João Guimarães Rosa ganha homenagem em biblioteca pública

Homenagem ao autor que completaria 101 anos em 27 de junho traz exposição, bate-papo, narração de histórias e oficina de leitra

A Biblioteca Alceu Amoroso Lima, temática em poesia, promove, a partir do dia 14, um evento especial sobre o escritor mineiro João Guimarães Rosa, que termina dia 27 de junho, data em que completaria 101 anos.

A programação conta com exposição, palestras, narrações de trechos da obra do escritor, oficinas de leitura em grupo e colóquio. A exposição De Danúbio ao São Francisco – Guimarães Rosa para todos reúne sete estandartes e um painel com 6 metros quadrados, bordados pelo grupo Teia de Aranha. Formado por mulheres leitoras do autor, o coletivo faz uma interpretação lúdica da obra, do processo de criação e da profissão do homenageado.

O colóquio multidisciplinar Além-Sertão, o livro infinito de João Guimarães Rosa ocorre entre dias 21 e 23, e reúne profissionais da área de literatura para tratar de aspectos da obra-prima Grande sertão: veredas. O encontro conta, ainda, com leituras dramáticas e exibições de audiovisuais.

Segundo a curadora do simpósio, Regina Porto, a obra escolhida é “um livro em que todas as formas de saber e potências do conhecimento se cruzam, resultando em um dos maiores ensaios poéticos sobre a condição humana”.

Serviço: Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros. Zona Oeste. Tels.: 3082-5023 ou 3063-3064. Entrada Franca.

Confira a programação completa:

ESPECIAL GUIMARÃES ROSA
BIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA / AUDITÓRIO / ZONA OESTE / GRÁTIS

Evento que reúne exposição, palestra, bate-papo, narração de histórias e oficina de leitura sobre o escritor mineiro João Guimarães Rosa. A programação conta ainda com o colóquio multidisciplinar Além-Sertão: O Livro Infinito de João Guimarães Rosa.

EXPOSIÇÃO: DE DANÚBIO AO SÃO FRANCISCO – GUIMARÃES ROSA PARA TODOS
Trabalhos de Maria Alice Rosmaninho, Elizabeth Ziani, Maria Cristina Ferreira, Silvia Mitie Ueno, Rioco Kayano, Nivea D’Otero Scarpinella e Maria Neuma Cavalcante.
A exposição consiste em um painel sobre a vida do escritor e  sete outros sobre suas obras. São bordados que têm como objetivo divulgar o registro iconográfico de Rosa. O projeto foi idealizado pela professora Beth Ziani, doutoranda em Literatura da USP, a partir de pesquisa feita pela professora Neuma Cavalcante e alunos da Universidade Federal do Ceará. Os trabalhos foram desenvolvidos pelo grupo Teia de Aranha, constituído por mulheres leitoras de Guimarães Rosa. Os desenhos são  de  Rioco Kayano.
/ Abertura dia 14, 19h (veja programação de inauguração abaixo). De 15/5 a 27/6. 2ª a 6ª, das 8h às 19h. Sáb., das 9h às 16h

BATE-PAPO DE ABERTURA
Com Beth Ziani e Rioco Kayano.
A professora e o artista falam sobre o processo criativo dos bordados que compõem a exposição e o objetivo do projeto.
NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS
Com Magna Martins.
Ex-integrante do Grupo Miguilim, formado por contadores de histórias de Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa, Magna, narra trechos da obra do escritor.
MERGULHO NO SERTÃO DE GUIMARÃES ROSA
Palestra com Emílio Terron.
O sertão rosiano ultrapassa as condições espaço-temporal, geográfica e histórica, e exige, para seu entendimento, mais do que raciocínio ou esforço de significação. Para auxiliar nessa compreensão, a palestra destaca a vida e obra do autor; os procedimentos lingüísticos adotados para invenção de mundo; o pensamento intuitivo ativado pela linguagem poética; os personagens “originais” de sua obra; e as indicações clínicas e esparsas do autor que, segundo ele, nos aproximam e nos distanciam de “ser-tão”.
/ Apresentações seguidas. Dia 14, a partir das 19h

