Texto chileno é encenado no CCJ

Traição, deslealdade e fraqueza humana são os temas abordados pela peça Infiéis, que chega dia 6 ao Centro Cultural da Juventude

Montado em diversos palcos desde 2006, o epetáculo da Teatro Kaus Cia. Experimental retrata os dramas vividos pelos casais Felipe (Robson Raga) e Daniela (Amália Pereira); e Andréia (Maritta Cury) e Carlos (Ângelo Coimbra), que se reencontram após o regime ditatorial do Chile e relembram os sonhos e frustrações daquela geração.

De autoria do dramaturgo chileno Marco Antonio de La Parra, traduzido por Hugo Villavicenzio, o texto mostra personagens entre 35 e 40 anos que se diziam rebeldes quando jovens, mas agora vivem um cotidiano acomodado, sem grandes riscos. “O próprio autor, em certo momento, ironiza a falta de comprometimento de alguns desses militantes”, conta o diretor Reginaldo Nascimento.

Responsável, ainda, pelo cenário e trilha sonora, Nascimento utiliza sete camas brancas de ferro que formam um labirinto, e músicas que vão do erudito ao rock, intercaladas por ruídos e sons.

A iluminação, de Vanderlei Conte, comanda a passagem de tempo e determina o local onde se situam as cenas, além de acentuar a idéia de labirinto proposta pela cenografia. “Juntos, cenário, luz e texto remetem aos desencontros e decisões tomadas durante a vida. Como num tabuleiro de xadrez, as histórias quase nunca se encontram. Quando um personagem pensa ter solucionado determinado problema, surge outro”, revela o diretor.

Contemplada pelo Programa de Fomento ao Teatro, a peça faz parte do projeto Fronteiras – O Teatro na América Latina, realizado pelo grupo em parceria com o Instituto Cervantes, que contou também com os espetáculos El chingo, do venezuelano Edilio Peña; e A revolta, do argentino Santiago Serrano, encenados entre 2006 e 2007.

Serviço: Centro Cultural da Juventude – Anfiteatro. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha - Zona Norte. Dias 6, 7, 12, 13, 14 e 21. 6ª e sáb., 20h. Dom., 18h30. Grátis