Exposição no CCSP mostra ocupação urbana

Além da exibição de fotos, audiovisuais e impressos, o projeto prevê palestras, debates e visitas monitoradas com especialistas no assunto

Há pessoas que, sem a menor cerimônia, utilizam espaços públicos da cidade como se fossem sua propriedade. É o caso de grileiros que invadem e loteiam áreas mananciais, de bares que colocam mesas nas calçadas, de moradores que privatizam ruas ou de flanelinhas que comercializam as vagas em locais de livre estacionamento de automóveis.

Paralelamente a essa ação agressiva e ilegal, no entanto, existem formas de utilização ou ocupação temporária de espaços urbanos que, além de serem inofensivas, e muitas vezes de utilidade pública, dão um toque especial à arquitetura do lugar, quebrando sua homogeneidade e revelando a originalidade e criatividade dos ocupantes. Esse é um fenômeno que ocorre não somente no Brasil. Para mostrá-lo e discuti-lo, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) abre, dia 26, às 15h, a exposição Post It City – Cidades ocasionais. Além da exibição de fotos, audiovisuais e impressos, o projeto prevê palestras, debates e visitas monitoradas com especialistas no assunto.

Monica Calderon, pesquisadora do CCSP e uma das organizadoras da mostra no Brasil, informa que serão apresentados 70 casos observados em 20 países. “Em São Paulo, entre outras abordagens, enfocaremos a ocupação do Minhocão aos fins-de-semana para a prática de atividades esportivas e de lazer; e os peculiares ‘churrascos na laje’, costume comunitário presente em bairros como Heliópolis.”

A mostra é itinerante. Ela chega do Chile e, do Brasil, segue para a Argentina. Seu curador é o espanhol Martí Peran, professor de teoria da arte na Universidade de Barcelona. Os responsáveis pelo módulo brasileiro são os arquitetos Pedro Salles e Louise Ganz.

Serviço:Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. Abertura: dia 26, 15h. Visitação de 27/9 a 29/11. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Agendamento de visitas monitoradas pelo site.