Fotógrafos unidos mostram a produção latino-americana

Com curadoria do espanhol Claudi Carreras, a exposição Laberinto de miradas 3 – Coletivos fotográficos ibero-americanos entra em cartaz na Galeria Olido a partir do dia 10

O projeto destaca o surgimento dos coletivos profissionais de fotógrafos, um dos fenômenos contemporâneos que começa a emergir com força no contexto ibero-americano. Os grupos surgiram devido à massificação da oferta de imagens e à saturação dos meios de difusão tradicionais. Essa realidade fez com que os profissionais da área se unissem para gerar novos modelos de representação, capazes de destacar suas produções.
A mostra é composta por imagens produzidas por 15 coletivos, entre eles a Cooperativa Sub, da Argentina; a Cia. de Foto e o Observatório de Favelas, do Brasil; e a Blank Paper, da Espanha; reunindo ao todo oito países.

Criada há cinco anos, a Cia. de Foto é formada por oito integrantes. Todos os trabalhos criados são produzidos coletivamente. Rafael Jacinto, um dos fotógrafos do grupo, revela que os profissionais vieram do mercado editorial e do jornalismo. “A iniciativa do coletivo surgiu da vontade de priorizar nossas idéias por meio de uma obra que discutisse diversas questões ligadas à imagem”, conta.

Paralelamente à exposição, foram programados, na sala Olido, entre dias 10 e 14, encontros e apresentações cujo objetivo é discutir a dimensão dos coletivos, confrontando a opinião de fotógrafos e críticos convidados sobre os trabalhos. Com realização da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Galeria Olido, o evento se inicia dia 10, às 15h, com a aula Cidade, cidadania e imagem. Fazem parte dessa mesa-redonda o editor e curador da Galeria Vermelho, Eduardo Brandão, e os arquitetos Newton Massafumi e Raquel Rolnik. A abertura da mostra ocorre no mesmo dia, às 19h30. Depois de São Paulo, outros países latino-americanos recebem a exposição.

As inscrições para todas as atividades paralelas (veja programação completa na página ao lado) são gratuitas e devem ser feitas até dia 5, pelo site: http://www.laberintodemiradas.net/.


|Serviço: Galeria Olido – sobreloja e 1º andar. Centro. Abertura da exposição: dia 10, 19h30. Visitação: de 11/12 a 1º/3/2009. 3ª a 6ª, das 12h às 21h30. Sáb., dom. e feriado, das 12h30 às 20h. Grátis