Ponto de Leitura enfoca mulheres na literatura

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Ponto de Leitura Olido traz um sarau de leitura, seguido de bate-papo que dá início ao projeto permanente Confraria da Leitura

Em comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Ponto de Leitura da Galeria Olido apresenta, durante todo o mês, uma programação especial que conta com narração de histórias para adultos, sarau de leitura e bate-papo, além de dar início ao projeto permanente Confraria da Leitura.

Dia 5, às 18h30, ocorre a narração de histórias Contos na boca da noite. No encontro, a pedagoga Rita Marques narra três textos femininos: A princesa que tudo sabia… menos uma coisa, de Rosane Pamplona; Fátima, a fiandeira, da tradição oral; e Sir Gawain e a dama, da compilação de histórias dos tempos da cavalaria do Rei Artur. “Os contos permitem uma forte identificação e reflexão para a mulher, mas os homens também gostarão de ouvi-los”, garante Rita.

Para o sarau de leitura, dia 9, às 18h, o tema escolhido é A mulher em verso e prosa. Disposto em uma mesa, o material selecionado pode ser lido pelos participantes aos presentes. O evento é aberto, também, a apresentações de produções literárias autorais.

Pouco conhecidas ou famosas por sua profissão, escritoras de diversas gerações são comentadas, dia 20, às 18h, em um bate-papo coordenado pela pedagoga Marisabel Lessi de Mello.

Dia 26, às 18h30, a escritora Marli Porto, autora do livro Narrativas lésbicas, narra o conto O príncipe de Solén, presente nessa obra.

Para o projeto Confraria da Leitura, é distribuído, durante todo o mês, cópias de um texto de autoria de Virginia Woolf. No dia 30, a partir das 18h30, os leitores se reúnem para discutir a obra. Os interessados podem, ainda, enviar pequenos textos que ficam expostos no Painel do Leitor, instalado no local. O projeto tem coordenação de Rita Marques.


Serviço: Galeria Olido - Ponto de Leitura. Avenida São João, 473 - Térreo. Informações ao público: 3397-0171. Dia 20, às 18h e Dia 26, às 18h30. Grátis.