Milton Nascimento e Lô Borges relembram parceria do “Clube da Esquina” no show de aniversário de São Paulo

A apresentação da dupla é precedida por Flávio Venturini e Érika Machado, com início previsto para 15h do dia 25 de janeiro no Parque da Independência

No próximo dia 25 de janeiro, a partir das 15h, o Parque da Independência volta a servir de palco para as comemorações do aniversário da cidade de São Paulo, que completa 456 anos de fundação. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e com apoio da São Paulo Turismo (SPTuris), realiza desde 2006 o grande show de aniversário da cidade no local. Outros eventos em homenagem à cidade serão divulgados em breve.

Nesse ano, a cantora mineira Érika Machado abre o evento às 15h, com uma apresentação centrada no seu último trabalho, batizado de Bem me quer, mal me quer, com produção de John Ulhoa, do Pato Fu. No repertório, canções como As coisas, Secador e Maçã, de trabalhos anteriores, além da póetica Rosa. Mais tarde, às 17h, é a vez de Flávio Venturini subir ao palco. O artista trabalha o repertório do seu último DVD, que leva o nome de uma canção de Lô Borges, Não se apague esta noite. O repertório sensível dá a deixa para o show que fecha o evento, com Milton Nascimento e Lô Borges.

Em 2008, quando se dedicou à turnê do então recém-lançado Novas bossas gravado em Paris com os irmãos Belmondo, Orquestra Nacional Ile-de-France e o Jobim Trio, com repertório do maestro Tom Jobim, Nascimento deu prova, mais uma vez, da sua versatilidade e declarou que devia essa homenagem ao grande compositor carioca.

Na apresentação em comemoração ao aniversário de 456 anos de São Paulo, os fãs do artista podem aguardar um repertório repleto de canções que, por meio de sua voz se tornaram verdadeiros hinos, como é o caso de Coração de Estudante e Canção da América. “Quando as pessoas vêm ao meu show, mesmo que a gente apresente coisas novas, eu nunca deixo de cantar certas canções, porque eu sei que eles querem ouvir. Seria um desrespeito, por exemplo, não cantar Maria, Maria”, explica o artista que sobe no palco por volta das 19h.

A dupla propõe ao público do evento viajar no tempo em busca de canções que fizeram sucesso no início da década de 1970, quando o Clube da Esquina lançou seu lendário álbum homônimo. Embora o encontro do grupo formado por Milton Nascimento, Lô Borges, Wagner Tiso, Fernando Brant, Márcio Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga tenha durado pouco, fora extremamente produtivo. O resultado elogiado pela crítica destacava sua sonoridade e originalidade.

Completam o repertório canções como Encontros e Despedidas, Cravo e Canela e a possivelmente mais conhecida composição de Lô Borges, Para Lennon e McCartney.


Acesso e estrutura do evento


O palco do show terá 210m² e o som 150 mil watts de potência. Para que todos tenham plena visão de todo o espetáculo, haverá dois telões de LED em alta definição (cada um com 12 m²), no espaço reservado ao público.

Serão utilizadas 1.600 metros de grades para isolamento, 1.000 metros de tapume e 200 barricadas. O esquema de segurança conta com apoio da Polícia Militar, 80 seguranças uniformizados e 30 brigadistas. Três ambulâncias e dois postos médicos estarão disponíveis no local, que contará, ainda, com 70 sanitários químicos e oito sanitários para portadores de necessidades especiais.

A entrada com objetos perfurantes ou cortantes, garrafas, armas de fogo ou brancas, objetos pontiagudos e guarda-chuvas não será permitida. Haverá revista para acesso ao local.


Serviço: Show de Aniversário de São Paulo com Érika Machado (15h); Flávio Venturini (17h) e Milton Nascimento e Lô Borges (19h). Encerramento previsto para as 21h. Duração: 6 horas. Posicionamento do palco: em frente ao Monumento à Independência. End.: Avenida Nazaré, s/nº, Ipiranga – Acesso ao local do show pela Rua dos Patriotas. Grátis.

Realização: Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e SPTuris