Clássicos aterrorizam a programação de cinema da Biblioteca Roberto Santos

Quatro produções em 16mm apresentam histórias macabras e inesquecíveis, realizadas nas décadas de 1940 a 1950

Entre os dias 4 de julho e 1º de agosto, o cineclube da Biblioteca Roberto Santos – Temática em Cinema, exibirá quatro clássicos do terror: Uma vida por um fio (1948), A morta viva (1943), O gigante de Nova Iorque (1958) e O mostro Humano (1940).

Uma vida por um fio retrata um suposto plano de assassinato. Leona, uma mulher inválida que vive trancada em sua casa, percebe que seu marido esta atrasado e decide ligar para o escritório dele. O telefonema é transferido para um outro ramal e ela acaba ouvindo um plano de assassinato.

A morta viva mostra a jornada de uma enfermeira canadense chamada Betsy, que viaja até a América Central para cuidar da esposa de um rico fazendeiro.  Betsy começar a investigar uma possível ligação entre a situação de sua paciente, que permanece paralisada na cama, com os rituais religiosos da ilha. Logo, a enfermeira percebe que não são as superstições mas os segredos obscuros da família a chave para o enigma.

Célebre cult dos anos 40, O Monstro Humano foi protagonizado por Bela Lugosi, um dos principais astros do cinema de horror do século passado.  Nesta produção de baixo orçamento o ator interpreta dois papéis: o dono de uma corretora de seguros (Dr. Orloff), que expede apólices para homens abastados de Londres e depois os mata, e o benevolente chefe de um asilo para cegos (Dr. Dearborn). Graças a seus disfarces ele consegue despistar a inteligente Scotland Yard, que apenas acha os corpos misteriosamente boiando no Rio Tâmisa.

Serviço: Biblioteca Pública Roberto Santos - Temática em Cinema. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul | tel. 2273-2390. Grátis.

Veja abaixo a programação completa

UMA VIDA POR UM FIO
(Estados Unidos, 1948, 89 min). Dir.: Anatole Litvak. Com Barbara Stanwyck, Burt Lancaster, Ann Richards e outros. 12 anos.
Ao ligar para o escritório do marido, mulher descobre plano sobre um assassinato. Ela tenta denunciá-lo, mas a polícia não acredita.
/ Dia 4, às 19h

A MORTA VIVA
(Estados Unidos, 1943, 69 min). Dir.: Jacques Torneur. Com James Ellison, Frances Dee, Tom Conway e outros.
Enfermeira é contratada para cuidar de uma mulher doente, porém, não se conforma com a apatia de seus parentes, os quais acreditam que a doença seja fruto de um feitiço.
/ Dia 11, às 19h

O GIGANTE DE NOVA IORQUE
(Estados Unidos, 1958, 70 min). Dir.: Eugène Lourié. Com Ed Wolff, John Baragrey, Robert Huton e outros.
Com a ajuda de um filho, médico decide criar um corpo mecânico para abrigar o cérebro de seu outro filho morto. Ao recuperar a vida, o rapaz se torna agressivo.
/Dia 18, às 19h

O MONSTRO HUMANO
(Inglaterra, 1940, 76 min). Dir.: Walter Summers. Com Bela Lugosi, Hugh Williams, Greta Gynt e outros. 12 anos.
Uma série de crimes misteriosos começa ocorrer em Londres. Todas as vítimas são homens, sem família, que deixam seguro de vida em nome de um doutor.
/ Dia 1º/8, às 19h