Filmes franceses mostram criações coreográficas

Entre os dias 16 e 21, no Cine Olido, 24 produções fazem um panorama da dança francesa com entrada franca

A mostra Paisagens Coreográficas Contemporâneas exibe, entre dias 16 e 21, no cine Olido, 24 produções que fazem um panorama da dança francesa, mostrando desde métodos de criação de espetáculos até suas encenações.

Na abertura, o curta Entropia, dos diretores Frédéric Dryja e Jérôme Thomas, e o longa O homem que dança, de Rosita Boisseau e Valérie Urréa, serão exibidos em seqüência, a partir das 15h. No primeiro, a dançarina e coreógrafa Emmanuelle Huynh é a protagonista. No longa, são retratados homens dançarinos, como Angelin Preljocaj, Christian Bourrigault, Dimitri Chamblas e Mark Tompkins.

Entre os títulos escolhidos estão também Os pés no palco, sobre a trajetória da companhia Black Blanc Beur; e One Flat Thing Reproduced, curta de Thierry De Mey, que mostra 17 bailarinos dançando entre mesas metálicas dispostas em um grande galpão.

O ciclo é uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e Européias da França, o Centre National de la Cinematographie e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

Serviço: Paisagens Coreográficas Contemporâneas. Galeria Olido – Cine Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel.: 3331-8399. De 16 a 21. R$ 1