Texto teatral embarca nas descobertas adolescentes

Espetáculo Cidadania entra em cartaz, dia 1º, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Situada entre a infância e a vida adulta, a adolescência é a fase da vida em que se acumulam vantagens, perdas e, principalmente, descobertas. Discutindo esses temas, o espetáculo Cidadania entra em cartaz, dia 1º, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

Após ter experimentado a boa resposta do público e ser indicada para três categorias do prêmio Coca-Cola Femsa 2008 com a peça Bate-papo, de Enda Walsh, a Cia. Arthur-Arnaldo voltou à temática jovem em Cidadania.

De autoria do dramaturgo inglês Mark Ravenhill, o texto foi escrito, em 2005, para o Nacional Theatre de Londres, e discute as relações dos adolescentes com o ambiente que os rodeia, como a descoberta da sexualidade, o contato com as drogas, o envolvimento com os amigos, professores, amores e questões que permeiam o sistema educacional.

Traduzida por Soledad Yunge, a montagem brasileira tem direção de Tuna Serzedello. “Sem parecer uma lição de moral, todos os questionamentos propostos no texto são abordados pelos personagens, mas permanecem sem resposta. A conclusão fica por conta do espectador”, afirma o diretor. “A história é organizada em nove cenas, e embarca em uma jornada de descobrimento”, completa.

Com duas cadeiras de escritório no meio do palco, uma mesa giratória e lousas brancas, o cenário, criado também por Soledad, remete a elementos escolares que situam o público no espaço onde os jovens passam a maior parte de seu tempo. Estão no elenco Fábio Lucindo, Júlia Novaes, Jussane Pavan e outros seis atores.

|Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Anfiteatro. Zona Norte. De 1º a 23. Sáb., 20h. Dom., 18h30. Grátis