OFICINA DE LEITURA
Coord.: Beth Ziani e Rosa Haruco.
A partir da leitura, em voz alta, de textos do autor, os participantes analisam as obras. Ao ler e ouvir os textos escolhidos se percebe a sonoridade, a entonação e a poética das palavras do escritor. Na discussão posterior, procura-se conhecer o significado das palavras e a forma criativa de suas construções gramaticais.
/ Vagas limitadas. Inscrições pessoalmente ou pelo telefone: 3082 5023, de 2ª a 6ª, das 9h às 19h. Oficina: Dias 28/5; 4, 18 e 25/6, das 17h às 19h
 
ALÉM-SERTÃO: O LIVRO INFINITO DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
BIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA / AUDITÓRIO / ZONA OESTE / DE 21 A 23 / GRÁTIS

Projeto: Além-Sertão – O Livro Infinito de João Guimarães Rosa.
Colóquio multidisciplinar. Projeto e curadoria: Regina Porto (produtora e musicista). Produção executiva: Cecilia Miglorancia. Realização: PAC Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Agradecimentos: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e Instituto Moreira Salles.
 
O projeto faz ampla análise multidisciplinar do romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (1908-1967), desenvolvida com ineditismo para a mídia radiofônica na forma de 12 programas de 1hora e 60 clipes de 10 min, a serem veiculados no segundo semestre pelas principais emissoras da rede pública de radiodifusão do país. Evento paralelo, o colóquio constitui um painel expressivo do projeto, com a presença de 11 expositores e três leitores comentaristas, falando da obra.
A curadora Regina Porto é produtora, musicista, jornalista e sound designer. Dirigiu a Cultura FM de São Paulo e foi editora de música da revista Bravo!.

MESA I - FIGURAÇÕES: O QUE É PRA SER – SÃO AS PALAVRAS!

O sertão de Rosa: uma ficção da linguagem
João Adolfo Hansen (USP)

Grande Sertão: Veredas - a teoria de Guimarães Rosa
Luiz Roncari (USP)

A transgressão do feminino em Grande Sertão: Veredas
Cleusa Rios Pinheiro Passos (USP)

LEITURA DRAMÁTICA
No intervalo entre os debates, a cantora lírica e musicóloga Anna Maria Kieffer interpreta A donzela guerreira.
/ Apresentações seguidas. Dia 21, das 19h às 22h

MESA II – TOPOLOGIAS: AONDE É QUE JAGUNÇO IA? À VÃ, À VÃ

Teoria, política, história e ficção em Grande Sertão: Veredas
Heloísa Starling (UFMG)

O sertão: o vazio no imaginário colonial
Maria Elisa Mader (PUC-RJ)

A épica homérica em Grande Sertão Veredas
Ana Luiza Martins Costa

A síntese dialógica rosiana
Paulo César Carneiro Lopes (Unicastelo)

PROJEÇÃO DE AUDIOVISUAL
No intervalo entre os debates, é exibido Além-sertão, audiovisual que mostra imagens do ensaio fotográfico feito por Edu Simões especialmente para os cadernos de literatura do Instituto Moreira Salles. O filme tem design sonoro de Regina Porto.
/ Apresentações seguidas. Dia 22, das 19h às 22h

MESA III - ESCRITURA: E VI O MUNDO FANTASMO

A travessia dos fantasmas: sujeito e desejo
Márcia Marques de Morais

Nonada: a semiótica no texto de Guimarães Rosa
Luiz Cláudio Vieira de Oliveira

A invenção da linguagem: um lance de "dês"; Augusto de Campos
Cristina Fonseca

Campo geral: Miguilim - Mutum
Ana Luiza Martins Costa

LEITURA COMENTADA
No intervalo entre os debates ocorrem as leituras comentadas Poesia e metalinguagem: a ascese das palavras, com o poeta e letrista Carlos Rennó; e Prosa narrativa: a sobre-coisa, a outra-coisa, com o escritor Rubem Alves.
Também será exibido Mutum, longa dirigido por Sandra Kogut, baseado no livro Campo geral, de Guimarães Rosa. Estrelada pelos meninos Thiago Silva Muniz e Wallison Felipe Leal Barroso, e pelo ator João Miguel, vivendo o pai deles, a produção mostra um garoto de 10 anos e seu irmão, observando o enigmático mundo dos adultos.
/ Apresentações seguidas. Dia 23, das 10h às 15h