Bibliotecas celebram o natal com narração de histórias

Biblioteca Temática de Contos de Fadas Hans Christian Andersen e Sala de leitura infanto-juvenil do CCSP oferecem histórias com temas natalinos neste mês

A programação de natal da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen e do Centro Cultural São Paulo (CCSP) traz contadores de histórias que chegam carregados de enredos fascinantes.

No dia 10, às 14h, a dupla Lílian Marchetti e Jonathan Silva apresenta a peça Lume Luzinha Brilhante, que será encenada na Hans Christian Andersen. Contadora de histórias há vinte anos, Lílian traz três textos que serão intercalados por poemas musicados – a trilha, composta por canto, violão e percussão, fica a cargo de seu parceiro, Jonathan, e o cenário contará com um presépio de papel que será manipulado durante a apresentação.

Alguns desses poemas são trechos da obra do grande mestre Guimarães Rosa, como O burro e o boi no presépio. “Eu sempre quis encaixá-los em algum trabalho”, explica ela. Por meio de histórias como A Velha Senhora, cujo aniversário coincidia com o dia de Natal e, por isso, nunca era lembrado, a dupla leva as crianças ao riso, e, quase que sem querer, à reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal. Não por acaso, a última história da peça é justamente a dos Três Reis Magos.

Já nos dias 13 e 14, a Sala de Leitura Infanto-Juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet do CCSP recebe Camila Cassis e Natália Grisi, do grupo A Hora da História que apresentam quatro contos lúdicos de Natal fazendo uso de recursos cênicos e ilustrativos para divertir as crianças. Na história O troca-troca de brinquedos, por exemplo, desenhos representam os brinquedos que são trocados entre as crianças de uma cidade. Já em O Natal de Manoel , um menino descobre por acaso o significado do Natal, após ouvir respostas nada convencionais de diferentes pessoas.

Serviço: Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen. Zona Leste. Lume Luzinha Brilhante: dia 10, 14h. Grátis
Centro Cultural São Paulo. Sala de Leitura Infanto-Juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet. Contos de Natal: dias 13 e 14, 14h30. Grátis