Mostra expõe lirismo de Cora Coralina

Até 19 de setembro, biblioteca temática em poesia dedica exposição à escritora goiana

Os 120 anos de nascimento da poeta Cora Coralina são comemorados na exposição Cora coração, em cartaz até 19 de setembro, na Biblioteca Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima. Criada pela artista plástica Rita Agueira, a mostra reúne aquarelas, painéis e uma instalação, que revelam diversas face-tas do trabalho e da vida da homenageada.

Nascida na cidade de Goiás em 1889, Coralina começou a escrever aos 14 anos de idade, porém, seus poemas foram publicados somente quando já estava com mais de 70 anos. Versos simples, impregnados por uma visão profunda de temas ligados ao universo feminino e ao cotidiano da vida no interior do país, fizeram de sua obra uma referência na poesia brasileira.
A exposição nasceu de uma pesquisa realizada por Rita, que viajou para a cidade natal da poeta e entrou em contato com diversas pessoas que a co-nheceram. Além disso, visitas à casa de Coralina, hoje transformada em museu, inspiraram os trabalhos exibidos.

A artista plástica afirma que as peças representam facetas significativas da trajetória da homenageada. “Dez aquarelas revelam paisagens de Goiás; três painéis mostram uma interpretação pessoal de poemas da autora: Todas as vidas, Milhos e Rio Vermelho; e um tacho de doces, recheado de poemas, apresenta parte de sua obra”. O utensílio faz uma referência lúdica à profissão de doceira exercida por Coralina.

Em outro momento da mostra, uma instalação ilustra, simbolicamente, a vida da escritora por meio de três vestidos. “O primeiro representa a infância e traz referências e desenhos de sua casa e do Rio Vermelho. O segundo relembra a poeta em sua fase adulta e seus filhos. O terceiro retrata o regres-so da autora à sua cidade natal, e conta com tacho de doces, poemas e uma máquina de escrever, simbolizando elementos marcantes de sua velhice”, completa Rita.

Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Av. Henrique Schaum-man, 777 – Pinheiros - Zona Oeste. Tel.: 3082-5023. Em cartaz de 22/8 a 19/9. De 2ª a 6ª, das 8h às 19h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis