Galeria Olido apresenta fotos de Nair Benedicto

a Galeria Olido inaugura, dia 11, exposição com trabalhos dos artistas selecionados pelo Programa de Fotografia 2008 do CCSP, e mais de 100 imagens da fotógrafa convidada, Nair Benedicto

Com o objetivo de mostrar ao público como está a produção fotográfica contemporânea, a Galeria Olido inaugura, dia 11, exposição com trabalhos dos novos artistas José Frota, Guilherme Maranhão e João Castilho, selecionados pelo Programa de Fotografia 2008 do Centro Cultural São Paulo, e mais de 100 imagens da fotógrafa convidada, Nair Benedicto.

O trabalho do paulistano Frota é denominado Espaços interiores e explora a transformação que o tempo e o homem imprime aos espaços físicos. O carioca Maranhão investiga o caminho entre fotografia e lixo, aproveitando, entre outras referências, as sucatas que os amigos guardam para ele. Já o mineiro João Castilho, em Lote vago, mostra desempregados em um espaço vazio, ocupando o tempo e enganando o tédio.

A convidada Nair Benedicto é considerada uma das melhores profissionais brasileiras. Líder da resistência na época da ditadura, quando foi presa e torturada, encontrou na fotografia uma forma de sensibilizar a sociedade sobre graves problemas ecológicos e sociais, como desigualdade, marginalização, guetos espaciais e mentais, drogas, e sobre temas como crianças, índios e mulheres.

Seus trabalhos foram estampados em publicações como as revistas Veja, Isto É, Stern, Paris-Match, BBC-Ilustré, Zoom, NewsWeek, Time e Le Figaro Magazine. Acervos como os do MoMa, de Nova York; do Smithsonian Institute, de Washington; do MM/RJ; e da Coleção Masp-Pirelli possuem fotos produzidas pela artista. Nair foi fundadora das agências de fotografia F4 e N Imagens e, durante os anos de 1988 e 89, foi comissionada pela Unicef para documentar a situação da mulher e da criança na América Latina.

A mostra reúne imagens produzidas pela fotógrafa desde a década de 1970.


|Serviço: Galeria Olido. Centro. 1º andar. 2ª Mostra do Programa de Fotografia 2008. De 11/10 a 9/11. Sobreloja. Nair Benedicto. De 11/10 a 23/11. 3ª a 6ª, das 12h às 20h30. Sáb., dom. e feriado, das 12h30 às 20h. Grátis