Obra de Leminski é tema de encontros e show

Para falar sobre o autor, o jornalista e escritor Ademir Assunção ministra, na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, a partir do dia 9, o curso Leminski em quatro capítulos

Poemas em forma de música, o cotidiano transformado em arte e palavras combinadas como se não existissem separadamente. Essas são algumas das características do trabalho de Paulo Leminski. Para falar sobre o autor, o jornalista e escritor Ademir Assunção ministra, na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, a partir do dia 9, o curso Leminski em quatro capítulos. No mesmo espaço, a cantora Neuza Pinheiro apresenta, dia 18, o show Profissão de febre, com obras do poeta musicadas por ela.

Leminski nasceu em Curitiba em 1944. Seus primeiros trabalhos foram publicados na revista Invenção. O livro de prosa experimental, Catatau, tornou-se um marco da literatura contemporânea.

Além da poesia e prosa, o escritor traduziu obras de Trótski, Mishima e Beckett e fez biografias de nomes como Cruz e Sousa e Matsuo Bashô. O curso deve abordar todas essas fases. “Em Catatau, Leminski explode com a idéia de romance, há uma linguagem inventiva muito bem usada. Já em Agora é que são elas, ele traz o anti-romance, uma ironia ao tradicionalismo”, explica Assunção, que ministra, pela primeira vez, um curso sobre a vida do autor que admira.

Ao conhecer Leminski, em 1984, por intermédio do amigo em comum, o músico Itamar Assumpção, a cantora e compositora Neuza Pinheiro decidiu interpretar sua poesia. “Em um único dia a gente aprendia com Leminski o que normalmente se leva uma vida inteira”, conta ela. “A partir disso, passei a refinar a poesia da minha música através da música da poesia dele”, completa.

No show, acompanhada pelos músicos Tonho Penhasco e Ronaldo Gama, Neuza apresenta faixas de seu CD Olodango e canções cujas letras saíram do livro póstumo do poeta, La vie en close. “Fazer essa transformação na linguagem para a música é, sobretudo, um exercício de liberdade”, afirma.

Leminski morreu em 1989, vítima de cirrose hepática.


|Serviço:
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima
Zona Oeste. Curso: 30 vagas. Inscrições pessoalmente ou pelo telefone: 3082-5023. De 9 a 30. 5ª, 19h30. Show: Dia 18, 18h. Grátis