Cia. Nova de Teatro encena texto de Heiner Müller

Com direção de Lenerson Polonini, a peça Heiner Müller em repertório faz curta temporada, de 13 a 16, na Galeria Olido

No palco, um cenário quase vazio ocupado por quatro intérpretes que se revezam nos personagens. Com esses componentes e a utilização intensa de recursos diversos como dança, teatro, vídeo e música eletrônica, o diretor Lenerson Polonini, da Cia. Nova de Teatro, encena Heiner Müller em repertório. O espetáculo gratuito, em cartaz entre os dias 13 e 16 na Galeria Olido, reúne três das mais representativas peças do polêmico dramaturgo alemão: Hamletmachine (1977), Medeamaterial (1982), e Descrição de imagem (1984). 

Hamletmachine traz o drama vivido pelo personagem shakespeariano para os dias atuais; Medeamaterial condensa a tragédia de Eurípedes em diálogos curtos e um monólogo da protagonista, dando ênfase à idéia de traição; e Descrição de imagem, inspirada em um desenho feito por uma adolescente, faz uma auto-reflexão sobre o teatro e seu papel na sociedade.

Müller morreu em 1995, e completaria, em 2009, seu octogésimo aniversário. Na Alemanha Oriental, foi amigo e admirador de Brecht e dramaturgo no Teatro Máximo Gorki. Por seus textos contestatórios, foi expulso da Associação dos Escritores na década de 1960. Abandonou, então, a crítica direta ao presente e começou a trabalhar com metáforas míticas e históricas, utilizando temas clássicos, como os que serão representados, sobre Medéia e Hamlet.

Segundo Polonini, o grande legado que Müller deixa às companhias teatrais é a total liberdade de criação. O espetáculo conta com a participação especial, em áudio, do ator Paulo César Pereio.

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. 139 lugares. Av. São João, 473. Centro. Tel: 3331-8399. De 13 a 16. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis