Espetáculo infantil conta histórias do Japão

Cia. Ópera na Mala encena para o público infantil histórias japonesas, dia 18, às 16h

A Biblioteca Hans Christian Andersen, temática em contos de fadas, recebe, dia 18, às 16h, os atores e manipuladores Cris Miguel e Sérgio Serrano, da Cia. Ópera na Mala, para encenar o espetáculo infantil Mukashi, Mukashi, era uma vez no Japão. 

A idéia da montagem surgiu a partir do programa Baú de histórias, criado e apresentado por Cris e Sérgio, desde 2005, nas emissoras de televisão Cultura e Rá Tim Bum. Como tema de alguns episódios, decidiram encenar histórias japonesas. Gostando da proposta, o Consulado do Japão solicitou a elaboração de uma peça sobre o mesmo assunto, para integrar a programação de um festival cultural realizado no Parque Ibirapuera.

O espetáculo é composto por cinco histórias baseadas em contos tradicionais do Japão. Hagoromô fala sobre um pescador que não queria devolver o véu encontrado na praia a uma ninfa celestial que veio buscá-lo.

Jisouzama trata da recompensa que um velhinho faminto recebeu ao ser bondoso com duas estátuas. Tanabata Matsuri explica a tradicional festa de 7 de julho do Japão. Urashimataro é a história do pescador que foi apresentado ao paraíso do fundo do mar por uma tartaruga que ele salvou. A última, Issum Boshi, narra as aventuras de um menino pequeno e valente.

Os contos são representados por meio de teatros de sombras e de bonecos, ao som de música ao vivo. Para aproximar ainda mais a montagem da cultura oriental, a dupla de atores utiliza shamisem e taiko, respectivamente, instrumentos de corda e de percussão tradicionais do Japão. “A música está sempre presente em nosso trabalho. Cantamos em japonês e fazemos também algumas versões para o português. Resumidamente, a música é o eixo da história”, revela Cris.

Fundada em 1998, a companhia já se apresentou em diversos países e recebeu, no Brasil, prêmios como o Coca-Cola FEMSA e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). | Érica Saboya

Serviço: Biblioteca Pública Hans Christian Andersen – auditório. Av. Celso Garcia, 4.142 - Zona Leste. Dia 18, 16h. Grátis