Olido reúne os decálogos de Kieslowski

Entre os dias 18 e 19, a série de Krzysztof Kieslowski, Decálogo, criada para exibição na televisão polonesa, será exibida no Cine Olido

A série Decálogo (1989), do diretor polonês Krzysztof Kieslowski, é exibida no Cine Olido, nos dias 18 e 19. O conjunto de dez filmes apresenta adaptações livres dos Dez Mandamentos do Antigo Testamento. 
Considerado uma das obras primas do cineasta, o Decálogo foi criado, primeiramente, para a televisão polonesa. O resultado primoroso do trabalho, no entanto, fez com que os episódios também chegassem às telas de cinema. Apesar de o tema parecer polêmico, visto que não é fácil tratar de assuntos relacionados a doutrinas e crenças, o diretor transcendeu a esfera da moral religiosa, propondo uma discussão aberta sobre dramas que assolam a vida dos homens, como amor, solidão, amizade, ética e medo.

Sua idéia inicial era escrever dez roteiros que ilustrassem a decadência dos valores católicos na Polônia durante o século 20. Porém, enquanto desenvolvia as histórias, o diretor mudou de idéia e retirou todas as alusões políticas do trabalho.

O fio narrativo tem como referência comum o espaço em que as tramas se desenrolam: um conjunto de apartamentos, cuja arquitetura é formada por habitações padronizadas e voltadas para o uso coletivo, típicas dos países do Leste europeu.  Dentro de cada moradia, um problema universal, e ao mesmo tempo particular, acontece.

Apesar de abordarem histórias independentes, as produções têm uma unidade temática e narrativa. Além disso, o espectador mais atento percebe conexões aparentemente invisíveis entre elas, como a presença de atores que surgem ora como protagonistas em um episódio, ora como figurantes em outro.

Também é uma particularidade da série a utilização da mesma equipe técnica em todos os episódios, com apenas uma exceção, os diretores de fotografia. Segundo Kieslowski, cada um deles contribuiu com sua visão particular, mas sem quebrar a unidade do projeto. A trilha sonora é assinada pelo conterrâneo Zbigniew Preisner, compositor que trabalhou em diversos filmes do cineasta. 

Serviço: Galeria Olido - Cine Olido. Avenida São João, 473 - Centro. Tel.: 3331-8399.R$ 1.

PROGRAMAÇÃO:

O DECÁLOGO DE KRZYSZTOF KIESLOWSKI
GALERIA OLIDO / CINE OLIDO / CENTRO / DE 18 A 20 / 12 ANOS / R$ 1

Exibição da série O decálogo, realizada em 1988 por Krzysztof Kieslowski. Produzidos originalmente para televisão, os episódios chegaram às salas de cinema e foram sucesso de crítica e público. Com cerca de 50 minutos de duração, os médias-metragens são adaptações livres dos Dez Mandamentos do Antigo Testamento. Em todos os episódios, Kielowski utilizou a mesma equipe técnica, com apenas uma exceção, o diretor de fotografia. Destaca-se a trilha sonora assinada por Zbigniew Preisner.
Os médias-metragens, realizados para a televisão polonesa em 1988, têm cerca de 50 minutos de duração, cada.

DECÁLOGO 1
Com Henryk Baranowski, Wojciech Klata, Maja Komorowska e outros.
Professor universitário, que acredita na razão e na força das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, que está dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia.
DECÁLOGO 2
Com Krystyna Janda, Aleksander Bardini, Olgierd Lukaszewicz e outros.
Grávida do amante, mulher decide abortar se o marido, gravemente enfermo, se recuperar. 
/ Exibições seguidas. Dia 18, 15h. Dia 19, 19h30

DECÁLOGO 3
Com Daniel Olbrychski, Maria Pakulnis, Joanna Szczepkowska e outros.
Para procurar o marido desaparecido durante a véspera de Natal, mulher pede ajuda a um antigo amante, relembrando, durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado.
DECÁLOGO 4
Com Adrianna Biedrynska, Janusz Gajos, Artur Barcis e outros.
O relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando ela descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.
/ Exibições seguidas. Dia 18, 17h. Dia 20, 15h

DECÁLOGO 5
Com Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz, Jan Tesarz, Zbigniew Zapasiewicz.
Um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira.
DECÁLOGO 6
Com Grazyna Szapolowska, Olaf Lubaszenko, Stefania Iwinska e outros.
Jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema naturalidade uma possível relação entre eles.
/ Exibições seguidas. Dia 18, 19h30. Dia 20, 17h

DECÁLOGO 7
Com Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz, Jan Tesarz e outros.
Garota entrega sua filha para a avó criar, e se passa por sua irmã. Quando a criança está com 6 anos, a verdadeira mãe resolve se aproximar, levantando antigas mágoas.
DECÁLOGO 8
Com Grazyna Szapolowska, Olaf Lubaszenko, Stefania Iwinska e outros.
Pesquisadora judia encontra-se com uma professora de ética da universidade que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial para não cometer falso testemunho.
/ Exibições seguidas. Dia 19, 15h. Dia 20, 19h30

DECÁLOGO 9
Com Ewa Blaszczyk, Piotr Machalica, Artur Barcis e outros.
Ao descobrir que o marido é impotente, mulher se relaciona com jovem amante.
DECÁLOGO 10
Com Jerzy Stuhr, Zbigniew Zamachowski, Henryk Bista e outros.
Com a morte de um filatelista que não se preocupava em sustentar a família, uma fortuna em selos é descoberta. Seus dois filhos são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger a inesperada herança.
/ Exibições seguidas. Dia 19, 17h