Encontros mostram a milenar cultura chinesa

Embalado pelo espírito pós-olímpico, o projeto Que País É Este?, do CCJ, apresenta, de 7 a 28, uma programação especial que tem a China como tema

Com curadoria do diretor do Centro de Cultura Chinesa de São Paulo, Wei Bo, e tendo a parceria da União Ton Lon de Kung Fu, o evento reúne diversas atividades com o objetivo de ilustrar algumas das características históricas e culturais desse país.

Oficina de pintura, apresentações da tradicional dança do leão e de kung fu, exposição de réplicas de espadas e palestras estão na programação.

Na área de cinema é exibida uma maratona com três filmes dirigidos por um dos mais importantes cineastas chineses da atualidade, Zhang Yimou.

Quem se lembra das belas imagens mostradas durante a abertura e o encerramento dos últimos Jogos Olímpicos deve saber que o diretor foi o responsável pela concepção das cerimônias.

| Veja programação abaixo.

QUE PAÍS É ESTE? CHINA
Centro Cultural da Juventude / Zona Norte / Grátis

O projeto promove atividades variadas para ilustrar algumas das características dos países relacionados com os cursos oferecidos no laboratório de idiomas do CCJ. Em setembro, será enfocada a China.
Parcerias: Centro de Cultura Chinesa e União Ton Lon de Kung Fu. Curadoria: Wei Bo.

  • A CULTURA CHINESA: UMA VISÃO ENTRE AS CULTURAS ORIENTAL E OCIDENTAL
    Palestra com Wei Bo, diretor cultural do Centro de Cultura Chinesa de São Paulo (coreógrafo de artes marciais, professor, tradutor e intérprete da língua chinesa).
    / 30 vagas. Inscrições na recepção. Biblioteca. Dia 7, 14h
  • APRESENTAÇÃO DE KUNG FU
    Com a União Ton Lon Kung Fu do Brasil e Luiz Carlos Nascimento da Silva (especialista em artes marciais chinesas e diretor cultural da Federação Paulista de Kung Fu Wushu).
    O kung ku é uma arte marcial milenar de origem chinesa. Inspirado nos movimentos dos animais, sua prática contribui para o equilíbrio entre o corpo físico e a mente, desenvolvendo o autoconhecimento.
    / Área de Convivência. Zona Norte. Dia 7, 17h
  • PINTURA CHINESA
    Oficina com a profª Hu Lan.
    Pintura em aquarela chinesa, técnica milenar em que o pincel, a tinta, o papel e os tinteiros de pedra são chamados de “os quatro tesouros do estúdio".
    / 15 vagas. Inscrições na recepção. Ateliê. Dia 13, 14h
  • ARTE DA GUERRA
    Exposição que apresenta 18 réplicas de espadas chinesas, desde as antigas dinastias até os tempos atuais.
    / Biblioteca. Dia 21, 14h
  • O ENIGMA DOS IDEOGRAMAS
    Com Wei Bo (diretor cultural do Centro de Cultura Chinesa de São Paulo).
    Palestra sobre a escrita chinesa baseada em símbolos gráficos que representam uma idéia (ideograma). O conjunto completo contém cerca de 15 mil ideogramas.
    / 30 vagas. Inscrições na recepção. Biblioteca. Dia 21, 14h
  • LÍNGUA E CULTURA CHINESAS
    Palestra com Inty Scoss Mendoza (professor de chinês – mandarim – do Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP).
    / 30 vagas. Inscrições na recepção. Biblioteca. Dia 21, 16h
  • DANÇA DO LEÃO
    Grupo de dança do Centro de Cultura Chinesa de São Paulo.
    Na apresentação, os integrantes imitam os movimentos do leão com o objetivo de trazer boa sorte e felicidade, afastando os maus espíritos e dando boas vindas à primavera.
    / Área de Convivência. Dia 21, 15h40
  • CAFÉ CULTURAL: O TAO (CAMINHO) DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
    Palestra com Edgar Cantelli Gaspar (acupunturista, fitoterapeuta e professor de I Ching).
    Medicina tradicional chinesa e a filosofia do I Ching, livro mais antigo do mundo, que pode ser compreendido tanto como oráculo quanto como filosofia de vida.
    / 50 vagas. Inscrições na recepção. Biblioteca. Dia 28, 16h
  • CCJ VISITA: TEMPLO ZU LAI
    A visita monitorada do CCJ deste mês será ao Templo Zu Lai, maior templo budista da América Latina. Sua arquitetura é inspirada nos palácios da Dinastia Tanga (entre os anos 618-907), época de esplendor cultural na China.
    / 48 vagas. Inscrições na recepção. Espaço Sarau. Dia 20, 12h

MARATONA: A TRILOGIA WUXIA, DE ZHANG YIMOU
Centro Cultural da Juventude / Anfiteatro / Zona Norte / Dia 27 / Grátis

Um dos mais importantes diretores da chamada quinta geração do cinema chinês, Zhang Yimou se tornou conhecido principalmente pela ousadia de abordar temas como autoritarismo e liberdade de expressão em pleno início do processo de abertura econômica em seu país. Com Herói (2002), obteve a maior bilheteria nos Estados Unidos para uma produção chinesa, explorando as artes marciais de maneira requintada. Foi também responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.
Todas as projeções têm suporte em DVD.

  • HERÓI
    (China, 2002, 96 min). Com Zhang Ziyi, Jet Li e outros.
    Após passar mais de uma década estudando a técnica de manusear a espada, um homem declara ter vencido três assassinos de elite.
    / 15h30
  • O CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS
    (China, 2004, 119 min). Com Zhang Ziyi, Takeshi Kaneshiro e outros.
    Dois soldados recebem a missão de matar o líder de um clã que ameaça a dinastia dominante na China. Eles elaboram um plano que conta com a participação de uma revolucionária cega, e apaixonam-se por ela.
    / 17h30
  • A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA
    (China, 2006, 114 min). Com Chow Yun-Fat, Gong Li e outros.
    A imperatriz e o príncipe-herdeiro, seu enteado, mantêm uma relação ilícita, o que faz com que ele sonhe em fugir do castelo com seu grande amor, a filha do médico imperial. Ao saber disso, o imperador transfere o médico e sua família para um local distante, até que um fato inusitado altera esse exílio.
    / 20h