Teatro de animação relembra Dumont

Espetáculo direcionado ao público infantil destaca trajetória de Santos Dumont, inventor do avião

Depois de ser vista em apresentações esporádicas durante 2007, a peça Albertinho, o menino voador entra em temporada de dois meses no Teatro Martins Penna, a partir do dia 4, às 16h, sempre aos sábados e domingos. Montado pela Cia. Luzes e Lendas, o espetáculo conta, de forma bem-humorada, a trajetória de Santos Dumont desde sua infância, quando já demonstrava atração por máquinas voadoras, até a grande invenção que o consagrou como Pai da Aviação.

Por meio da técnica milenar de teatro de sombras, os atores dão vida a dois mecânicos que trabalham em um novo projeto de Dumont e, enquanto isso, conversam sobre o inventor. Em cena, são utilizados objetos animados, como carrinhos de bombeiro, balões e uma réplica do famoso avião 14 Bis. “Por tradição, nós já trabalhávamos com teatro de sombras há muitos anos. Neste espetáculo inovamos, acrescentamos bonecos”, revela o diretor e intérprete Valter Valverde.

Os objetos foram confeccionados pelo próprio grupo, que além de Valverde conta com Cristhian Macedo Lins e Lourenço Amaral Júnior. O trabalho se iniciou em 2006, quando foi comemorado o centenário do vôo do 14 Bis. Na época, o grupo apenas contava as histórias desenvolvidas com base em uma pesquisa sobre a vida do personagem. Em 2007, a idéia foi amadurecida e transformada em espetáculo, encenado em bibliotecas, unidades do Sesc e programas escolares.

SERVIÇO: Teatro Martins Penna. 249 lugares. Largo do Rosário, 20, Penha, Zona Leste. Tel. 2293-6630. Próximo do Shopping Penha. De 4/4 a 31/5. Sáb. e dom., 16h. R$ 10. Dias 4 e 5/4, Grátis