Evento comemora Dia Mundial da Fotografia

Oficialmente anunciada em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris, a invenção da fotografia revolucionou a história da humanidade. Em comemoração da data, o Centro Cultural da Juventude promove, de 19 a 26, a Semana Temática de Fotografia

Com curadoria de Heloísa Bortz, o evento reúne profissionais da área em torno de oficinas, palestras e debates.

Com o objetivo de resgatar os primórdios da técnica, Ricardo Hantzschel ministra uma oficina de pin hole (captura de imagens por meio de câmeras artesanais, sem lente). As aulas acontecem em um trailer com um orifício em uma de suas paredes, por onde é projetada uma imagem invertida da realidade exterior em uma tela branca dentro do veículo. Dessa forma, o aluno tem uma idéia sobre o processo de formação da imagem no interior de uma câmera fotográfica. “Quando se entende o funcionamento de uma câmera, as pessoas ficam fascinadas”, conta Hantzschel.

Sérgio Ferreira ministra uma oficina de fotografia de rua, na qual, a partir de uma saída pelo entorno do CCJ, trabalha o conceito de valorização do espaço urbano. “A sensibilidade estética e visual própria da fotografia pode modificar a percepção que se tem de um local público”, explica Sérgio.

Ricardo Ferreira é o convidado do projeto Café Cultural. No encontro, discute a evolução da fotografia, as facilidades de produção e reprodução de imagens e os dilemas profissionais e artísticos vividos pelos fotógrafos. Integrando o projeto Diálogos, Eustáquio Neves, com mais de 20 anos de profissão, conta sua trajetória, o processo de criação de seu trabalho e os temas que desenvolve. “Estou sempre buscando a representação do que está acontecendo à minha volta”, revela.

Completam a programação as oficinas de retrato de família e de câmera digital e o debate Os usos profissionais e cotidianos da fotografia contemporânea, com a presença de Jaques Faing, Gui Mohallem e Edson Soares.


Serviço:
Semana Temática: Fotografia. Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Grátis

Curadoria: Heloísa Bortz.
Em 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. Para festejar a data, o projeto Semanas Temáticas elaborou uma programação com oficinas, palestras e debate.

  • RETRATO DE FAMÍLIA
    Com Mila Pinheiro.
    A partir de uma perspectiva cotidiana e íntima, os participantes vivem uma experiência de elaboração de retrato. Deve ser utilizado equipamento próprio, como câmera simples e de celulares.
    / 20 vagas. Inscrições na recepção. Sala 11. Dias 19, 20 e 21, 18h
  • FOTOGRAFIA DE RUA
    Com Sérgio Ferreira.
    A oficina aborda o papel da fotografia como objeto de reflexão em espaços públicos urbanos.
    / 20 vagas. Inscrições na recepção. Sala 11. Dias 19, 20 e 21, 15h
  • CÂMERA DIGITAL
    Com Heloísa Bortz.
    Estudo de ferramentas que tornam as imagens das câmeras digitais mais interessantes.
    A oficina tem como objetivo a utilização da câmera digital compacta amadora por meio do estudo de seus recursos básicos e de ferramentas simples que podem tornar as imagens mais interessantes.
    / 15 vagas. Inscrições na recepção. Sala 11. Dias 22 e 26, 10h e 18h
  • PIN HOLE
    Com Ricardo Hantzschel.
    Técnica artesanal para captura de imagens por meio de câmeras sem lente. Os participantes aprenderão a confeccionar suas próprias câmeras.
    Técnica alternativa para captura de imagens por meio de câmeras artesanais, sem lente, que nos remete aos primórdios da fotografia. Durante a oficina, os participantes aprenderão a construir suas próprias câmeras, além de darem os primeiros passos nesta arte de fotografar.
    / 40 vagas. Inscrições na recepção. Sala 11. Dia 23, 10h, 14h, 15h e 16h
  • DIÁLOGOS: EUSTÁQUIO NEVES
    O fotógrafo fala de sua experiência profissional, processo de criação e temas de sua preferência.
    O projeto Diálogos promove encontros mensais com personalidades para compartilhar suas experiências com público jovem. Neste mês, o convidado é o fotógrafo Eustáquio Neves, que discorrerá sobre sua experiência profissional, o processo de criação do seu trabalho e a importância de abordar temas pessoais como racismo, identidade e memória em suas fotografias.
    / 50 vagas. Inscrições na recepção. Biblioteca. Dia 23, 16h
  • OS USOS PROFISSIONAIS E COTIDIANOS DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
    Debate entre os fotógrafos Jaques Faing, Gui Mohallem e Edson Soares. Os convidados falam sobre as tecnologias digitais que, de uma maneira geral, democratizam o acesso aos meios de produção e difusão de imagens via internet.
    / Biblioteca. Dia 23, 19h
  • CAFÉ CULTURAL: A POPULARIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA
    O fotógrafo Ricardo Ferreira discute a evolução da fotografia e o trabalho do profissional dessa área.
    Neste encontro, o fotógrafo Ricardo Ferreira discutirá a evolução da fotografia, as facilidades de produção e reprodução de imagens e os dilemas profissionais e artísticos vivido pelos fotógrafos.
    / 50 vagas. Inscrições na recepção. Biblioteca. Dia 24, 16h