“Entre nesta dança” movimenta a programação de cinema do CCJ Ruth Cardoso

CCJ Ruth Cardoso apresenta entre os dias 4 e 25 de fevereiro uma seleção de filmes que promove com o avançar dos anos uma viagem pelo mundo da dança

A dança sempre foi um terreno fértil de invenção figurativa no cinema.  A lista de clássicos e astros que encantaram o público graças à habilidade de se expressar por meio de movimentos dançados é imensa, no entanto, seria injusto não citar alguns nomes que revolucionaram as duas linguagens como Fred Astaire, Ginger Rogers e Gene Kelly, que foram ícones do cinema e da dança de salão que marcaram as décadas de 40 a 60.

No final dos anos 70 o gênero passou por grandes transformações. John Travolta revigorou a relação entre as duas linguagens fazendo grande sucesso com “Os Embalos de Sábado à Noite” (1977). Este filme ficou conhecido como o marco inaugural da famosa “era das discotecas” que ganhou as pistas de dança mundo afora. 

Pensado na relação entre a dança e o cinema o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso exibe a mostra Entre nesta dança, que traz filmes clássicos dos anos 70 e 80 e algumas produções atuais que retomam o gênero. A mostra gratuita será exibida entre os dias 04 e 25 de fevereiro, sempre às 20h.

Segue abaixo a programação completa:

VEM DANÇAR COMIGO
(Austrália, 1992, 94 min). Dir.: Baz Lhurmann.
Com Paul Mercúrio, Tara Morice e outros. Dançarino profissional, às vésperas de um concurso nacional de dança de salão na Austrália, separa-se de sua parceira. Para substituí-la, decide ensaiar uma aluna desajeitada que freqüenta as aulas na escola de dança dos pais dele.
/ Dia 4/2

DIRTY DANCING
(Estados Unidos, 1987, 97 min). Dir.: Emile Ardolino.
Com Patrick Swayze, Jennifer Grey e outros. Garota em férias com a família se apaixona pelo instrutor de dança do hotel em que estão hospedados. Seus pais não aprovam o romance por acharem o ritmo da dança muito sensual.
/ Dia 5/2

FOOTLOOSE
(Estados Unidos, 1984, 107 minutos). Dir.: Herbert Ross.
Com Kevin Bacon, John Lithgow e outros. Rapaz se muda para cidade do interior e enfrenta preconceitos junto à sociedade conservadora local por se mostrar apaixonado por dança. Junto com outros amigos, promete revolucionar a cidade.
/ Dia 11/2

OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE
(Estados Unidos, 1977, 118 min). Dir.: John Badham.
Com John Travolta, Karen Gorney e outros. Jovem balconista do subúrbio vê na dança a única perspectiva de mudar de vida. Ao som da trilha sonora dos Bee Gees, o longa marcou início da Era Disco.
/ Dia 12/2

DANÇA COMIGO
(Japão, 1996, 119 min). Dir.: Masayuki Suo.
Com Kôji Yakusho, Tamiyo Kusakari e outros. Homem de negócios, entediado com a própria vida, matricula-se em um curso de dança por sentir-se atraído pela professora.
/ Dia 18/2

SE ELA DANÇA, EU DANÇO
(Estados Unidos, 2006, 98 min).
Dir.: Anne Fletcher. Com Rachel Griffiths, Channing Tatum e outros. Jovem é enviado para prestar serviços comunitários em uma escola de arte. Lá, conhece uma aluna de dança moderna e, apesar de viverem em mundos totalmente diferentes, tornam-se parceiros.
/ Dia 19/2

SOB A LUZ DA FAMA
(Estados Unidos, 2000, 113 min). Dir.: Nicholas Hytner.
Com Peter Gallagher, Amanda Schull e outros. Buscando um lugar em uma academia famosa de dança, grupo de jovens sacrifica seus prazeres pessoais para poder treinar intensamente.
/ Dia 25/2