Ainda desnuda a relação do jovem com as drogas

Ainda, apresentada pela Cia. Garatujas dia 10, às 19h, na Sala Luiz Sergio Person da Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Explorar o universo de um jovem usuário de drogas, sua relação com a família, com os amigos e com a sociedade, é a proposta da peça Ainda, apresentada pela Cia. Garatujas dia 10, às 19h, na Sala Luiz Sergio Person da Biblioteca Pública Viriato Corrêa.

O projeto surgiu em 2006, após pesquisa realizada pelo grupo com professores e coordenadores escolares para saber quais assuntos de interesse dos jovens poderiam ser abordados. “Selecionamos os temas sexualidade, preconceito e drogas”, explica José Scavazini, produtor, ator e roteirista do espetáculo, juntamente com Hiram Ravache. “A partir desses dados, partimos em busca do texto e chegamos à obra Drogas, da escritora Gilda Elisa”. Além de Scavazini, estão no elenco Carlos Mariano, Ailton Rosa e Antonio Carlos de Niggro.

Com direção de Marcos Caruso, a montagem tem como cenário imagens computadorizadas projetadas em uma tela ao fundo do palco. Uma caixa preta disposta sobre um piso laminado determina a geometria por onde se locomovem os atores. Todos esses elementos cênicos compõem a linguagem incidental que busca estabelecer uma identidade com o novo e o moderno, proporcionando agilidade à encenação.

A forma como a companhia lida com a questão das drogas foi um dos elementos que chamou a atenção de José Florentino, secretário executivo do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (Comuda) e assistente técnico da recém-criada Coordenadoria de Atenção às Drogas, da Secretaria de Participação e Parceria. “No dia internacional de combate às drogas, 26 de junho, fomos chamados pelo grupo para assistir à peça e contribuir com críticas”, conta. “O interesse despertado em nós foi tanto que convidamos os atores para apresentar o espetáculo em diversos espaços da Prefeitura, integrando o projeto Sala Jovem – Mix Peça Ainda, da Coordenadoria”, completa.

|Serviço: Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. Dia 10, 19h. Grátis