Ex-Mutante Túlio Mourão interpreta trilhas sonoras

Para interpretar algumas de suas criações para o cinema, o ex-tecladista do Grupo Mutantes, Túlio Mourão, apresenta na Biblioteca Pública Roberto Santos, dia 19, às 18h, o show Cine popular

Convidado inicialmente a participar, em 1982, do projeto TABA – Histórias e Músicas Brasileiras, Mourão fez alguns arranjos para acompanhar a narração de contos infantis da autoria de escritores como Ruth Rocha e José Rufino dos Santos. Gravadas em disco, essas músicas foram as primeiras experiências do compositor em trilhas sonoras.
Em cinema, sua estréia foi em 1989, no longa-metragem Jorge, um brasileiro, de Paulo Thiago. Visto por mais de um milhão de espectadores no ano de seu lançamento, o filme tem a voz de Milton Nascimento interpretando a canção Visões, de Mourão e Ronaldo Bastos. “Começava uma geração de cineastas brasileiros que se preocupava com a música e dava a seu autor o tempo, espaço e orçamento necessários para a criação em cima do roteiro”, conta o compositor. Ao lado de Thiago, o musicista mineiro trabalhou ainda nos filmes Vagas para moças de fino trato (1993) e O vestido (2003).
Mourão assinou também as composições do curta de animação Estrela de oito pontas (1996), de Fernando Magalhães, e do longa O viajante (1999), de Paulo César Saraceni. “A trilha induz ao entendimento do filme, contribuindo para a interpretação do espectador”, explica o músico. “Há casos em que o diretor cuida da ação explícita das cenas e o compositor, da implícita, resultando num mix entre os dois pontos de vista. Essa é a parte interessante dessa parceria”, completa.
Além das canções para cinema, Mourão apresenta no show parte do repertório instrumental de sua carreira como pianista-solo e o arranjo que fez para o samba clássico de Noel Rosa, Último desejo.

|Serviço: Biblioteca Pública Roberto Santos. Zona Sul.
Dia 19, 18h. Grátis