Cine Olido exibe curtas-metragens de Agnès Varda

Precursora da Nouvelle Vague, movimento que revolucionou o cinema francês nos anos 60, terá parte de sua filmografia exibida entre os 19 e 21 de agosto

Definir um gênero para o cinema da franco-belga Agnès Varda é certamente uma atitude arriscada. A cineasta foi uma das precursoras da Nouvelle Vague, movimento responsável, entre outras coisas, pela subversão dos formatos narrativos utilizados pelo cinema até a década de 1960, criou um testemunho de seu tempo de forma fragmentada. Juntas, todas as obras de Agnès demonstram um insaciável desejo de unir reportagem, cinema e fotografia, documentando, de todas as formas que estavam a seu alcance, a compulsão de gestos e reações da contemporaneidade.

Para qualificar o debate sobre um determinado tema, como fez em Os panteras negras (1968) e Saudações, cubanos (1963), a cineasta não tomava muito tempo de seu espectador. Uma prova disso é a expressiva produção de filmes em curta-metragem, enfoque do ciclo em cartaz no Cine Olido a partir do dia 19. Batizada de Curta Agnès Varda, a mostra compreende a produção de filmes no período de 1957 a 2004.

Em Os panteras negras, a diretora faz um impactante retrato da conflituosa relação entre a polícia da cidade de Oakland, nos Estados Unidos, e os negros que encabeçavam o movimento que dá título ao filme. O curta foi filmado por encomenda de uma rede de televisão daquele país durante o período em que a diretora viveu nos Estados Unidos e engajou-se, por meio de sua arte, na luta pela igualdade racial.

Alguns anos antes, no entanto, Varda já demonstraria sua disposição para abordar temas políticos. Um país extasiado e em festa pela liberdade recém-conquistada: é dessa forma que a diretora apresenta ao público a Cuba pós-revolução, no filme Saudações, cubanos. Com mais de 1.800 fotos tiradas após uma visita ao país a convite do Instituto de Cinema Cubano, ela cria com suas imagens um documentário sobre a ilha de Fidel Castro.

Com 80 anos completados neste ano, a diretora continua ativa e prepara sua cinebiografia com o título provisório de Les plages d´Agnès (As praias de Agnès), ainda sem previsão de lançamento.


Serviço: CURTA AGNÈS VARDA.
Galeria Olido / Cine Olido / Av. São João, 473 - Centro / De 19 a 21 / 10 anos / Grátis

Parceria entre a Cinemateca da Embaixada da França e o Cine Olido
Todas as projeções têm suporte em DVD.

Programa 1 – Curtas turísticos

  • OH ESTAÇÕES, OH CASTELOS!
    (França, 1957, 22min)
    Passeio pelos castelos do vale do Loire.
  • PRAZER AMOROSO NO IRÃ
    (França, 1976, 6min). Com Ali Raffi, Thérèse Liotard, Valerie Mairesse e outros.
    Sobre questões de amor. 
  • DO LADO DA RIVIERA
    (França, 1958, 24min)
    Visita turística à Riviera Francesa.
    / Exibições seguidas. Dia 19, 15h. Dia 20, 19h30

Programa 2 – Curtas contestatórios

  • TIO YANCO
    (França, 1967, 22min)
    Retrato-reportagem do pintor Jean Varda.
  • OS PANTERAS NEGRAS
    (França, 1968, 28min)
    Registros dos debates realizados pelos Panteras Negras, em Oakland, Califórnia, em 1968.
  • RESPOSTA DE MULHERES
    (França, 1975, 8min)
    Sobre questões femininas.
    / Exibições seguidas. Dia 19, 17h. Dia 21, 15h

Programa 3 - Cinevardaphoto

  • YDESSA, URSOS E ETC
    (França, 2004, 44min)
    Registro da exposição Os vivos, os ursos e etc, da artista plástica Ydessa Hendeles.
  • ULISSES
    (França, 1982, 22min)
    Filme mostra a fotografia feita por Agnès Varda, em 1954, em que a cabra está morta, a criança se chama Ulisses e o homem está nu.
  • SAUDAÇÕES, CUBANOS
    (França, 1963, 30min)
    Documentário didático e divertido com 1.800 fotos em preto e branco feitas por Varda em Cuba, mostrando Fidel e os músicos; socialismo e chá-chá-cha´. Pomba de Prata no Festival de Leipzig e Medalha de Bronze na 15ª Mostra Internacional do Filme Documentário de Veneza, em 1964.
    / Exibições seguidas. Dia 19, 19h30. Dia 21, 17h

Programa 4 – Curtas parisienses

  • AS TAIS CARIÁTIDES
    (França, 1984, 13min)
    O filme relaciona as estátuas neoclássicas de Paris, cariátides, inseridas em paredes de prédios ou sustentando janelas e telhados e o papel social da mulher.
  • A ÓPERA MOUFFE
    (França, 1958, 17min)
    Diário de uma mulher grávida em Paris, descrevendo o bairro conhecido como La Mouffe. Prêmio da Federação Internacional de Cineclubes na Exposição Universal de Bruxelas, em 1958, entre outros.
  • ELSA, A ROSA
    (França, 1965, 20min)
    A vida de um casal contada em imagens e poemas.
  • O LEÃO VOLÁTIL
    (França, 2003, 12min). Com David Deciron, Frédérick E, Grasser-Hermé e outros.
    Aventura em torno de uma estátua de leão, envolvendo um aprendiz de vidente e um funcionário das catacumbas parisienses. Prêmio do Público de Melhor Curta-metragem no Festival de Films de Femmes de Créteil, em 2004.
  • VOCÊ TEM BELAS ESCADARIAS, SABIA?
    (França, 1986, 3min). Com Isabelle Adjani.
    Homenagem à Cinemateca Francesa na ocasião de seu cinqüentenário.
  • OS AMANTES DA PONTE MAC DONALD
    (França, 1961, 5min)
    Após tirar os óculos escuros, jovem percebe que as coisas ganham novo foco.
    / Exibições seguidas. Dia 20, 15h. Dia 21, 19h30

Programa 5 – O ensaio e Une minute pour une image

  • 7 PEÇAS., COZ., BANH... IMPERDÍVEL
    (França, 1984, 27min). Com Catherine de Barbeyrac, Colette Bonnet, Folco Chevalier e outros.
    Corretor de imóveis visita antigo hospício, agora uma casa abandonada, e se remete a várias narrativas fragmentadas e ao imaginário surreal de seus antigos ocupantes. O filme é composto por 14 curtas, de 70 segundos cada, comentados por Agnès Varda.
    / Dia 20, 17h