia Clark resultou na coreografia 'Imanências – Contraste de uma realidade externa', que será apresentada na Galeria Olido

Concebida, dirigida e interpretada por Isabela Santana, a coreografia Imanências – Contraste de uma realidade externa faz curta temporada, entre 11 e 14 de março, na Sala Paissandu, da Galeria Olido.

A partir de trabalhos da artista brasileira Lygia Clark, do videoartista americano Bill Violla e das videocriaturas do brasileiro Otávio Donasci, o espetáculo propõe uma abordagem da realidade com base na noção de contorno e de imagem corporal.

Em meio a televisores pendurados e espalhados pelo espaço, a dança acontece como se cada imagem pudesse transmitir um canal de sentido com a obra coreográfica, deixando corpo, imagens, som e luz vazarem diante do outro. Um dos objetivos é tornar sensível aquilo que está inscrito na memória do corpo. A ambientação sonora, criada por Felipe Ribeiro, é reproduzida por diversos pontos espalhados.

A pesquisa da obra de Lygia Clark, estudada para esta montagem, refere-se à última fase da artista, em especial ao método A estruturação do self, de 1976. Neste trabalho, ela investiga e questiona a apreensão do mundo através da sensação, ativando a potencialidade de camadas mais sensíveis do corpo. O que ela chama de “objetos relacionais” podem ser confeccionados por qualquer pessoa e só ganham sentido na relação com o corpo do outro. A criação artística se dá a partir dessa experiência, possibilitando a descoberta de novos contornos e imagens corporais.

A apresentação tem 50 minutos de duração e é recomendada para maiores de 12 anos.

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. 136 lugares.  Av. São João, 473 - Centro. Tel. 3397-0171. De 11 a 14. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes). Classificação: 12 anos. 50 min.