Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal tem 6ª de Beethoven e solos de trombone

Apresentação com entrada franca será na Sala Olido, dia 17 de abril, às 19h30

Sob a regência do maestro Rodrigo de Carvalho, a Orquestra Sinfônica Municipal se apresenta no dia 17 de abril, sexta-feira, às 19h30, na Sala Olido, interpretando a 6ª sinfonia, de Ludwig van Beethoven. O programa conta, ainda, com mais duas peças: Senhor dos espíritos, de Weber, e Concerto para trombone e orquestra, de Ferdinand David, essa última com solos do instrumentista Gilberto Gianelli. A entrada é franca.   

A Sexta sinfonia, de Beethoven, é também conhecida como Sinfonia pastoral e é precursora de um tipo de música que se convencionou chamar de “programática”. Sua intenção é a de descrever a sensação experimentada pelo autor nos ambientes rurais. Até os nomes dados pelo compositor para cada um dos cinco movimentos que a integram revelam esse propósito: “Alegres impressões suscitadas com a chegada ao campo”, “Cena à beira de um regato”, “Alegre reunião de camponeses”, “Trovoada e tempestade” e “Canto dos pastores: Sentimentos de alegria e gratidão depois da tempestade”.

Mas, como o próprio Beethoven advertia, não deve ser interpretada ao pé da letra, mas sim o que cada um sente ao ouvir a música. É assim que Walt Disney, que a utilizou em um dos quadros de seu desenho animado musical, Fantasia (1940), levou a observação do autor às ultimas conseqüências: em vez de mostrar a vida campestre da Europa do século XIX, na qual o compositor se inspirou, transpôs a melodia para o monte Olimpo, da mitologia grega, utilizando como personagens para essa paisagem bucólica, cavalos alados, unicórnios, centauros, cúpidos e os próprios deuses helenos.

Serviço: Orquestra Sinfônica Municipal. Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel: 3331-8399. Dia 17/4, 19h30. Grátis (retirar ingresso meia-hora antes).