Cia. Fábrica SP debate literatura da África portuguesa

Denominados Ciclos Moçambique e Vigotski, os encontros integram o projeto Memórias de Outro Mar, da Cia. Fábrica São Paulo, que foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro, em 2008

O Centro Cultural São Paulo inicia, dia 3, uma série de debates e palestras que investiga como o meio influencia a formação da memória coletiva e individual no processo de constituição do ator. Dirigidas principalmente a estudantes de pedagogia, psicologia e antropologia, mas aberta a todos os interessados, as atividades fazem parte das pesquisas desenvolvidas pela companhia, que resultarão na adaptação para teatro do romance O outro pé da sereia, do moçambicano Mia Couto, com previsão de estréia para o próximo ano.

Na primeira parte das palestras, o Ciclo Moçambique aborda a obra marcada pela oralidade de autoria de Couto. O autor foi escolhido pela sensibilidade com que resgatou a memória de seu país, que apenas em 1975 se tornou independente de Portugal. O efeito dessa dominação na formação cultural de seu povo, de forma semelhante à ocorrida no Brasil, é outro traço que instiga os pesquisadores e atores que participam das discussões.

Como ferramenta para entender a formação da memória individual dentro do processo histórico-cultural, o Ciclo Vigotski tem como base a teoria do psicólogo russo Lev Semionovitch Vigotski, segundo a qual o social seria formado pelo indivíduo e vice-versa.

Desconstruir a visão exótica que costumamos ter da África é a meta do grupo que, em 2002, esteve em Cabo Verde apresentando o espetáculo A falecida, de Nelson Rodrigues. Agora, a intenção é realizar um intercâmbio com a África Portuguesa, permanecendo de 20 a 25 dias em cada país.

"Pretendemos dar maior visibilidade à produção literária produzida nessa região africana, que só não é mais intensa por se alicerçar essencialmente na oralidade”, comenta Roberto Rosa, diretor da companhia.

|Veja programação abaixo

CICLOS DE PALESTRAS – MOÇAMBIQUE E VIGOTSKI
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO / SALA DE DEBATES / CENTRO / DE 2/9 A 2/10 / 19H30 / GRÁTIS


A Curadoria de Teatro do CCSP apresenta em setembro dois ciclos de palestras que fazem parte do projeto Memórias de Outro Mar, da Cia. de Teatro Fábrica São Paulo, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro 2008. O Ciclo Moçambique refere-se à história recente desse país africano, destacando a literatura de um de seus escritores contemporâneos mais destacados, Mia Couto. O Ciclo Vigotski aborda a obra do psicólogo russo Lev Semionovich Vigotski.  

  • CICLO MOÇAMBIQUE
    MEMÓRIA, ORALIDADE E CORPORALIDADE NA CULTURA AFRICANA
    Com a profa. e dra. Maria Antonieta Antonacci (PUC-SP).
    / Dia 2
  • A FORMAÇÃO DA LITERATURA MOÇAMBICANA
    Com a profa. e dra. Rita Chavez (USP).
    / Dia 3
  • IDENTIDADES, COLONIALISMO E LIBERTAÇÃO EM MOÇAMBIQUE
    Com o profº e dr. José Luis Cabaço.
    / Dia 4
  • CICLO VIGOTSKI
    MEMÓRIA E IMAGINÁRIO

    Com Ana Luiza Bustamante Smolka e Ana Gabriela Pedrosa.
    / Dia 30
  • AFETO E EMOÇÃO
    Com Lavínia Salomão Magiolino e Fernando Bonadia.
    / Dia 1º/10
  • TEATRO, CORPO E EXPERIÊNCIA
    Com Flávia Faissal e José Tonezzi.
    / Dia 2/10